quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

A Árvore de Natal

A tradição da Árvore de Natal tem raízes muito mais longínquas do que o próprio Natal.
Os romanos enfeitavam árvores em honra de Saturno, deus da agricultura, mais ou menos na mesma época em que hoje preparamos a Árvore de Natal.
Os egípcios traziam galhos verdes de palmeiras para dentro de suas casa no dia mais curto do ano (que é em Dezembro), como símbolo de triunfo da vida sobre a morte.
Nas culturas célticas, os druidas tinham o costume de decorar velhos carvalhos com maças douradas para festividades também celebradas na mesma época do ano.
Segundo a tradição, S. Bonifácio, no século VII, pregava na Turíngia (uma região da Alemanha) e usava o perfil triangular dos abetos com símbolo da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Assim, o carvalho, até então considerado como símbolo divino, foi substituído pelo triangular abeto.
Na Europa Central, no século XII, penduravam-se árvores com o ápice para baixo em resultado da mesma simbologia triangular da Santíssima Trindade.

A primeira referência a uma “Árvore de Natal” surgiu no século XVI e foi nesta altura que ela se vulgarizou na Europa Central, há notícias de árvores de Natal na Lituânia em 1510.
Diz-se que foi Lutero (1483-1546), autor da reforma protestante, que após um passeio, pela floresta no Inverno, numa noite de céu limpo e de estrelas brilhantes trouxe essa imagem à família sob a forma de Árvore de Natal, com uma estrela brilhante no topo e decorada com velas, isto porque para ele o céu devia ter estado assim no dia do nascimento do Menino Jesus.
O costume começou a enraizar-se. Na Alemanha, as famílias, ricas e pobres, decoravam as suas árvores com frutos, doces e flores de papel (as flores vermelhas representavam o conhecimento e as brancas representavam a inocência). Isto permitiu que surgisse uma indústria de decorações de Natal, em que a Turíngia se especializou.
No início do século XVII, a Grã-Bretanha começou a importar da Alemanha a tradição da Árvore de Natal pelas mãos dos monarcas de Hannover.
Contudo, a tradição só se consolidou nas Ilhas Britânicas após a publicação pela “Illustrated London News”, de uma imagem da Rainha Vitória e Alberto com os seus filhos, junto à Árvore de Natal no castelo de Windsor, no Natal de 1846.
Esta tradição espalhou-se por toda a Europa e chegou aos EUA aquando da guerra da independência pelas mãos dos soldados alemães.
A tradição não se consolidou uniformemente dada a divergência de povos e culturas. Contudo, em 1856, a Casa Branca foi enfeitada com uma árvore de Natal e a tradição mantém-se desde 1923.

24 comentários:

Rodolfo N disse...

Muy interesante, amigo lo que cuentas acerca del árbol de Navidad!
Felices Fiestas!

francisco m. ortega disse...

Tradición, tradición. Traición.

Lapa disse...

Bom Post!
Tude de bom para o meu amigo Rui Caetano.

Adriana disse...

Olá, Rui!

Obrigada pela visita e comentário no meu blog! Tena um excelente final de ano e um 2008 cheio de paz e boas realizações!

Volte sempre, serás muito bem-vindo!

Abraços fraternos...

Adriana

Marta Vinhais disse...

Obrigada pela partilha; texto bem interessante....
Obrigada pela visita...
Até já
Beijos e abraços
Marta

Manuel Damas disse...

Parabéns pelo seu blog.
Um Fantástico 2008 são os meus votos sinceros.

Maria Laura disse...

Gostei de ler. Ficamos sempre a saber mais um pouco.

Desejo-te um 2008 pleno de paz e felicidade!

disse...

Olá Rui!
Vim agradecer sua visista e suas felicitações.
Li seus dois ultimos post, quero agradecer também por essas informações maravilhosas.
Vou colocar seu blog em por ONDE EU ANDO lá no meu blog, com a sua permisão lógico.
Voltarei sempre meu amigo.
Espero que tenhas tido um Natal iluminado por esse menino Luz que acaba de nasrcer novamente em nossas vidas, e que o nascomento dele seja todos os dias da sua vida.
Beijos!!!

Branca disse...

Caro amigo,
Muitas vezes tenho pensado vir a este cantinho nos últimos dias, mas por motivos vários de ordem pessoal e algumas solicitações mais ou menos urgentes, não me têm permitido chegar a todos de forma mais assídua.
Espero que tenha tido um óptimo Natal e venho desejar-lhe um 2008 com tudo de bom. Que possa realizar todos os seus sonhos.
Gostei imenso de ler este texto, fiquei a saber muito mais sobre a árvore de Natal,sobre tradições várias de outras culturas que desconhecia.É bom aprendermos uns com os outros e aprende-se sempre até morrer.
Um abraço
Branca

ninguém disse...

Caro Rui.Ainda não havia lido informação tão completa e gostosa de ler sobre as tradições natalinas. E fiquei feliz em conhecer você através do blog da dodô.
Virei visitá-lo mais amiúde.
Um grande abraço do sul do Brasil

Dilean de Bragança disse...

Muito interessante, gosto muito de saber sobre tradições e essa veio na horinha certa.
Embora atrasada(estava viajando). Desejo que seu Natal tenha sido de paz e muito amor junto aos que te são caros e raros.
Que 2008 seja de gdes realizações e muita saúde junto a prole.
Meu carinho e afeto sempre.
Bjus na alma.

Obrigada pela visitinha carinhosa.

Jasmim disse...

´Bom ano

Flor de Tília disse...

Muito interessante!
Que o ano que se aproxima
Te traga Amor, felicidade, paz
Não desistas de viver
Luta, porque és capaz

Espalha amizade,
carinho, felicidade
não digas por favor
o que cada um deve fazer
faz tu, tudo, com amor

abraço

Um 2008 Feliz

Flávia disse...

Para ver que até as tradições que julgamos mais antigas e originais são de alguma forma, apenas recriações... :)
Adorei o post!

Rosa Maria disse...

Tem sempre interesse saber as tradicões.

Agradeço e retribuo os votos de Bom Ano 2008.

Um abraço

Menina do Rio disse...

Agradeço o carinho e peço desculpas pela ausencia, mas meu PC queimou a placa; acho que não fui uma boa Menina este ano, rs... Vou ficar uns dias sem pc e queria desejar um Ano Novo cheio de amor, saude e felicidades. Tão logo possa eu volto!
Beijinhos

FM disse...

Pena é que se esteja, cada vez mais, a "florear" a árvore de Natal e o prórpio Natal... São os tempos, dirão muitos... é o comércio, dirão outros...
Mas, feito o balanço, a árvore de Natla continu a dar mais cor às nossas vidas...
Obrigado pela visita.

addiragram disse...

Nunca é demais lembrar como a história é importante! Nunca me tinha
debruçado sobre as origens da árvore de Natal e, por isso, agradeço esta achega.Bom ANO 2008!

Sol da meia noite disse...

Obrigada por este texto de partilha. Acerca da Árvore de Natal, se me perguntasses algo, apenas te saberia que dizer que é algo que exerce magia em mim... Fascina-me.

Que tenhas tido um Natal de sonhos realizados...
Bom Ano de 2008!

Um beijinho

Marias disse...

Venho aqui e descubro sempre novidades interessantes!... É sempre bom aprender-se mais. Há tradições que não deviam cair no esquecimento!...Obrigado pela partilha.

Beijinhos

Vitor disse...

Não sabia, e gostei de ficar a saber...

boas entradas

Liz / Falando de tudo! disse...

Nossa quanta coisa pra saber sobre arvore de Natal, digamos que esta visita foi no minimo instrutiva, parabens!
Boas Festas,
Liz

António de Almeida disse...

-Não sei se a árvore será mesmo mais antiga que o próprio Natal, pois as origens de ambos perdem-se no tempo. Mesmo assim, conhecendo melhor a origem do Natal, este celebrando o nascimento de Jesus Cristo, não pretende ser fiel á data, antes aproximando-se da antiga comemoração pagã do solstício de inverno, celebrada pelos romanos, substituindo-a já na fase decadente do I.R., numa altura em que este já tinha adoptado o cristianismo, mas necessitava de celebrações para entreter o povo. A árvore sei que existem referências escritas no final da idade média, mas era muito mais antiga nos povos da europa central.

Iva disse...

Não fazia ideia desta história. Obrigada por a dares a conhecer. Entradas em 2008 com o pé direito!