sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Aumento das passagens aéreas!


Já nenhum madeirense acredita que um dia pagará por uma viagem ao Continente uma quantia acessível aos seus bolsos. Pois, se com um Secretário de Estado do Turismo madeirense ainda não conseguimos essa conquista, então quando será?
Depois das entidades governativas apresentarem a grande ideia da liberalização e a possível descida dos preços das viagens aéreas entre as Ilhas e o Continente, a grande medida da TAP foi aumentar novamente o preço das Viagens? Até parece que estão a brincar connosco!
Mais uma vez, considero que o Governo Regional e o da República deveriam resolver esta situação. O problema não é apenas de um lado é de ambos.
Hoje, um residente na Madeira já paga 238 euros por uma passagem aérea de ida e volta.
O Diário de Notícias fez um estudo interessante sobre o custo real de uma passagem aérea que nos faz reflectir.

Taxa de segurança - 8,06 euros

Taxa aeroportuária - 21,57 euros

Taxa de combustível - 36 euros

Taxa de emissão do bilhete - 20 euros


Acrescentando o facto do preço base de um bilhete com possibilidade de ser alterado no regresso ser de 151 euros, temos um total de 237,53 euros.
As companhias aéreas recebem uma compensação de cerca de 110 euros da parte do Governo da República. Estes dados indicam-nos que um bilhete de passageiro de residente tem um custo real e total de 347,53 euros.
É triste, mas é a realidade. E desta forma não está, de modo nenhum, garantida a continuidade territorial das Ilhas portuguesas.

13 comentários:

quintarantino disse...

Tenho um amigo que vai aí à Madeira... andou por aí na net a ver preços e chegou à conclusão que compensava ir a Paris e dali ao Funchal...

Anónimo disse...

ta negra a visao...
puxa...

eduardo jai disse...

Pois é... e por aí não há linhas aéreas tipo Ryanair, com viagens para vários destinos na Europa, como provavelmente bem sabes, a custos imensamente inferiores.

Eu costumo viajar bastante e por 800€ tem-se, por ex., ida e volta para a Índia e por 900 para a Austrália.

Não fazem sentido nenhum esses preços.


Aproveito para te agradecer a visita e desejar um óptimo 2008. Atrasado (estive de férias bloguísticas) mas sincero.

Abraço

Anónimo disse...

ilusão quanto ao sr. trindade.

lider do ps...um dia? credo, aí o ps seria cds...

http://wwwjuvepereira.blogspot.com disse...

OLá Rui Caetano,
Tu por aqui? Mas ainda bem.
Concordo inteiramente com o teu artigo. Na minha o aumento das viagens nada tem a ver com custos acrescidos mas tão somente para cada vez ficarmos mais ilhéus, ou seja, mais isolados do resto do mundo, dos amigos, da família e também do conhecimento. Enfim, confinados a este espaço e para que o nosso olhar, o nosso conhecimento não possa ir mais além. O isolamento das populações é a melhor forma para mantê-las no desconhecido, na ignorância. Beijos e bom trabalho.

Anónimo disse...

Já dei um rio de dinheiro à TAP nestes ultimos anos... é realmente uma roubalheira.. Depois as empresas na Madeira que se queixem dos preços dos profissionais que se formaram no continente... Alguém tem de pagar estes custos de volta... Caso contrario ficaria a cavar bananeiras na Madeira e a tratar de vinha.

Tó-Zé disse...

"É triste, mas é a realidade."
Esta tua pequena frase diz tudo.

Abraço e bom fim de semana

gaivota disse...

é mesmo uma vergonha,
estes preços dentro do país!
ou será que não é o mesmo país=?=?=?=?=?
cada vez se torna mais difícil viajar, conhecer as "nossas coisas"...
beijinho

Susana Júlio disse...

Preços ridículos que tornam ainda maiores as distâncias espaciais que se fazem sentir entre as ilhas e o continente, infelizmente...

Um beijo e bom fim-de-semana aqui da Teia (do Continente e da Ilhas, visto que somos todos o único e o mesmo país!!).

Manuel Veiga disse...

abraços

Desambientado disse...

Vim agradecer o simpático comentário e a simpática visita.

Pois é, nós açorianos ainda estamos pior. Falta-nos urbanidade, porque para certos senhores a ruralidade e a insularidade é sindroma de subdesenvolvimento.
Como estão enganados...

Anónimo disse...

Aguardem,aguardem pela liberalização e depois falem. A abertura, a ocorrer lá para Março, permitirá o que os madeirenses anseiam, Voos mais baratos, mais companhias.
Quanto ao trindade, dexem-se de ciumeiras tontas. O homem está a fazer um papelão em lisboa e a representar bem a Madeira

Su disse...

é vergonhoso





jocas maradas...sempre