sábado, 23 de maio de 2009

25 mil para os clubes do 'regional' se houver Série Madeira



Não concordo! Mas que igualdade? Então não deveriam estar todos no mesmo patamar de igualdade? Deveriam começar todos com o mesmo valor de apoios! Uns com 200 mil e outros com 25 mil? Errado!
-
Caso fique hoje confirmada a criação da Série Madeira para 2009/2010, cada um dos sete clubes do 'regional' que nela irão participar vai receber cerca de 25 mil euros do Governo Regional. Os restantes irão receber mais. Em alguns casos, muito mais. Contas feitas, é esse o resultado da resolução aprovada pelo executivo madeirense na sua reunião da passada quinta-feira, onde ficaram definidos os valores do apoio a prestar a cada equipa, isto caso a Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol viabilize hoje a Série madeirense na III divisão.
Tal como Francisco Fernandes, secretário regional da Educação e Cultura, havia já anunciado, não se registaram grandes novidades no modelo de apoios, mantendo-se exactamente o que estava definido para a terceira divisão.
A única novidade acaba por ser a dedução do valor estimado de poupança nas estadias e alimentação, pois com a Série Madeira deixa de ser necessária essa despesa, calculada pelo Governo Regional em 23.625 euros anuais - 15 deslocações de 21 elementos, a 75 euros por cada um deles. Se no caso dos clubes que já estavam a nível nacional esses 23 mil euros não têm grande impacto, já no que toca aos sete clube oriundos do 'regional' (União, Canicense, Porto Moniz, 1º de Maio, Estrela da Calheta, Andorinha e Santacruzense) o caso é bem diferente, pois trata-se de quase metade da verba a que iriam receber - segundo o regulamento, uma equipa pelo primeiro ano na terceira divisão recebe cerca de 49 mil euros.
Assim, para estes, o subsídio do Governo fica-se pelos 25.587 euros/ano, ou seja, pouco mais de 2.100 euros por mês. Atendendo a que os custos médios da organização dos jogos se ficarão pelos 750 euros, cada clube irá gastar cerca de 12 mil euros/ano nesse capítulo, sobrando outro tanto para as despesas de gestão.
Curto! Bem melhor ficarão Portosantense (com dupla majoração devido à dupla insularidade), Ribeira Brava e Caniçal, ainda abrangidos pela 'almofada', e até Câmara de Lobos, com direito a subsídio pela sua permanência máxima na III divisão.

1 comentário:

M. disse...

Peço imensa desculpa por só hoje vir agradecer o comentário deixado no Reflexões Caseiras mas o tempo tem sido pouco para andar a viajar pela net.