terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Ocupação das Ribeiras

Os problemas graves que têm ocorrido na Madeira, provocados por derrocadas ou pelas águas das ribeiras, ainda não serviram de lição. Hoje, continuamos a encontrar empresas instaladas em sítios demasiado perigosos para os trabalhadores e residentes.
Estas atitudes de negligência das entidades governativas, que autorizam e licenciam a instalação destas empresas nestes locais, mostram a irresponsabilidade do seu estilo de governação.
Na Ribeira Brava, Junto à Ribeira da Tabua, existem empresas instaladas umas nas margens outras em pleno leito da Ribeira, estrangulando completamente o curso da água.
O mais grave desta situação é que, na última reunião de Câmara, o executivo, apenas com os votos do PSD-M, aprovou a remodelação total de uma dessas empresas.
E este novo projecto não é para afastar a referida empresa de dentro do curso da ribeira, mas sim para aumentar as suas instalações.
Ora, se existe um parque empresarial no Concelho que está vazio, por que razão a Câmara continua a licenciar a criação e remodelação de empresas fora do Parque.
A Empresa Madeira Parques, que gere os parques empresariais, e as Câmaras da Região estão de costas voltadas.
Não têm um projecto concertado, não tem uma estratégia comum de ordenamento do território e da defesa da qualidade de vida dos munícipes.
Mas apesar desta inércia e erros políticos por toda a Região, o Governo Regional insiste em atribuir milhões de euros a esta Empresa Madeira Parques.
Porque será?

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rui Caetano

Será que o advogado rico dono do blog anónimo, que se finge do PS-M, aceitaria trabalhar para a Madeira Parques ou para o Grupo Sousa?
Cuidado, PS-M!

Livia disse...

Cara... seu blog é simplesmente excelente!!!!!
estou linkando vc... e aproveito para me retificar.
Volte ao meu blog, o selo também é teu!

beijo!

Anónimo disse...

O parque empresarial de são vicente foi construido vários anos mais tarde do que tinha sido prometido. Vários dos parques empresariais deviam ter sido feitos N anos mais cedo, não em plena crise, quando ninguém está a criar novas empresas, muito menos para terem os encargos eternos consequentes de quem se enfia num parque empresarial na Madeira. Em São Vicente o parque está as moscas, só cabras é que lá comem erva... E nem daqui a 10 anos se isso vai mudar, pelo menos enquanto os PSDs trabalharem assim como o tem feito até agora... E o PSD ainda teve a lata de ir pedichar para que a madeira parques tivesse isenção de impostos ou coisa parecida, não foi? É só rir!

Marcia disse...

Bem Rui, os interesses econômicos, infelizmente ou não, estão além da minha compreensão. Entendo melhor os contornos utópicos deste sol que é o único que conheço aqui no Brasil que se põe no mar, já que o Atlântico fica a leste. São as curvas utópicas da BR 101. Obrigada pelo comentário, volte sempre que quizer.
PS Outro por do sol (sem comentários) é o do meu outro blog Porto Fronteira, que é aqui onde moro, interior do estado de S. Paulo, Dá uma olhada e faz outra poesia.

C Valente disse...

Infelizmente e então no ramo da coonstrução civil existe muito compadrio, situações muito neblosas
e por fazer os trabalhadores é que pagam com a vida a incuria de muitos.
Agradeço tambem que colabore na missão de boa vontade
Saudações amigas