sábado, 12 de janeiro de 2008

Câmaras contratam uma empresa para lhes ensinar a gerir!!

Os Presidentes de Câmara da Madeira, todos do PSD, estão desesperados. Geriram mal os seus orçamentos, esbanjaram os recursos, desperdiçaram os apoios de milhões que receberam e agora estão com problemas graves.
Habituaram-se a receber milhões e milhões de euros sem dar contas a ninguém, gastavam sem rigor nem contenção.
Com a nova Lei das Finanças Locais, chegou aos seus gabinetes a lei do rigor e da contenção.
Perante estas exigências, que deveria ser a prática corrente, os presidentes vêm dizer que não sabem governar as suas autarquias.
A cada dia que passa, estes senhores, eleitos pelo povo, demonstram a sua incapacidade em gerir os destinos dos seus concelhos.
Ora, a última ideia brilhante veio do seio da Associação de Municípios da Madeira (AMRAM). Lançaram um concurso público com o objectivo de contratarem uma empresa que lhes dê ideias e soluções para os problemas financeiros dos municípios.
Segundo disseram, em conferência de imprensa, pretendem saber também como é que poderão arrecadar mais fundos. Querem que esta empresa lhes diga com que apoios podem vir a beneficiar, quais as verbas que, neste momento, têm e quais os valores que cada autarquia aplica para as diversas situações.
Sendo assim e neste ritmo de contratar e constituir empresas para gerirem os diversos sectores das autarquias, qualquer dia, os presidentes e os seus assessores serão dispensados.
Então, para que foram eleitos os presidentes de Câmara? O que fazem os seus assessores, os seus técnicos e restante pessoal? São todos incompetentes?
Não têm formação, nem perfil, nem sensibilidade para as questões relacionadas com o poder local? Não sabem estudar soluções para os problemas? Será que só sabem fazer o que os irmãos Rómulo e Remo estão a fazer à loba capitolina?
Esta medida anunciada pelo presidente da AMRAM, Roberto Silva, vem demonstrar, uma vez mais, que as Câmaras estão nas mãos de gente do PSD que não sabe o que fazer.
Esta iniciativa vem passar um atestado de menoridade a eles próprios, vem trazer um testemunho de inabilidade profunda sem remédio à vista.
Vão novamente desperdiçar os poucos recursos das Câmaras com uma empresa que irá fazer o trabalho que era da exclusiva competência dos executivos, dos órgãos deliberativos e de todos os restantes responsáveis políticos e técnicos das autarquias.
Será que um dia os madeirenses vão acordar a tempo de perceberem, muito bem, o mundo que os rodeia?

26 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

Pose ser que um dia acordem, é que imagens transmitidas por esses senhores, por cá é igual mas com cores diferentes, deixam-nos realmente com má impressão dos políticos...

As palavras que te digo disse...

Bom fim de semana.

isabel mendes ferreira disse...

Rui...

oxalá acordem depressa...que o tempo escasseia.



forte abraço.

amsf disse...

O neoliberalismo nas autarquias. Nas próximas eleições autárquicas espero encontrar no boletins de voto os nomes de grandes empresas de contabilidade e gestão ou então candidatos patrocinados pelos grandes gurus da gestão! LOL!

Luis Eme disse...

Curioso... mas acima de tudo, lamentável...

Bela disse...

Olá venho agradecer a visitinha no meu cantinho e conhecer o seu vejo ke dedicado as vergonhas do nosso pais de um modo geral por isso sem comentários....
Beijo e um resto de bom fim de semana ...
bela

MIMO-TE disse...

Desculpa a minha ausência, o tempo não cresce, enfim...
Admiro a tua luta, a forma como analizas e colocas as situações. Espero mesmo que consigas fazer-te ouvir e alertar as consciências mais adormecidas. Eu confeço que já nada me espanta, conheço tantas situações identicas a esta, algumas tão rídiculas. :( Parece que vivemos num pais de faz de conta. Enfim!

Mimos meus

Pandora disse...

...gostei...bom fim d semana...

Menina do Rio disse...

Como estive sem PC desde antes do Natal; hoje eu só passo pra dizer que aos pouco vou colocando minhas visitas em dia e, na medida do possivel irei lendo e comentando.
Deixo o meu beijo e desejos de um ótimo domingo, além dos votos de um Ano Feliz!
Com carinho,
Menina

Lapa disse...

O problema a que alude não diz só respeito aos autarcas de um determinado partido, mas aos autarcas em geral.
Se atentarmos na crescente complexidade da administração autarquica hodierna.

il _messaggero disse...

Caro Rui,

A medida poderá não ser assim tão má quanto isso.

Todos os eleitos trabalham em prol do eleitorado que os elegeu e procuram garantir a sua reeleição [inclusivé os da oposição]. É este dualismo e esta pequena linha que procura ser permanentemente equilibrada e mantida.

Dou-lhe razão quando enuncia todo o dinheiro mal gasto em obras de fachada [na maioria das vezes betão para mostrar trabalho efectuado] e é uma verdade que muitos destes responsáveis se habituaram a dispor de fundos sem os saber racionalizar correctamente e sem pensar no amanhã [fortes endividamentos e estrangulamento financeiro de algumas câmaras].

Longe de mim pensar que o país deveria ser entregue a gestores [conheço várias pessoas qua assim pensam] ou que estes são os mais indicados para conduzir a vida pública [julgo que é necessário ter mais versatilidade que apenas uma mera sensibilidade económica], mas numa altura em que os fundos não abundam e não possuindo as pessoas que estão à frente das câmaras a sensibilidade necessária, acho que não é assim tão mau este apelo à sociedade civil de modo a encontrar uma solução. Claro desde que dentro de alguns moldes [e sem gastar muito dinheiro], para não permitir que a situação descambe.

Pode ser que assim se acabe com tantas obras de fachada como as que por vezes se vê por aí.

Abraço

GarçaReal disse...

Pois , há coisas que não se entendem.

Um Bom domingo

bjgrande lá do Lago

Isamar disse...

Será que um dia vamos acordar a tempo de perceber este pesadelo? Sem rumo, sem rota onde iremos parar?
Beijinhoss

Adriana disse...

Gostaria que quando houvesse eleições aí ,voces conseguissem mudar este quadro caótico,que se assemelham ao que vivemos aqui no Brasil.

Marias disse...

É sempre assim, com tanta gente a apertar o sinto e gastam-se mais uns dinheiros públicos com empresas que se contratam para fazer o trabalho que outros deveriam fazer. Ou será que é para "tapar o sol com a peneira" e pagar favores de forma presumivelmente lícita.

Os teus post sempre actuais, bem escritos e interessantes.

Beijinhos

SAM disse...

Rui, obrigada pelo carinho. Sabe... apesar da minha idade madura, tenho em mim uma alegria pueril. É assim vivo a eterna dualidade que me trás equilíbrio. Dissipo minha densidade com a alegria da minha "menina" interior. Preciso dela.

Quanto ao post, este é o lado mais denso e confuso que atinge nossas vidas de forma infâme. É preciso o revérbero da indignação.


Beijos

Fátima disse...

Olá amigo Rui! Muito obrigada pela visita ao meu cantinho e por me dares a conhecer um pouco da bela Madeira! Prometo voltar!

Bjinhos e uma boa semana. ♥

SOS Miséria disse...

Rui, o que vou dizer aqui pode não ter nada a ver com a política da Madeira, nem de outras cidades de Portugal mas algo semelhante acontece no Brasil. As Prefeituras brasileiras deram para buscar terceirização de conselheiros deste tipo para tudo o que pretendem fazer. Eu desconfio que há um complô coletivo no Brasil para usufruir do dinheiro do povo. Cria-se firmas especializadas em aconselhar órgãos públicos; estas firmas passam a enviar propostas às Prefeituras e dentro de cada Prefeitura estão os "lobis" que vão incentivar a contratação destas firmas de apoio. Faz-se uma licitação falsa (que a maioria das licitações brasileiras são por baixo dos panos, a firma "x" ganha a licitação e recebe um bom pacote de dinheiro para ensinar político a governar.
Isto parece piada mas é verdade.
Deixo-te aqui um grande beijo;
Alda

Anónimo disse...

grazas polo teu comentario e a tua visita.
Un saludo.

~ Marina ~ disse...

É sempre isso, aqui também, parece-me que, independente do continente ou cultura, o egoísmo impera no espírito da maioria dos políticos.

Uma boa semana pra ti!

Abraços!

layla lauar disse...

Agradecida pela visita ao meu blog. Aqui no Brasil sempre temos problemas com os nossos políticos também. Desejo sorte a vocês nas próximas eleições.

Gostaria, por demais,de conhecer a sua Ilha, tenho belas peças de artesato oriundas daí e lindas fotos dos pontos turítiscos.

Um abraço e meu desejo que tenha um lindo ano de 2008

C Valente disse...

Saudações amigas

Paulo disse...

Um "mundo cruel...". Talvez a sono "eterno", ainda assim, seja o melhor.
Abraço
Paulo

Branca disse...

Texto com perguntas muito pertinentes meu amigo! E a Loba do Capitólio está mesmo a condizer!
Mas, infelizmente o problema não é só da Madeira, cá pelo Continente também se entrega tudo quanto é público à gestão de privados, nem sabemos bem se um destes dias ainda será preciso Estado?!
Lutemos por melhores dias.
Um abraço

Carmen Diana Soares disse...

Muito obrigada pela visita e isto já vai melhor. Madeira é um dos sitíos que eu desejo muito conhecer.Desejo-lhe um bom cumeço de semana.

Anónimo disse...

É vergonhosa essa atitude da AMRAM. Isto demonstra que são todos um bando de incompetentes e sabe quem se vai lixar com tudo isto? É o povo! Pois já vão começar a aumentar os preços das licenças camarárias e a inventar outros esquemas para que seja o povo a pagar as mordomias às quais eles estão habituados já que não vem do governo...