sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O sítio da Fajã dos Padres


Aspecto da entrada para a Fajã os Padres.






O presidente da autarquia de Câmara de lobos, Arlindo Gomes, resolveu desencadear uma polémica contra a população da freguesia do Campanário.
Afirmou na comunicação social que pretendia administrar politicamente o sítio da Fajã dos Padres pelo facto de fazer fronteira com a freguesia da Quinta Grande.
A Fajã dos Padres, embora possua infra-estruturas privadas, é um local paradisíaco com acesso público à sua praia e que pertence ao Concelho da Ribeira Brava.
O senhor Arlindo Gomes diz ter uns projectos turísticos para o local. Como está a rever o Plano Director Municipal do seu Concelho pretende englobar aquela enseada, tão apetitosa em termos de investimento, no seu novo PDM. É preciso ter lata e uma aura de abuso de poder. Quer destruir o que não lhe pertence.

Mais uma vez, este senhor coloca à frente do interesse público e dos bens colectivos, o interesse particular, aceitando assumir um papel de porta-voz destes magnatas do imobiliário.
Estamos mesmo a ver quais são os seus reais interesses!
Pretende satisfazer o capricho de algum interesse imobiliário ou algum capitalista da área dos complexos turísticos?
Tem um projecto pessoal para construir naquela zona? Talvez uma bomba de gasolina! Ou pretende dar um jeitinho a um empresário que apresentou, na Câmara da Ribeira Brava, no ano passado, um projecto, chumbado por unanimidade, que previa a privatização de toda a praia da Fajã dos Padres até a uns três metros dentro de água, com o objectivo de impedir o acesso púbico?

Naturalmente que as reacções, no Campanário e em todo o Concelho da Ribeira Brava, foram violentas contra o presidente da autarquia de Câmara de Lobos. Mas de que é que estava à espera?
Ismael Fernandes, o Presidente da Câmara da Ribeira Brava já disse que nem discutia o assunto. No entanto, considero que temos de defender a Fajã dos Padres destes abutres que destroem as orlas costeiras sem dó nem piedade.
Por isso, na qualidade de vereador, com o objectivo de garantir o acesso público e preservar aquela excelência natural, a harmonia das construções ali existentes, a beleza paisagística, o tipo de vegetação e a qualidade ambiental, apresentei na última reunião de Câmara uma proposta, que foi aprovada por unanimidade, no sentido de classificar a Fajã dos Padres como um conjunto de interesse patrimonial.
Assim, talvez se consiga salvaguardar, por mais tempo, este património.

18 comentários:

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

Por acaso não conhecia essa zona. Tem uma boa pinta para se construir ai umas casas VIP ou um bordel de luxo para funcionar no verão... hehehe. Se calhar é pra isso que o Arlindo quer a zona no PDM e camara de lobos... lol.

Adriana disse...

Que lugar lindo!!Merece ser conservado eternamente.Um lugar que transmite paz,tranquilidade.Lindo,lindo!!

Menina do Rio disse...

O local é mesmo um santuário ecológico!
Um beijo

Menina do Rio disse...

Eu jurava que estive aqui hoje...
Será que ...sei lá.
Um beijo

Oliver Pickwick disse...

Bela sequência de fotografias. É realmente um lugar paradisíaco.
Desconheço essas questões internas da Madeira, caro Rui, no entanto, como seu leitor regular, confio no seu bom senso, e o apoio de olhos fechados.
Aqui no Brasil, alguns santuários desse tipo foram e estão sendo preservados a custa de projetos e leis como esta que propõe.
Boa sorte na empreitada.
Abraços!

Antonio Aguilera disse...

Maravillosa tu isla de Madeira. Me vas a invitar a pasar unos días de vacaciones?. ¿Tiene bonitas chicas?. En caso afirmativo no dejes de llamarme.jejeje.
Gracias por tu visita. Vuelve cuando quieras

lety disse...

ola,sou a leticia e venho por este meio pedir que num instante de uma olhadinha pelo meu blog,obrigada!!!!agradeço a colaboraçao.

gaivota disse...

tão lindo esse cantinho da ilha...
há anos andei por aí, a minha cunhada era educadora de infância
mesmo na Ribeira Brava,
espero bem que se mantenha salvaguardado esse lindo património...
beijinhos

São disse...

As minhas felicitações pela acção contra essas criaturas que não zelam pelo interesse público!!
Por favor, para estragação já chegou a costa algarvia ( e não só)
Bom fim de semana!

W. C. Fields disse...

Singelíssima homenagem em
http://avozdasretretes.blogspot.com/2008/01/david-contra-golias.html
Gostava de ter ainda a sua fibra para remar contra a maré. Já estou cansado...

Nanny disse...

Nem imaginas as saudades que me deste, dessa tua bela ilha... tenho de a revisitar para ver se apaziguo um pouco a alma e a saudade... costumo dizer que tenho coração de alentejana, mas as ilhas têm um cantinho especial dentro de mim...

Considero que esta tua luta para defender algo público é louvável, alguém tem de travar os interesses económicos, a bem de uma população que raramente tem quem a defenda!

Um abraço solidário e um beijinho com saudades dessa beleza que te envolve

A vida.... disse...

ola
gostei da tua visita la no meu cantinho e bigado pelo o teu comentario ;-)
gostei do teu blog vou voltar ca mais vezes .....
as imagens sao lindas..

um beijinho

fgiucich disse...

Un lugar bellísimo. Abrazos.

Sancho Gomes disse...

Ora, aí está uma boa medida tomada por si, enquanto vereador da Ribeira Brava.
E concordo consigo: é fundamental preservar a Fajá dos Padres da voracidade dos promotores imobiliários. Não sei se era isso que o Arlindo pretendia, mas ainda que não fosse... Parabéns!

Luna disse...

São lugares de uma beleza divina
Que ninguém deveria interferir
Beijinhos
luna

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá Rui, belíssimas imagens e texto mágnifico.
Beijinhos de carinho e amizade.
Fernandinha

Estrela do Sul disse...

Caro amigo, obrigado pela sua visita. Mas eu já não escrevo naquele blog há muito tempo.
Agora estou escrevendo em:

http://estreladosul.blogs.sapo.pt

Fico esperando a sua visita.

Um bom Domingo

Abraço

Mario Rodrigues

Freitas disse...

Para bem da ilha e da Fajã, deixem como está. Tenho de concordar com o Sr. Ismael Fernandes que a Fajã deve continuar como está: um santuário intocável. O cimento ali não tem lugar. Parabéns por este espaço, Sr. Rui. Um bem-haja.