segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sindicato despede a única funcionária de limpeza e alega extinção do posto de trabalho

A coerência de alguns SINDICATOS.



Li no Público:


Sindicato despede a única funcionária de limpeza e alega extinção do posto de trabalho. Esta d
ecisão da delegação do Porto gera mal-estar no Sindicato das Telecomunicações e Audiovisual

Contestar nas ruas o Código do Trabalho, mas aplicar as suas regras dentro de portas para despedir funcionários poderá parecer pouco razoável, mas não é inédito.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (Sinttav) comunicou em Abril a uma das suas trabalhadoras, funcionária de limpeza, a intenção de "fazer cessar o contrato de trabalho (...) por motivo de extinção do posto de trabalho", nos "termos e para os efeitos do art.° 368 do Código do Trabalho".

O PÚBLICO tentou contactar Manuel Gonçalves e Hernâni Marinho, que, além de vice-presidente do Sinttav é o responsável pela delegação do Porto e terá sido responsável pela decisão, mas não foi possível, porque os dirigentes se encontravam de férias. Dentro do Sinttav, a notícia foi recebida com surpresa e está a causar mal estar.

"É um assunto delicado", reconheceu fonte sindical, que preferiu o anonimato. Ainda para mais tratando-se de uma empregada da limpeza, "quando as funções da limpeza nunca acabam", disse. E pelo facto de, como é reconhecido na carta, a funcionária em causa ser "a única trabalhadora de limpeza da delegação do Porto", ainda é mais "estranho que estejam invocar isso", acrescentou.

A convicção é que "a situação terá que ser revista". A notícia chegou ao conhecimento de outras estruturas sindicais e foi igualmente recebida com perplexidade. "É uma situação no mínimo caricata", reconheceu um dirigente de outro sindicato, que preferiu não ser identificado.
in: Público

1 comentário:

LP disse...

Adorei seu blog, é bom ter notícias internacionais sem o filtro das grandes agências, como a Reuters.Adoraria tê-lo no meu blog também: http://trocaodisco.blogspot.com Um abraço