quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

O Governo Regional rouba a pista de atletismo dos Barreiros aos funchalenses!

No ano em que o concelho do Funchal comemora 500 anos, os funchalenses recebem como presente do Governo Regional a destruição da única pista de atletismo existente no Concelho.
O Governo Regional rouba a pista de atletismo dos Barreiros aos madeirenses e a Câmara do Funchal permanece calada.
Existem no Funchal 512 atletas federados em atletismo, pertencentes a 14 clubes com sede neste Concelho. A média de ocupação da pista de atletismo é de 50 mil utilizações por ano, juntando federados e público em geral.
Dos restantes 9 clubes espalhados pela região, 8 vêm treinar e participar em provas na pista dos Barreiros. Até os da Ribeira Brava que têm uma pista em casa, na Meia Légua, preferem dirigir-se ao Funchal.
O Governo Regional decide oferecer o Estádio dos Barreiros ao Marítimo, mas não salvaguarda a continuação da única pista de atletismo que é também um símbolo da Região.
O Estádio dos Barreiros não tem apenas significado para o futebol profissional, também o tem para o Atletismo.
Estranho o silêncio da Câmara Municipal do Funchal. Porque será que estão calados? Que os clubes e associações se calem ainda compreendo, pois sabemos da situação financeira e da sua dependência, contudo, os autarcas foram eleitos para defender os interesses dos munícipes e do Concelho.
A única alternativa àquela pista de atletismo só pode ser a pista do Estádio dos Barreiros. Não há condições económicas para construir outra pista quando já existe uma.
É mais um acto de irresponsabilidade, é mais um comportamento que leva ao desperdício e ao esbanjamento dos dinheiros públicos.
Embora já se tenha falado da hipótese dos terrenos do campo anexo ao complexo do Marítimo em Santo António, bem como do campo do RIF (Regimento de Infantaria) ou ainda a alternativa dos terrenos já expropriados na Praia Formosa, considero que a única alternativa aceitável é a pista já existente nos Barreiros.
Haja responsabilidade!

17 comentários:

Lapa disse...

É inadmissível, de facto...
Será que os atletas são da oposição?

disse...

Olá caro Rui!
Passei para lhe desejar um final de tarde maravilhoso, e ler suas magnificas postagens!
Queria ter a sua coragem!
Beijos!
Rosane!

Beko the Great disse...

É assim em todo o país... Corrupção e hipocrisia nas autarquias é o que não falta... E, para variar, quem se lixa é o mexilhão, pois agora está nas mãos de privados decidir se a maior cidade insular vai continuar ou não a ter pista de atletismo...

É uma Vergonha!

Gostei do blog... visita o meu:

Antitudo

Unknown disse...

Há muito que defendo que o atletismo devia ter um espaço só seu.

Mas, o que não deixa de ser tão curioso é que só agora é que se lembram da pista de tartan. Uma pista que já há mais de dois anos não estava homolgada por falta de condições. Mas claro, isso ninguém falava...

Querem soluções? Façam-no na "terceira fase do Tecnopolo" (aka estádio universitário); ou então, a Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Caniço, etc... não fica assim tão longe. Aproveitam, vão a pé, e já fica feito o aquecimento...

Sol da meia noite disse...

Custa saber coisas destas... Parece que o mundo anda ao contrário.

Bom 2008, te desejo.
Beijinho

M. disse...

Hum. Curioso, não?!
Ei, tu ouves Sérgio Godinho?

amsf disse...

Por estratégia de comunicação política devia ser dito que o Campo dos Barreiros foi oferecido à SAD do Marítimo e que esta tem uma quota de 20% pertencente a privados. Na práctica esses privados receberam de mão beijada 20% do campo e de todos os anexos. É importante explicar a diferença entre o Marítimo e a sua SAD pois falar no Marítimo é falar numa instituição "publica" enquanto que falar na SAD é falar de uma empresa privada.

Camila Rodrigues disse...

Olá :D
Antes de tudo, obrigada por ter ido em meu blog.

Gostei daqui, vou pôr seu blog em meus links, posso?
Estarei sempre acompanhando as notícias por aqui.

;*

Mago da Lua disse...

Obrigado pela visita e comentário.
Gostei do seu trabalho, vou voltar.

*Um Momento* disse...

Mais um caso para acumular ao cumulo de tantos outros...

(*)

Anónimo disse...

Na Madeira como noutras regiões, a política de mão dado com o futebol. Dá votos. Bom 2008

Silvia /('.')\ disse...

o que é "fim do Jardinismo" ?
fiquei curiosa. rs:)

MMV disse...

Concordo com o Luís Miguel!

Podiam ir para o concelho onde é vereador e podiam desenvolver aquela area toda!

il _messaggero disse...

Caro rui,


Como já aqui foi dito - pelo Luís Miguel, a mesma pista não tem homologação há mais de dois anos. Julgo que é mais um fait-diver que outra coisa qualquer...

...já agora um desejo de um grande 2008!!!

abraço

Anónimo disse...

Rui:

Não conhecia o blog, mas gostei.

À parte o intuito partidário por detrás de algumas críticas, os conteúdos parecem-me bastante interessantes.

Quanto à pista dos Barreiros, acho q sim. Deve ser pedida a audição parlamentar do respectivo secretário, que parece q nem tem reposta para as negociatas idiotas do Dr. Jardim. Este, claro está, justifica a coisa com base no tradicional "vai ser assim porque eu digo, e eu é q mando aqui!". É uma explicação com uma lógica tremenda, q nos deixa a todos descansados.

Se possível, ouvir tb. o Presidente do IDRAM. E sobretudo, cruzar esta decisão com as últimas resoluções do Gov. Regional em matéria de política desportiva, que apontavam para a aposta no desporto regional, para a prática de lazer e recreação, para o bem estar e saúde, para a massificação da prática do exercício físico.

Vai daí, elimina-se uma instalação com 50 mil utilizações anuais, para a transformar exclusivamente num campo onde realizam prática desportiva (profissional) apenas 11jogadores, que curiosamente de madeirenses têm mto pouco.

Mais coerência do q isto era impossível!

Anónimo disse...

Ontem deixei o comentário mas parece que isto é democracia a mais.

Anónimo disse...

Éh pah.. Eu sou atleta.. e isso realmente é uma pouca vergonha.. pois eu treino todos os dias.. e vejo tanto camada jovem de atletismo regional toda concentrada naquela pista... não tá em muitas boas condições é verdade.. mas é o nosso 'cantinho' como podemos chamar.. nós atletas do meu clube.. deslocamo-nos algumas vez ao complexo desportivo da ribeira brava que tem mais condições, é bom utiliza-lo as vezes pois é outro sitio, tem outra qualidade, mas se a pista dos barreiros fecha, 80% do atletismo regional acaba, pois as pistas mais proximas são em machico e na ribeira brava, é mesmo uma pouca vergonha fazerem isso, e ninguem jogar uma 'pedra' a se opor... é um desporto igual aos outros, mas como sempre o futebol vem ao de cima, Pergunto eu.. o que que o futebol tem que os outros desportos não tem?
-Dinheiro.. dinheiro dos nossos contribuintes, dinheiro de todos os municipes, que andam ai a trabalhar.. para eles andarem com luxos, que ninguem tem. Sem mais nada a dizer Abraço