domingo, 23 de dezembro de 2007

O Pai Natal de barba branca puxado por renas

A personagem do Pai Natal baseia-se em São Nicolau.
E a ideia de um velhinho de barba branca num trenó puxado por renas (o mesmo transporte que é usado na Escandinávia) foi introduzida por Clement Clark More, um ministro episcopal, num poema intitulado de An account of a visit from Saint Nicolas ( Um relato da visita de São Nicolau) que começava de seguinte modo The night before Christmas (Na noite antes do Natal), em 1822.
More escreveu este poema para as suas filhas e hesitou em publicá-lo porque achou que dava uma imagem frívola do Pai Natal.
Contudo, uma senhora, Harriet Butler, teve acesso ao poema através do filho de More e decidiu levá-lo ao editor do jornal Troy Sentinel, em Nova Iorque, o qual publicou o poema no Natal do ano seguinte em 1823.
A partir daí, vários jornais e revistas publicaram o poema, mas sempre sem se mencionar o seu autor. Só em 1844, é que More reclamou a autoria do poema.
O primeiro desenho que retratava a figura do Pai Natal tal como hoje o conhecemos foi feito por Thomas Nast e foi publicado no semanário “Harper’s Weekly” no ano de 1866.

1 comentário:

Marias disse...

Obrigado pela informação!...é sempre bom sabermos mais.
Abraços