terça-feira, 25 de dezembro de 2007

A comemoração do Natal

O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo actualmente uma das festas católicas mais importantes.
Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava o Natal.
Foi em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do Seu nascimento.
Uma das explicações para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se como facto de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno, sendo todas estas festividades pagãs, a Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã.
Algumas zonas optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente, esta data foi sendo associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo.
O Natal é, assim, dedicado pelos cristãos a Cristo, que é o verdadeiro Sol de Justiça (Mateus 17,2; Apocalipse 1,16), e transformou-se numa das festividades centrais da Igreja, equiparada desde cedo à Páscoa.
Apesar de ser uma festa cristã, o Natal, com o passar do tempo, converteu-se numa festa familiar com tradições pagãs, em parte germânicas e em parte romanas.

4 comentários:

Rodolfo N disse...

Inresantísima tu investigación y referencia acerca de estos temas tan cercanos a nuestra emotividad en estos días.
Muy completo y gracias por compartirlo.
Un abrazo

Branca disse...

Obrigada por mais este texto de investigação e muito interessante.Trabalhou muito estes dias para um mais completo esclarecimento da Festa do Natal.Embora tivesse uma ideia sobre a escolha do dia 25 de Dezembro, nunca me tinha ocorrido que a Igreja viu aí uma oportunidade de cristianizar as festas pagãs do Solstício de Inverno e da Saturnália dos romanos.Realmente nós Cristãos sempre gostamos de nos impôr às tradições de outras culturas e outras gentes...(isto é um comentário à parte),algumas dessas culturas bem bonitas e significativas e por vezes muito respeitadoras dos valores da terra,da humanidade e do ser, o que Deus de certeza gostaria bastante.
Um abraço

gaivota disse...

bonito o que aqui nos vens contar e, já que sou da terra do barro, cerâmica, loiça, este presépio é muito lindo!
sou fã de presépios...
beijinhos e continuação de festas felizes

Joana disse...

Embora o Natal ja tenha passado, as festas nao: durarao, pelo menos :), ate ao final do ano. Votos de um Ano Novo muito feliz!

Jinhos.