domingo, 18 de julho de 2010

Nenhum aluno conseguiu saltar do oitavo para o 10º ano

Nenhum dos 149 alunos do 8º ano que se autopropuseram aos exames nacionais “concluiu o ensino básico por esta via”, informou hoje o Ministério da Educação.

Este ano, a título excepcional, os estudantes com 15 anos ou mais que chumbaram de novo no 8.º foram autorizados pelo Ministério a propor-se aos exames de Língua Portuguesa e de Matemática do 9.º, para tentarem concluir o 3.º ciclo e escapar assim ao novo limite da escolaridade obrigatória que já os abrangerá no próximo ano lectivo.

Para poderem concluir o 3º ciclo, e ficarem assim isentos da obrigação da permanecerem na escola até aos 18 anos, estes alunos teriam também que fazer exames de frequência a todas outras nove disciplinas curriculares do 9.º ano.

Estas provas são realizadas a nível de escola. Segundo o Ministério da Educação, alguns obtiveram notas positivas nos exames de Língua Portuguesa e Matemática, mas apesar disso nenhum acabou por conseguir concluir o 9.ºano.


-

Os resultados desta medida, pela experiência e conhecimento da verdadeira realidade do nosso ensino, já eram mais do que esperados.

Por isso, não se percebe por que razão houve tantos políticos, sindicatos e outros técnicos da educação a perder tempo a criticar esta medida.

No entanto, também não se percebe por que motivo o Ministério da Educação avançou com uma ideia destas se sabia que não teria qualquer resultado positivo. Só se já tinha saudades de ouvir críticas!

Sem comentários: