sábado, 25 de dezembro de 2010

“Corrupção nunca foi prioridade”


Maria José Morgado não tem dúvidas: "A corrupção é protegida por leis confusas, por um Código do Processo Penal que exige provas impossíveis". A afirmação é em entrevista ao CM, publicada na próxima Domingo, em que é feito o balanço do ano e eleito José Luís Saldanha Sanches como a figura do ano de 2010.
A magistrada afirma que, apesar dos condicionalismos que a Justiça enfrenta, "é sempre possível fazer mais com o pouco que se tem". Sobre o combate à corrupção a magistrada diz ainda que este fenómeno "tem sido um dos principais obstáculos ao nosso crescimento económico". Por outro lado, censura as políticas governamentais sobre a questão. "O combate ao crime económico, nele incluindo a corrupção e o branqueamento de capitais, nunca foi uma verdadeira prioridade de política criminal".
Nesta edição do Anuário CM é evocada a obra e a pessoa de José Luís Saldanha Sanches, que morreu em 14 de Maio passado. Considerado um verdadeiro "provedor do povo", é consensual que falta a sua voz e a sua coragem no combate cívico. Sobretudo na luta contra a corrupção e o desperdício de dinheiros públicos.

In CM

Sem comentários: