domingo, 4 de outubro de 2009

Inquérito feito em 33 países prova que portugueses têm mesmo uma auto-estima muito baixa

Portugal está em quarto, a contar do fim, no que toca à confiança e ao orgulho no próprio país.
Os portugueses têm baixa auto-estima e isso, longe de ser novidade, há muito que alimenta conversas de académicos e de café. Mas agora é oficial: a auto-estima nacional é a quarta mais baixa de um ranking de 33 países, divulgado esta semana pela revistaEconomist.
O trabalho, elaborado por uma empresa internacional de consultoria, o Reputation Institute, pediu a cidadãos de diferentes nacionalidades que pontuassem a confiança, o respeito, a admiração e o orgulho relativamente aos respectivos países.
A Austrália ficou à frente, com os seus habitantes a revelarem pelo país um orgulho próximo do que nutrem pelo futebol, conforme sublinhava ontem a Economist. De seguida, os canadianos.
Os norte-americanos, normalmente donos de um patriotismo à prova de bala, desceram para o meio da tabela, eventualmente "afectados pela recessão" económica e social.
Ao contrário da Espanha, colocada em nono lugar, Portugal surge nos piores lugares do ranking, à frente apenas do Brasil, da África do Sul e do Japão. Nada que surpreenda Vasco Graça Moura, que vê nesta baixa auto-estima nacional uma consequência directa do "divórcio dos portugueses em relação a realidades como a sua língua e o património".
Para o poeta e ensaísta, "enquanto não houver políticas de educação mais exigentes, o país não tem saída".