domingo, 2 de dezembro de 2007





Mais uma obra de Vergílio Ferreira que me atrevo a sugerir aos amantes da leitura. Nem faço qualquer comentário ao romance, apenas deixo à consideração dos leitores um pequeno excerto.


Excerto:
"E seres aí a vida rodeada de verdade por todos os lados. Um dente visível. Mas os lábios separaram-se mais e são agora um sorriso claro solar. E instintivamente deixei que se demorasse aí até eu poder reconhecer-lhe o esplendor. É um riso, não vou cometer a imprudência de o perder. Está na linha do céu e do mar, não vou. A juventude sem uma força excessiva de o ser. A confiança - não vou. O futuro dos séculos a quererem vir. A segurança contra o medo a vileza a degradação. A morte. Nem na realidade há nele futuro algum. Porque todos os séculos do futuro e do passado se conglomeram ali no instantâneo presente. O riso. Sem olhos nem face. Nem cabelos. Porque toda a sua ausência está lá. São olhos iluminados de uma festa terrível, cabelos de ar. Fixar-te para sempre, riso da minha pacificação".

18 comentários:

Drica Menezes disse...

ainda não li este autor, mas pelo trecho exposto no post achei muito interessante, procurarei saber mais sobre seus escritos! obrigada pelo comentario em meu novo blog! volte sempre, um abraço! :)

As palavras que te digo disse...

Obrigada por sua visita uma boa semana para si.

Marcia disse...

Rui
sobre Picinguaba, realmente a utopia ali é realidade pois o sol se põe em frente onde deveria estar o leste, mas , por causa das curvas e mais curvas que a 101 faz no seu caminho, o sol em Picinguaba acaba nascendo atrás de nós e se pondo na nossa frente, no mar, o que é deveras maravilhoso. Obrigada pela visita.
P log Picinguaba é parado, o que se move é o http://ideiasalacarte.blogspot.com apareça.

karla disse...

é fantástico, este autor....

bjinhos

quintarantino disse...

Um dos meus escritores de Língua Portuguesa de eleição...

Berta Helena disse...

Excelente. Sou fã de Vergílio Ferreira.

Um anraço.

eu disse...

O sorriso como essência?
O sorriso sem face? porque não precisa, ele por si só é todo iluminado?
Não conheço este livro, gostei muito deste excerto, para mim é o segredo do sorriso... agora no conteúdo do livro todo não sei se o será...
Mas eu guardo este sorriso para mim, nunca o tinha lido desta maneira... diferente mas autêntica.
beijo para Ti.

Red Light Special disse...

Rir.. sorrir... das capacidades mais bonitas que o ser humano tem.
Até quando é um sorriso triste, este consegue ser belo!
beijos e um grande sorriso para ti!
Boa semana!

São disse...

Boa escolha!
Boa semana, é meu voto.

Maria Laura disse...

Óptima sugestão! Um dos nossos escritores essenciais! Boa semana.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá Rui, lindo!
Adoro este escritor.
Beijinhos,
Fernandinha

GarçaReal disse...

Já tenho lido este autor, mas por acaso este livro ainda não li.

É sempre uma sugestão a considerar.

Bjgrande e boa semana

Pablo Ramada disse...

Parece uma boa leitura.

Essa semana eu comecei com um fórum: O que é vida simples?

Participa.

Abraços!

Ana disse...

Divulgar o que é belo, é uma forma de beleza.
Obrigada. Não conhecia este livro de Virgílio Ferreira.
Um beijo.

momentos disse...

Adorei...
O sorriso é tudo...
Adoro sorrir...
Os olhos expressam tudo que há na alma...
Quando sorrimos.

Lindo Poema!

Beijinhos sorridentes!

Jac C. disse...

Falar de sorriso é dar um brilho à alma.
Obrigada por seus comentários nas "Asas dos Sentimentos" meus.
Abraço!

Luis Eme disse...

Em grande escritor, estupidamente esquecido...

Su disse...

excelente escolha no escritor....

belas palavras.....as do excerto

jocas maradas...sempre