segunda-feira, 5 de julho de 2010

Soares pede "alma e debate interno" ao PS

O líder histórico do PS falou aos deputados socialistas e avisou que, para ultrapassar a crise, é necessário confiança e discussão interna.
"Não serão o défice , nem o endividamento externo, que nos irão atirar por terra", disse Mário Soares aos deputados do PS, reunidos, hoje, em jornadas parlamentares. A receita para ultrapassar a crise parece simples. "Confiança em nós próprios e no povo a que pertencemos todos" e "sentido crítico" podem, segundo o fundador do PS, fazer a diferença.
Foi com estas palavras que Mário Soares terminou o seu discurso, um texto lido para que "mais tarde o possam consultar", mas também para não dar azo a excessos de linguagem num momento que as dificuldades estão à vista. Os deputados socialistas ouviram o fundador do PS em silêncio reverencial, só interrompendo o antigo líder uma vez, precisamente quando Soares recordou o histórico lema: "quando mais a luta aquece, mais força tem o PS".
Ao seu melhor estilo, Mário Soares agradou tanto mais, quanto não poupou críticas a ninguém. As pequenas farpas que lançou foram distribuídas pelo interior e pelo exterior do Partido, mas também pelos líderes europeus e mundiais, pelos economistas, pela Comunicação Social e até pela Internacional Socialista - "apática", segundo Soares perante o cenário de crise generalizada.
Uma crise que, segundo Soares, é global e "desta vez, importada". Não foi criada por "atos governativos" falhados, isto é, leia-se, não é da responsabilidade de José Sócrates. Ao Governo português, aliás, até foram dirigidas palavras de cauteloso elogio. "O Governo português tem sido prudente e tem tido o bom senso - apesar das pressões internas e europeias - de alinhar com Espanha e, em conjunto, tem a coragem de bater o pé aos líderes europeus".
A União Europeia, atingida por "crises graves de liderança em todos os países" precisa mesmo de "um sobressalto de cidadania". Caso contrário, "corre-se o risco de desintegração da EU". O pai do "direito à indignação", expressão usada em pleno Governo de Cavaco em altura de forte contestação social, acha agora que o "sobressalto de cidadania" a nível europeu pode inverter o rumo de uma crise que "continua a agravar-se" e atinge os mais fracos.
Um sobressalto tanto mais necessário quanto as fracas lideranças não são capazes de encontrar um novo "modelo de desenvolvimento económico com princípios éticos, dimensão social e a preocupação de lutar contra o desemprego e a pobreza crescentes". A manutenção de um modelo "economicista, mais interessado pelo lucro do que pelas pessoas", incapaz de "mudanças" pode ser a condenação da Europa. "Passado o susto e depois dos Estados terem ajudado a salvar os bancos, não houve mais mudanças e os responsáveis ficaram todos impunes", disse Soares.
Os responsáveis políticos saem mal do quadro pintado por Soares. "Os Governos estão obcecados com a inflação, no momento em que o verdadeiro perigo está na deflação. Advogam o apertar do cinto - aos mais pobres, claro - quando o que falta é despesa pública para reduzir o desemprego e encorajar a economia".
Já mais próximo do país real, do Portugal governado por um partido socialista minoritário, Soares dirigiu o tiro para mais próximo. "Vivemos uma crise política, temos um Governo minoritário e, de momento, não se oferece nenhuma alternativa". A oposição "desgasta" a ação governativa, "a Comunicação Social não se ocupa de outra coisa que não a intriga política" e o "derrotismo permanente dos comentadores", tudo somado, "fazem estragos manifestos na opinião pública".
Ao PS compete enfrentar esta tarefa "que não é fácil", avisa Mário Soares. O líder apelou às estruturas partidárias para "insuflarem alma no partido e confiança em si mesmo". Quer mais "vida interna", mais debate interno. "Isto vai continuar e julgo que o PS não tem discutido internamente esta temática que é essencial ao nosso futuro", disse, concluindo com apelos à "confiança" para superar a crise.
Não há duvida de que apesar de estarmos no poder e porque atravessamos uma grave crise económica, financeira e social, o PS necessita de um amplo, profundo e sério debate interno sobre o presente e o futuro do país.

1 comentário:

il _messaggero disse...

A par desse debate, convinha fazer igualmente um debate ideológico interno sobre o posicionamento do partido.

Com o fracasso da Terceira Via - à qual o PS se colou em demasia nos últimos anos em especial em matérias económicas, com as múltiplas mudanças sentidas a múltiplos níveis no mundo e no país, mas acima de tudo, tentando situar o PS neste contexto, estimulando o debate interno numa altura de poder, onde a tentação para o "unamismo" em nome da coesão é deveras perigosa - aliás já é visível.

Aliás, esse é um dos factores que levou o PSD a ficar muitos anos fora dos lugares de poder. Acomodou-se à tecnocracia dos anos de Cavaco, sem nunca ter tenatdo efectuar uma devida revisão ou debate ideológico.

O PS, pese mais unido em termos de matriz (enquanto partido), tem caminhado rapidamente pelo mesmo caminha...