domingo, 18 de julho de 2010

Idosos vivem entre a pobreza e a solidão

Sobrevivem com pensões que os colocam abaixo do limiar da pobreza. São idosos, estão sós e, por vezes, nem lhes resta dinheiro para comer
Maria e Inácio já ultrapassaram a fasquia dos 80 anos. Mas a idade não lhes trouxe o merecido descanso, o caminho sem percalços. Vivem como podem, amarrados a pensões de miséria, a contar os euros e os cêntimos até ao fim do mês.
Comem carne e peixe muito raramente e, pelo menos há dois meses, não conseguem levantar a totalidade dos medicamentos que são receitados pela médica no centro de saúde.
Infelizmente, a realidade de Maria e Inácio multiplica-se em exemplos que traçam o percurso de uma terceira idade que vive abaixo do limiar da pobreza. Sobrevivem numa miséria escondida, envergonhada, silenciosa.

http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/219144/madeira/219163-idosos-vivem-entre-a-pobreza-e-a-solidao
-
O governo regional do PSD continua a não governar. Quem nos governa há mais de 35 anos é o PSD. Quem é responsável por estes problemas é quem nos governou. Há a possibilidade de ajudar esta gente, mas falta vontade política e estratégia social.
O PS já apresentou a proposta de se criar um complemento de reforma para ajudar os idosos mais carenciados, contudo, as prioridades deste governo regional são os campos de golfe, os estádios de futebol, os campos de ténis, entre outras prioridades discutíveis.

Sem comentários: