quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco - «Não deixem vossos filhos com dúvidas» sobre a droga

Apesar de reconhecer que há uma maior consciencialização por parte da sociedade para a problemática, Nelson Carvalho, presidente do Serviço de Prevenção da Toxicodependência, alerta os pais que é preciso ter em atenção alguns sinais que podem indiciar comportamentos menos correctos por parte dos seus filhos.
Falando à margem de uma iniciativa na Escola Secundária Gonçalves Zarco sobre a temática, o responsável apelou aos pais para que «não tenham vergonha de pedir orientação», deixando claro que o importante é esclarecer. «Não deixem é o vosso filho sem orientação e com dúvidas, porque isso é a pior coisa», disse.
Relativamente à acção que ontem se desenrolou, está inserida numa campanha de prevenção iniciada em 2008 nas escolas secundárias da Madeira, por parte do Serviço de Prevenção da Toxicodependência.
«A mensagem que queremos transmitir é a de que é possível viver radicalmente e intensamente, mas sem drogas», disse, lembrando que a campanha já passou por oito escolas, num acção que visa abranger todas as do secundário, incluindo as técnico profissionais. Questionado quanto aos efeitos práticos desta campanha, Nelson Carvalho referiu que os últimos estudos de 2006 garantem que o Governo Regional «está no bom caminho» sendo que a Madeira foi a região do país que apresentou melhores resultados.
Em 2011, o inquérito nacional - realizado a cada 5 anos - está de regresso e, para além disso, a Madeira passa a integrar o estudo europeu ESPAD. «São tudo indicadores que, depois, vamos comparando», disse.
In JM

Sem comentários: