quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Quase 75% dos professores trocavam de profissão se pudessem

Inquérito. Quase 75 por cento dos professores mudavam de profissão se tivessem alternativa e 81 por cento admitem que, se pudessem, pediam a aposentação, mesmo com penalizações, segundo um inquérito a mais de mil docentes que será apresentado hoje.
De acordo com dados do Observatório da Avaliação de Desempenho, órgão criado pela Federação Nacional dos Sindicatos da Educação e pelo Instituto Superior de Educação e Trabalho, apenas 26 por cento dos inquiridos continuariam a escolher a profissão de professor.
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=120479
-
Eu não mudaria de profissão mesmo que tivesse oportunidade. Sou professor e gosto imenso da minha profissão, sinto-me realizado profissionalmente.

4 comentários:

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

Quem se arrepende, vai para o ceu! lol.

Hoje vamos engordar até as unhas na encumeada! haha

Ailime disse...

Parabéns, Prof. Rui Caetano, pela sua afirmação.
Eu não sou professora e gostaria muito de ter sido...
É uma profissão pela qual tenho imenso respeito, mas pela qual é preciso dar a vida.
Um abraço e votos de Feliz natal.

Espaço do João disse...

Meu Caro Rui Caetano.
Admiro a sua coragem de vir a público dar a cara. Comoprofessor que é , possívelmente vai sofrer alguns dissabores . Agora faço-lhe uma pergunta se me permite.
Não é verdade que todas as profissões são de alto risco? Eu fui daqueles que passaram as passas do Algarve, Fui avaliados até por colegas de categoria inferior. a última avaliação foi feita por um superior herárquico. Como eu queria saber o resultado da


















































































































































Meu caro Rui Caetano.
Dou-lhe os meus parabéns por ter dado a cara, quanto à avaliação dos professores. Normalmente essa sua posição sai cara. Em todas as profisões há avaliações até nas mais humildes. Eu não vou dizer que o método adoptado seja o ideal, mas































































































































Meu caro Rui Caetano.
Dou-le os meus parabéns por dar a cara no seu manifesto. Eu bem sei que talvêz o método não seja o melhor ou o mais adequado. Mas quem é que por muito modesta seja a sua profissão não é avaliado?
Eu também fui avaliado várias vezes e até cheguei a ser avaliado por um indivíduo com qualificações inferiores. A última avaliação enquanto no activo foi feita por um superior herárquico. Como queria saber qual teria sido a minha avaliação, pedi por escrito á direcção e, qual foi o meu espanto quando verifiquei que o meu avaliador gostava muito de mim ...e, num dos parágrafos dizia que era um elemento altamente válido,com bastantes conhecimentos,pontual, apto a desempenhar funcões superiores, no entanto necessitava de reciclagem. Como o murro no estomago tinha sido forte, dirigi-me á direcção e, perguntei ao director o motivo de não ter subido de escalão. Claro,depois de ler e,analizar a avaliação, não só subi de escalão como também subi na escala herárquica. Todos nós sabemos que há sempre injustiças, mas também sabemos que as podemos contestar.Quem gosta da sua profissão, não se deixa abater.Lá diz o ditado, só não se sente quem não é filho de boa gente. Um abraço e, votos dum feliz Natal.

amsf disse...

"[...]81 por cento admitem que, se pudessem, pediam a aposentação [...]"

Imagino que também nas outras profissões muitos jovens gostariam de auferir uma reforma! LOL!