terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Complexo Desportivo do Marítimo

O Marítimo tem um complexo desportivo, em Santo António, onde o erário público investiu milhões de euros.
No entanto, pasme-se, os escalões de formação do Marítimo não treinam nos campos ali existentes. Os atletas de futebol destes escalões treinam nos campos de futebol do Liceu Jaime Moniz, do Andorinha, do 1.º de Maio e no RIF, aqui, um campo de terra.
Acreditem porque é mesmo verdade.
Não entendo nada disto! Então, aquele complexo desportivo, inaugurado com muita pompa, e que custou milhões e milhões de euros ao erário público, não era para servir os escalões de formação do Clube?
Sinceramente, quando, hoje, me contaram esta situação nem quis acreditar, mas como a "fonte" é uma pessoa que conhece muito bem a realidade do clube por dentro e, além disso, tem um filho a praticar futebol nestes escalões no Marítimo, só pode ser verdade.
Alguém anda a brincar com o nosso dinheiro.
Ora, estes atletas não utilizam os recintos que custaram milhões ao erário público? Mas como é possível? Como é que planearam o espaço, como é que gerem os recintos desportivos do complexo?
A acrescentar à "história", o Governo Regional ofereceu o Estádio dos Barreiros ao Marítimo e, utilizando o nosso dinheiro, vai entregar mais uns milhões e milhões de euros para a sua remodelação.
Será aceitável? Haverá algum espírito de responsabilidade nestas atitudes despesistas?
Somos uma Região rica? É o que parece! Ou o Governo Regional da Madeira é obrigado a alimentar os caprichos pessoais de alguns "amigos" ?

23 comentários:

susana disse...

Feliz Natal para ti Rui!
beijinhos e que tenhas tudo de bom!
missixty

António de Almeida disse...

-Carissimo Rui, permita-me discordar, e simultaneamente até concordar consigo. O que aqui afirma é grave, mas não mais grave que o custo da obra nos estádios de Leiria, Aveiro ou Loulé-Faro, permanentemente ás moscas! Mesmo os grandes, Luz, Dragão e Alvalade, foram em parte subsidiados com dinheiros do erário público. Como entendo que a Madeira e os Açores, deveriam ter sido contemplados no Euro 2004, e na realidade não foram, estão agora, julgo eu a ser ressarcidos, para não sofrerem concorrência desleal. E sabe o mais lamentável? O estádio nacional, aquele que supostamente deveria ser de Portugal, esse não foi contemplado, mas continua a ver a sua manutenção suportada por todos nós! Pessoalmente, sou contra financiamentos a clubes de futebol, vivam dentro da sua realidade financeira, tal como os cidadãos, promovam jogadores portugueses, que depois até poderão financeiramente ganhar com transferências, mas vivam com aquilo que têm, e com as receitas de bilheteira ou direitos de transmissão que conseguirem, mas deixem de onerar o contribuinte, principalmente para gastarem em jogadores contratados a peso de ouro, que ninguém ouviu falar, mas que rendem umas boas comissões a empresários, chegam cá, não jogam um chavo! O Marítimo, tal como outros, recebe do estado para obras e infra-estruturas, porque as receitas servem para adquirir futebolistas! No campeonato português, tal práctica, só a tem o Marítimo e mais quinze clubes!

Cidchen disse...

Umas belíssimas FESTAS para si, Sr. Rui!

Tudo de bom :)

Beijinhos

amsf disse...

Sr. António de Almeida

Talvez não saiba mas era suposto ter sido construido um campo de futebol na Madeira no contexto de Euro2004 no entanto o Alberto João orgulhosamente disse que não necessitavamos dessas beneces...eu diria o mesmo na altura e agora.
O mais grave é que o Marítimo é uma SAD, portanto uma empresa privada. Aparentemente 20% pertencem a privados pelo que na práctica o campo dos Barreiros e tudo o que lhe esta associada está a ser oferecido na proporção de 20%a privados. Se esta SAD estivesse cotada em bolsa as suas acções subiriam na proporção do valor do estádio pelo que eu compraria no boato e venderia na confirmação da notícia!

C Valente disse...

Santo Natal com paz e sa�de

Maria Faia disse...

Estimado Amigo, tenho andado arredada do convívio com os amigos da blogosfera, por razões estritamente pessoais e profissionais. O Mês de Dezembro é sempre terrível para mim e, este ano, não é axcepção.
No entanto, penso que em Janeiro, tudo possa voltar à normalidade.
Por ora deixo-te um beijo amigo e a promessa de voltar.

Maria Faia

Luciana disse...

Não gosto muito de entrar em questões políticas porque sempre me entristece ver o descaso com o qual o povo é tratado.
Abraços e obrigada pela visita.

Marianela disse...

hola
pasaste por mi blog, me escribiste algo, ahora me toca a mi....


saludos

Menina do Rio disse...

Amigos.com

Fala-se muito em virtual ultimamente
Mas o que é essa tal virtualidade
Será que é o não ver pessoalmente
Não será o virtual, realidade?

Há ternura, encanto e alegria
Nos versos que nos chegam pelo ecrã
Tantos alegram meus dias
Enchem de luz minhas manhãs

Uns acalentam minha alma
Dizendo: não fique triste
São palavras que me acalmam
Quando meus dias são tristes

Amigos.com são tão reais
Eu os sinto, como a vida a pulsar
São flôres, companheiros leais
que enfeitam esse meu caminhar

Ps: Tudo de bom que vc me fizer, faz minha vida ficar mais bela
Pra ti, um carinho sincero e meus votos de BOAS FESTAS!

Beijo na alma

Anónimo disse...

É ver esses meninos a estoirar dinheiro dessa maneira nos clubes de futebol e depois vão dizendo que o hospital e outras obras não são feitas já porque o Sócrates roubou dinheiro a Madeira... E o que será que eles (G.R.) estão a fazer aos Madeirenses?

Será que em 2009 isto não vai mudar nem que seja em meia duzia de câmaras na Madeira?

Aqui em São Vicente há uns anos inaugurou-se um novo centro de saúde e na altura falaram a boca cheia que ia ter internamentos e cuidados continuados. Ainda tiveram a lata de dizer que o continente ia copiar este conceito. Estamos em fins de 2007 e o centro de saúde não tem internamentos nem nada do prometido por falta de dinheiro e há enfermeiros no desemprego e aquilo está quase tudo vazio e ao mesmo tempo andam a esbanjar dinheiro noutras coisas....

A minha avó morreu o ano passado e tenho quase a certeza que se ela tivesse estado internada em São Vicente, no meio de pessoas conhecidas e mais atenciosas, o choque psicológico do internamento teria sido bem menor e ela estaria ainda viva. Também tive muitas dúvidas mas os meus pais não quiseram que se fizesse autópsia. Há probabilidades de ter havido negligência médica nos medicamentos ministrados.

Sinto-me revoltado com tudo isto e é por isso que eu não vou parar de atacar estes artistas alaranjados que só sabem encher os bolsos de dinheiro e pouco mais... Mesmo que metam o dinheiro no bolso dos meus pais para pagar processos em tribunal como me vão fazer agora.

Phantom of the Opera disse...

Algo vai mal neste País convém que as pessoas sejam responsabilizados pelos gastos do erário público.

Abraço

Anónimo disse...

Por incrível que pareça essa faz parte de mais uma daquelas realidades que temos de encarar, pagamos para os nossos filhos não usufruirem. Este é o nosso país. Beijo

Afonso Faria disse...

Enfim, Madeira é Portugal!

Berta Helena disse...

Olá Rui Caetano,

Venho agradecer e retribuir os votos de Feliz Natal. Do coração lho desejo.
É muito bonito o texto que me deixou. E comovente.

Um grande abraço.

Marias disse...

Obrigado pela tua visita e pelas palavras que deixaste.

Quanto ao complexo desportivo, embora não perceba nada de bola, uma coisa é certa alguém aí anda a brincar, e talvez que a tua última frase faça sentido, pelo que percebi!...

Quanto a brincarem com o nosso dinheiro(dos contribuintes) já há muito que o fazem por esse país fora e nós é que sofremos as consequências das crises e é a nós que mandam apertar o cinto.
Então agora... o meu anda tão apertadinho!...

Desejos de Feliz Natal!

MGomes disse...

Caro Rui

Esta questão que levanta nesta sua publicação é muito pertinente, como aliás, outros comentários aqui feitos sobre os estádios de futebol construídos no continente e que raramente têm um nível de assitência aceitável para a sua lotação.

Obrigado pela sua visita e também para si Um Feliz Natal!

Unknown disse...

Obrigado, amigo, pela tua visita o meu blog. Bom Natal e um abraço,
V.

Mateso disse...

Sensibilizada cm as palavras deixadas em Aartmus. Votos de um Feliz Natal!
Bj.

andorinha disse...

Passei para te ler. Sei tâo pouco do que se passa na Madeira... mas o que dizes parece-me já o ter lido quando se fala de outras regiões e de outros temas. Brincar com o nosso dinheiro? Ah! Pois :-(
Um abraço com votos de bom Natal.

Suicidio Cultural disse...

Boa noite companheiro.
Obrigado pela tua passagem. Por aqui, passo também, e passei bem...

Gostei!


[]Suicídio Cultural[]

FERNANDA & SONETOS disse...

Olá Rui, desejo boas festas para ti e a tua família.
Deixo-te um abraço de muito carinho e amizade.
Fernandinha

il _messaggero disse...

Caro Rui,

Convém no entanto referir que no caso do Marítimo e dos terrenos em Sto. António os mesmos foram doados na década de 60 por um sócio e como tal não representaram qualquer tipo de encargo para o erário público ao contrário de muitos outros clubes.

Confesso que racionalmente e como contribuinte me oponho à atribuição de subsídios aos clubes profissionais, até por uma questão de não ingerência posterior na vida interna dos mesmos - como tantas vezes vemos acontecer.

Mas não posso deixar de questionar o critério dado à atribuição dos mesmos subsídios, isto quando se verifica a profusão de elefantes brancos desportivos onerosos e não sustentáveis que existem pela região fora.

Como sócio do CSM no entanto não posso deixar de questionar toda esta celeuma em volta do clube, quando se observa que tal facto não aconteceu quando outrso clubes fizeram o mesmo.
Já agora gostaria que me indicasse o que acha do facto do GR ir cobrir e patrocinar os 6% que o CDN tinha de avançar para despesas com o seu complexo desportivo - orçado em 30M € e cujo patrocínio do GR já tinha sido na ordem dos 94%.
Ou que me explicasse o porquê de um clube como o CF União, já ter disposto de 5M € do erário público e não apresentar um complexo desportivo decente com uma bancada licenciada para jogos na IIB (nem falo em divisões profissionais)...
E poderia estar aqui a questionar outras situações como o estádio dos Juncos - em S. Vicente, que está claramente subaproveitado...

Não retiro a razão ao propósito do seu post, mas é interessante só se falar nestas situações em relação ao Marítimo e não se referir outros casos que são claramente flagrantes, havendo muitos clubes que sobrevivem artificialmente à custa destes apoios...Aliás se reparar bem, a nível de "lobbing", o Marítimo sai claramente a perder em relação aos outros dois históricos madeirenses, isto se atendermos à sua história, massa adepta (se bem que mais diminuta que há uns anos mas não deixa de ser o clube mais popular) e projecção do nome da ilha além fronteiras.

Já referi isto muitas vezes - em sítios onde porventura o fervor clubístico é mais elevado e onde estas questão são mais sensíveis, tais como fóruns do clube e afins - mas o que se deve realmente questionar são as vantagens que representa ter o GR como sócio da SAD? Na minha óptica nenhumas, na medida que outros que não estão vinculados e obrigados a nada, têm as mesmas condições. Daí defender, até por uma questão moral e ética para com todos os contribuintes, o corte das ajudas para com o clube. Poderá acarretar custos desportivos - gravíssimos, mas ao menos ganha-se independência em relação ao poder político, numa região onde tudo o que se mexe é subsidiado, criando uma cultura altamente subsidio-dependente...

Reafirmo que como contribuinte, acho estas ajudas irreais e insustentáveis (apenas vem alimentar o lobby da construção mas isso é outra história), não obtendo os tão propalados objectivos, mas não posso deixar de questionar o facto de só haver celeuma quando o nome do Marítimo é metido ao barulho.

saudações

Luis Eme disse...

Os futebóis da Madeira sempre deram que falar...

O investimento no "turismo" não justifica tudo, mas há tantos compadres do Jardim, quer no Marítimo, quer no Nacional, quer no União...