quinta-feira, 14 de maio de 2009

Nova escultura da Vénus com 35 mil anos é a mais antiga representação humana

Quando se olha para a nova Vénus de Hohle Fels é impossível não nos lembrarmos da fotografia icónica da arte figurativa pré-histórica — a Vénus de Willendorf, descoberta na Áustria em 1908 e que tem 28 mil anos.
A nova figura feminina tem as proporções dos caracteres sexuais femininos ainda mais exageradas e estima-se que foi esculpida há mais de 35 mil anos.
“Não há nenhuma dúvida de que a representação de um peito aumentado, das nádegas e genitália acentuadas resultam de um exagero deliberado das características sexuais da figura”, disse Nicholas Conard no artigo publicado hoje na revista Nature. O investigador da Universidade de Tubinga (Alemanha) estudou detalhadamente a figura, que foi um dos seis fragmentos de marfim encontrados em Setembro de 2008 no Sudoeste da Alemanha. A descoberta foi feita nas grutas de Hohle Fels em estratos do Paleolítico Superior, poucos milhares de anos depois dos primeiros Homo sapiens sapiens — o homem moderno — terem colonizado a Europa.
A escultura, que tem menos de seis centímetros e 33 gramas, é a representação mais antiga conhecida de arte figurativa.
“É incontornável que a Europa tem as manifestações artísticas figurativas mais antigas”, disse ao PÚBLICO Mariana Diniz, arqueóloga e professora da Faculdade de Letras de Lisboa.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1380478

Sem comentários: