terça-feira, 16 de outubro de 2007

17 de Outubro - Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Em 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o 17 de Outubro como o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
Em Portugal, existem ainda milhões de pessoas que sobrevivem numa situação de grande pobreza. As dificuldades económicas têm agravado, de uma forma quase descontrolada, este problema social junto das famílias portuguesas.
Ouvimos, todos os anos, aos vistosos discursos dos políticos, assiste-se a inúmeros gestos de solidariedade, pontuais e limitados no tempo, não obstante, os sucessivos governos de Portugal e do mundo ainda não foram capazes de combater de um modo corajoso e eficaz as causas produtoras e reprodutoras deste tipo de pobreza extrema e exclusão social.
A erradicação da pobreza acontecerá quando houver uma vontade séria por parte daqueles que decidem os destinos do mundo.
Alguns dirigentes mundiais são capazes de investir milhões de euros no desenvolvimento de armas cada vez mais sofisticadas, mortais e silenciosas, mas não têm a ousadia de distribuir um pouco da sua riqueza nem demonstram sentido humano suficiente para desviar essas verbas das políticas da guerra e aplicá-las em políticas que promovam a erradicação da pobreza.
Olhem com outro sentido de cooperação para as imensas organizações não governamentais (ONG) que têm empreendido um trabalho louvável nesta tarefa enorme de erradicar a pobreza do mundo.
Os diagnósticos estão redigidos, as teorias já estão formuladas. Todos conhecemos o fenómeno da pobreza. Muitos governantes já analisaram casos concretos desse drama, as verdadeiras causas dessa catástrofe humana são conhecidas, as limitações dessa gente tão pobre e com fome já estão mais do que inventariadas.
O problema persistente é que os discursos não têm passado dos púlpitos, o que falta é tão simples, o que tarda é a acção concreta, o que não existe é uma atitude activa de quem tem o poder para alterar esta triste realidade.
Há mais de 800 milhões de pessoas que passam fome no mundo. Em Portugal, segundo as estatísticas, existem cerca de 2 milhões de pobres.
Estes números vêm mostrar que a pobreza extrema não existe apenas em África e na Ásia, pois, mesmo junto de nós, há imensa gente que vai para a cama com fome.


32 comentários:

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá Rui, amigo os teus textos deixam-me sempre com o coração pequenino.
Beijinhos,
Fernandinha

São disse...

Dia de...
Dia de...
Dia de...
Pois!!!
Seria bem melhor que os Poderosos fizessem o que deve ser feito e deixarem de ser cínicos, porque a pobreza não é uma doença incurável!!
Estou esperando o cumprimento da promessa, sabe?
Boa noite!

Anónimo disse...

Ola Rui

Este tema que colocaste � uma realidade muito triste:(( e hoje tenho ouvido v�rias noticias sobre este nosso problema tambem..

deixo-te um grd beijinho*

Anónimo disse...

Este teu blog esta bonito, vou voltar com mais tempo para ver melhor.
;*

Fragmentos Betty Martins disse...

OLá Rui

Pois é___________a pobreza mora mesmo aqui___AO NOSSO LADO!!! seria bom que as pessoas não se esquecessem disso______________é só mesmo OLHAR PARA O LADO!!!

Beijinhos

Juℓi Ribeiro disse...

Rui:

Este é um problema mundial.
Existe muita burocracia e demagogia.
Faltam ações, atitudes e boa vontade.
Quantas pessoas morrem de fome
por dia no mundo?
Que triste realidade...
Sabe a história do passarinho que queria apagar um incêndio?
Todos diziam que ele era um tolo que nunca conseguiria.
Mas ele respondeu: Eu estou fazendo a minha parte.
Se existisse mais união e todos fizessem a sua parte, poderia ser melhorada a vida de muitas pessoas.
Você está fazendo uma grande ação divulgando este fato.
Parabéns pela postagem.
Um abraço.

Maria P. disse...

É hoje realmente. Assunto difícil de comentar...tanta injustiça.

Um abraço.

Avid disse...

Post bem conseguido para este dia. precisamos falar e gritar sobre este tama. Quem sabe entao assim... acordamos?
Bjs meus

Afonso Faria disse...

Olá, é sempre bom, gratificante ver alguém a pensar alto esta problemática, e que problemática!Tenho estado muito sensível(e envolvido como voluntário) em muitas acções englobando o tema, e muito tenho reflectido só e em grupo. Há dias, numa reflexão deixava alguém esta questão como desafio: Já viram que cada vez mais proliferam as organizações, entidades e afins que como cogumelos aparecem para "acabar com a pobreza" diminuir os marginalizados, e apesar destas iniciativas o número de pobres, excluídos e marginalizados não pára de aumentar?Será esse o caminho correcto? DEIXOU-ME ABALADO! Constato e não sei ainda que dizer!

adrianeites disse...

é um flagelo e urge fazer algo visivel e com expressão!

cp's

bom post

Joana disse...

Pois é, nem o Prémio Nobel ao senhor do microcrédito impulsionou a luta pela erradicação da pobreza!

Também postei no meu um plano de actividades para este dia, até porque o recebi de um antigo aluno meu, mas confesso estar um pouco desencantada com o tanto que não se faz contra este flagelo.

Jinhos.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá Rui,Passei para deixar-te muitos beijinhos com carinho.
Fernandinha

Pena disse...

Simpático Amigo Rui caetano:
O que relata com requintada escrita, expressa bem a sua grandiosa solidariedade para com a erradicação e a sua preocupação contra a miséria e pobreza no mundo.
O que traduz em palavras ao fluir da sua profunda escrita é de uma notável atitude de grandioso Ser Humano que vem alertar quem de direito para proporcionar um maior bem-estar, harmonia e qualidade de vida de todas as pessoas.
É um gesto profundo que merece veneração pelos seus sentimentos plenamente sentidos e notáveis.
Um Bem-Haja pelo seu puro sentir e estar numa sociedade contemporânea que só o dignifica. E, muito!
Adorei!
Abraço amigo e caloroso pela atitude e deslumbrante escrita.

pena
Regressarei sempre, acredite?

Madeira Inside disse...

Infelizmente este dia durará muito tempo se os mais poderosos nada fizerem!!
Já reparaste que são os mais "pequeninos", os menos ricos, que ajudam os outros!! Ai está....se os outros fizessem o mesmo!!

Beijinhos
Adorei o texto...

Diego. disse...

isso acontece por que interesses pessoais "milagrosamente" tornam-se mais importante que os interesses comuns, sempre que o egoísmo toma conta alguma coisa dá errada e neste caso até utopias acabam se tornando perigosas.

Anónimo disse...

Infelizmente a pobreza é um mal que não terá solução tão cedo, pois continua-se a desperdiçar por um lado e por outro lado há gente que morre a fome. Gostei do seu texto de opinião no DN de hoje. É bom mandar pra cabeça para o ze povinho abrir a pestana!.

Maria João disse...

A grande pobreza existe materialmente, mas também dentro de nós. Não esqueçamos também esta pobreza que leva ao rancor, ao ódio, à indiferença, à raiva, à vingança... A pobreza de princípios e valores também pode ser muito grave...

beijos

sofialisboa disse...

não me conheces á muito mas posso dizer-te que uma dos assuntos que gosto de falar é da pobreza que existe á nossa volta e ninguém vê ou não quer ver, ainda bem que já tem dia para que as pessoas ao menos num dia lembram se que ela existe. sofialisboa

Jo disse...

Um investigador americano, na rádio, outro dia (n sei o nome):
- Qual é o maior problema que a humanidade enfrenta hoje?

- A ignorância e uma má distribuição do poder. Muitas pessoas hoje com poder estão a tomar más decisões, em parte porque são ignorantes, em parte porque são más.

Sem comentários...

Beijo*

Madalena disse...

Olá. Obrigada pela visita ao "rios".

Gosto do sentido de serviço deste blog.
Sim a pobreza existe e há muito tempo no nosso país e com políticas como as actuais tenderá a acentuar-se. Daí teremos também de ser nós, sociedade civil, a não olhar para a distância só e proteger os fracos que nos rodeiam. Não falo de esmola. Falo de acções de pura justiça fáceis de conseguir se vontade houver.

M

Berta Helena disse...

Bom mesmo era que resultasse. Que não fosse só mais um dia...

Abraço.

o segredo da lua disse...

Obrigada pela visita e volta de novo ;)

Anónimo disse...

Como seria bom que não fosse utopico a erradicação da pobreza, cada dia aumenta, e o grave da questão é que no banco alimentar deitam fora comida fora de prazo...
será importante declarar essa vergonha?...o dia, aqui deixo meu lamento, e meu bem haja por lembrar
nunca é denais...

Doce beijo

il _messaggero disse...

...os 800 milhões de pessoas que escreveu, referem-se segundo a ONU a fome crónica o que ainda é mais grave...

O que é engraçado é que pese toda a boa vontade demonstrada em cimeiras internacionais e em convenções do género - recordo os Ojectivos do Milénio cujo 1º passa por erradicar em 2015 toda a fome e pobreza do planeta - a verdade é que assiste-se a um desinvestimento cada vez maior nos montantes dados para ajuda..tirando os país nórdicos e a Holanda, os restantes países que pertencem aos clube dos chamdos países desenvolvidos afectam percentagens abaixo do esprado para projectos de ajuda ao desenvolvimento e cooperação...

Dá que pensar...

Anónimo disse...

Mas o PS não está no poder em Portugal, não poderia fazer alguma coisa? E os socialistas o que fazem com a internacional socialista? Não basta lamentar é preciso agir e o PS não age porque não quer! Isto é que é a verdade que custa a ouvir, não é?

Alda Inácio disse...

Vencer a miséria, tirar a fme do mundo ...parece utopia no entanto a nossa luta aqui na blogosfera vai obter êxodo tenho certeza. O dinheiro existe para tal, necessário se faz redividir a renda para que todos possam ter comida. Grande iniciativa dos blogueiros divulgarem idéias tão humanas e necessárias. Grande abrço e parabens. Alda

António Inglês disse...

Vim juntar a minha à vossa voz...
Mas acho que não chega...
Um abraço
José Gonçalves

Rui Caetano disse...

Ao anónimo.

Concordo plenamente com a tua opinião. O PS está no poder em Portugal e pouco tem feito nesta matéria.

RDSER disse...

A fome devora o mundo e tudo que nele há!
Bjim

7 disse...

Ora um blogue que desconhecia e que merece toda a atenção. Obrigado pela passagem no meu blogue e e pelas palavras dirigidas. Sobre a causa que esta publicada não pude também ficar indiferente e juntamente com o Blogue "Valores Portugueses" que convido já a visitar, também aderimos à causa. Gostei deste espaço e vou juntar aos meus blogues de visita regular. Abraços.

By Ana D disse...

N�s, brasileiro, temos a imagem de que na Europa a pobreza � menos vis�vel...Quando eu estive em portugal , pelas ruas do Porto, pude ver, surpresa, que embora seja em menor quantidade, existem por a� pessoas pedindo nas ruas , acho que na maioria imigrantes . � um problema s�rio esta desigualdade social no mundo todo. Enfim...

jotaeme disse...

Rui: Pobreza, existe sim senhor, uma mais suportável que é aquela em que os rendimentos do trabalho passam a não ser suficientes para as despesas do dia a dia, aoutra pobreza, aquela em que muitas pessoas afundam na fome e exclusão, muitas vezes aliada a outros problemas de índole social como solidão e isolamento dos seus familiares próximos e que os rejeitam...é um problema mundial sim senhor e os poderosos economicamente têm de olhar um pouco mais para esta classe de gente, antes que seja tarde demais!
Jorge madureira