sábado, 23 de maio de 2009

O planeamento do PSD-M - há mais enrocamentos a dar problemas

Li no DIÁRIO:

Reis Magos e Ponta Delgada são, neste momento, os enrocamentos mais polémicos.

Esta semana ficámos a saber que o enrocamento da praia da Ponta do Sol, que custou 3,2, milhões, está mal feito e por isso terá de ser desmontado.
Mas, pelos vistos, esta não é a única das infraestruturas, que cresceram como cogumelos no litoral madeirense, que está a dar problemas. Por exemplo, na zona Leste da Madeira (Santa Cruz e Machico), o Governo Regional construiu dois enrocamentos (Reis Magos e Machico).
O dos Reis Magos é um caso evidente de uma obra mal planeada e que, frequentemente, tem sido alvo das críticas dos banhistas, ambientalistas e de algumas forças partidárias (inclusivamente, do ex-presidente da Câmara de Santa Cruz, Savino Correia, que se opôs à construção desta estrutura).
O problema que frequentemente ali se levanta diz respeito à acumulação de detritos e sujidade dentro do enrocamento que, depois de ali entrarem, não conseguem sair, pois este não foi construído de forma a permitir a circulação normal das correntes e marés. Tudo porque em todo este espaço, apenas foi deixada uma abertura de três metros que parece não ser suficiente para permitir a circulação e subsequente limpeza das águas.

Sem comentários: