segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Presidentes de Junta de freguesia

Os presidentes de junta de freguesia da Madeira e do Continente estão revoltados pelo facto da proposta de alteração da lei eleitoral dos órgãos das autarquias locais retirar-lhes a possibilidade de votarem as opções do Plano e do Orçamento das Câmaras, bem como as respectivas revisões.
Também não podem votar moções de rejeição dos executivos apresentados pelo presidente de Câmara. Esta proposta, elaborada pelos grupos parlamentares do PSD e PS, veio trazer uma melhor qualidade democrática às Assembleias Municipais.
Os presidentes de junta votam nas Assembleias Municipais, embora não tenham sido eleitos pelo povo para fazerem parte desse órgão autárquico. São eleitos em boletins diferentes para as freguesias apenas. Integram a AM por inerência e, no meu entender, por isso mesmo, não devem ter o direito de votar.
Acontece situações em que estes autarcas vêm alterar as maiorias eleitas pelo povo na AM. Há partidos que possuem a maioria dos deputados municipais eleitos, mas com o voto iligítimo dos presidentes de junta, que não foram eleitos, a maioria altera-se condicionando e deturpando a verdade democrática.
Em defesa do princípio básico da qualidade democrática, quando alguém faz parte de um qualquer órgão por inerência não deve ter a possibilidade de votar.
O mais grave é quando o presidente da ANAFRE, Associacçao Nacional de Freguesias, vem dizer que esta proposta "aniquila o principal papel dos presidentes de Junta no seio das Assembleias Municipais".
Então, a sua participação na AM limita-se ao voto, nada mais? Não estão ali para defender os interesses das populações das freguesias? Não apresentam ideias, soluções para os problemas, sugestões para os planos e orçamentos? A sua única função é votar, sem apresentar propostas?
Na Madeira, por aquilo que vejo e pelo que me informaram, os presidentes de junta do PSD-M entram mudos e saem calados das Assembleias Municipais, votam o que lhes mandam e mais nada.
Não defendem a freguesia, não apresentam alternativas nem abordam os reais problemas das freguesias, isto é, não fazem nada.
A nova lei vem corrigir esta injustiça.

15 comentários:

amsf disse...

O papel dos Presidentes de Junta nas Assembleias Municipais devia ser muito semelhante ao papel dos mesmos na respectivas assembleias de freguesia: prestar esclarecimentos e fazer sugestões. O direito ao voto, como já foi dito, deturpa a vontade expressa pelos eleitores.

ALeite disse...

Os presidentes de Junta já podiam ter desaparecido do mapa. Abração.

Flor de Tília disse...

A lua quis inundar
a noite de prata feita
E encontrou no teu olhar
Laivos de paixão liquefeita

Os búzios sonantes de amor
Aos teus ouvidos cantavam
És feliz, meu sonhador
E os teus beijos soavam

*
abracinho
*

Maria Laura disse...

Concordo com a análise que fazes. E, infelizmente, aí como no Continente, o poder local é encarado como um logar confortável para não fazer... mesmo nada!

Maria Jakina disse...

Ai jajuse...
Majataum taum todoje a drumire!!!

AJO disse...

Gostei de passar por aqui. Tem um blog muito interessante. Voltarei.
Com que então é capricórnio... já fez ou vai fazer anos... parece que este é o «nosso» ano... assim espero. Bom ano.

São disse...

Mas porque tinham direito de voto, que nunca deveriam ter tido?
Vá lá, mais vale tarde que nunca, não é?
Saudações!

Maria disse...

Gostava de perceber melhor como é que funciona isso por aí. Para poder comentar.....

Um abraço

Anónimo disse...

Os presidentes de junta do PÊ-PÊ-DEIA são como peões do presidente de camara pe-pe-deia num tabuleiro de xadrez assim como os presidentes de camara do pe-pe-deia são peões do AJJ. Não se pode esperar menos submissão e passividade, senão são corridos dos tachos. Querem é estar quietinhos sem fazer corno e mamar o seu e o dos outros no fim do mês.

Kalinka disse...

Os únicos bens duráveis, imutáveis e sem preço, são o afecto e a solidariedade que se sentem pelas pessoas queridas...

Um abraço cheio de Esperança.

BOM ANO.

Pena disse...

Talentoso e Estimado Amigo:
Ainda bem que uma nova Lei vem corrigir o errado e inaceitável.
Olhe, vejo-me cada vez mais desacreditado da política e da democracia que existe.
Há tanto a corrigir. Tanto!
Admiro a pertinência como expressa o quotidiano injusto a que assiste. Parabéns.
Sempre a estimá-lo com amizade.
Abraço forte pela sua forma de Ser e Estar.
Com respeito eestima

pena

Lamar de Alcântara disse...

Tenho tanta saudade das terras d'além mar, que sinto falta até mesmo dos problemas políticos. Problemas políticos por aqui não faltam... diga-se de passagem!

Grande Abraço!

O Sibarita disse...

Oi Rui! Ai meu Deus do Céu! kkk

Esses politicos não estão com nada é a mesma coisa em qualquer lugar, faça fé! O povo que se exploda! kkk

abraços,
O Sibarita

Duarte disse...

Bela descoberta que eu fiz. Felicito-me! A si também! :) Um contador a condizer, desesperadamente esperando... Parabéns pelo espaço, seguramente regressarei ao mesmo, ou não me afligisse a inércia de uma Região que tentam fazer acreditar que está desenvolvida, mas que só não vê quem definhou mentalmente.
Abraço

Abg. PATRICIA S. SALAZAR C. disse...

hola, vine a saludarte, espero que hays pasado muy bien las fiestas.-

los politicos son los mismos en todas partes.....
entiendo un poco el brasileño, pero no he podido aprender, tratare de visitarte mas segui y escribirte en tu idioma, espero me corrijas.

abraços.