sábado, 18 de dezembro de 2010

Estudantes da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco sensibilizam para o 'bullying'

Combater o 'bullying' através da sensibilização dos jovens pelos próprios jovens é o objectivo da campanha levada a cabo pela delegação da Madeira da Fundação da Juventude, em parceria com o Centro Comunitário de São Martinho. Nesta primeira acção, o estabelecimento de ensino envolvido é a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.
Na apresentação do projecto, realizada ontem à tarde no referido centro comunitário, a presidente da Fundação da Juventude, Sara André, destacou a circunstância de esta campanha de sensibilização ser levada a cabo pelos próprios jovens, considerando que se trata de uma forma privilegiada de transmitir a mensagem, aproveitando o facto de a linguagem ser mais compreensível entre eles.
Para tal, a Fundação da Juventude tem vindo a promover um conjunto de acções de formação para um grupo de alunos, que serão, precisamente, os transmissores das mensagens de "auto-estima e de respeito pelo outro", através das quais se pretende combater o fenómeno.
Sara André admite que, no futuro, este projecto possa se alargar às restantes escolas da Região e nesse sentido será formalizada uma nova candidatura visando o apoio do Programa Juventude, da União Europeia. Isto depois da candidatura efectuada este ano ter-se gorado por já não haver verbas disponíveis.
O presidente da escola Gonçalves Zarco, Rui Caetano, destaca a importância deste tipo de campanhas, admitindo a "existência de alguns fenómenos de pequena violência" nas escolas. O docente considera que mesmo que essa violência seja pontual, torna-se fundamental "encontrar forma de a combater".


In DIÁRIO

Sem comentários: