quinta-feira, 11 de outubro de 2007

CORRUPÇÃO!

O PS-Madeira entregou hoje ao Procurador-Geral da República um dossier com informações e documentos sobre indícios de corrupção na Madeira.
Iniciativa louvável, pois os partidos políticos, pela responsabilidade que assumem perante as populações, deverão estar na linha da frente no combate a todos os fenómenos de corrupção.
Tem havido imensas conversas: ouve-se falar nos cafés sobre situações obscuras.
Comenta-se as riquezas apressadas e com pouca justificação de determinadas personagens da sociedade madeirense. Diz-se baixinho que há novos ricos de uma hora a outra que há tão pouco tempo viviam do seu ordenado.
Lê-se, na comunicação social, que certas individualidades, que ocupam cargos de relevo na política e serviços públicos da RAM, adquiriram apartamentos de luxo a preços de saldo, segundo disseram, a metade do preço.
Conversa-se entre os amigos que há políticos a aprovarem leis que vão beneficiar directamente os seus interesses privados.
Existe o caso Funchal Centrum, existe o relatório da auditoria à CMF, existem os casos do Hotel CS e do Hotel Vila Galé, existem as palavras do Vice-Presidente do Governo Regional a afirmar que há "negociatas" na CMF.
O que fez o PS-Madeira? O PS-Madeira não se limitou a falar do assunto, o PS-Madeira não se restringiu às palavras. Juntou documentos, recolheu informações, reuniu testemunhas e entregou tudo ao Procurador-Geral da República. Onde é que está o problema?
A decisão do PS-Madeira em entregar o dossier ao PGR foi uma opção acertada, coerente e com visão política.
Esta iniciativa desencadeou uma série de reacções, de alguns comentários e de certas preocupações incompreensíveis e muito difíceis de justificar..
Ora, se o PGR aceitou receber o Secretário-Geral do PS-M é porque considerou acertado e pertinente o pedido de audiência. Se o PGR recebeu o dossier e esteve em audiência com o Jaime Leandro durante 1 hora e 30 minutos foi porque queria ser informado ou então o Jaime Leandro tinha muitas coisas para dizer.

18 comentários:

Laura disse...

Olá..Mais valia que descobrissem um spray que desse cabo dos corruptos todos de uma vez e..ficaríamos divinamente, livres deles todos, mas...

Carminda Pinho disse...

Olá Rui!
Vi a entrevista que o SG do PS Madeira deu à SicN. Pareceu-me bem a sua atitude. Também o ouvi dizer que existem igualmente gentes do PS que não estão isentos de culpas.
Esperemos que tudo seja averiguado e que se punam os culpados, sejam eles de que partido forem.

Um abraço e, muito obrigada pela sua visita.

Carol disse...

Rui, antes de mais nada, obrigada pela visita ao meu blogue. Torga é, de facto, um poeta do Mundo!
Quanto ao post que escreveste... Pergunto eu: qual é o problema de se denunciar a corrupção? Só porque se é doutro quadrante político, tem que se baixar a cara e fingir que nada se passa?! Muito mal vai o país que condena as denúncias de crimes graves ( e não só)!
Há que investigar e chegar à verdade dos factos. Depois sim, poder-se-à dizer se foi uma simples querela política ou não.

Anónimo disse...

Corrupção???? Onde? Onde?....onde está?...não estará o meu amigo enganado? :)))))
Desculpe a brincadeira (com coisas sérias), mas a verdade é que mais vale sorrir.
Agradeço e retribuo visita ao meu cantinho.

Saudações sinceras!

São disse...

"A opinião pública, marasmada pela indiferença, desabitua-se de pensar e perde o justo critério por que se julgam os homens e os factos."

Ramalho Ortigão escreveu estas palavras em 1877(!!!) e parece terem sido escritas hoje, não é?

Saudações!

Corvo Negro disse...

Isto que foi feito agora já devia ter sido feito há mais tempo.... O problema é que apesar de tudo isto, o PSD vai continuar a ganhar eleições porque o povo madeirense é muito burro...

Carracinha Linda! disse...

Infelizmente neste país a corrupção espreita a cada esquina. E acho que só vai é piorar. Sim, porque determinados casos de corrupção são denunciados e vão a julgamento e, no fim, acabam todos por sair impunes.

Bom fim-de-semana!

João Ricardo Vasconcelos disse...

Pois... Os fenómenos de corrupção tendem a acentuar-se. No caso da Madeira, esta pode ser aliás uma das consequências da falta de rotativismo no poder.
Para além de todas as outras razões evidentes, a alternância no poder na Madeira seria um excelente remédio para este tipo de situações.

PS: Parabéns pelo blog. Acompanharei.

stylife disse...

"Política e corrupção parecem acompanhar a saga humana na perspectiva do exercício do poder".
O problema grave é que para além da corrupção, este parece ser um procedimento tão natural e normal como o da necessidade de um ser humano se alimentar:(

isabel mendes ferreira disse...

serviço público. o teu blog.




_______________

que visito com imenso prazer.~~~


bom dia Inteligência.
~


beijo.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Também quero reforçar a ideia de que todos não somos de mais para exigir uma maior transparência de actuações e um mais eficaz combate aos que prevaricam.

mixtu disse...

lamento todos estes processos, a verdade é que o regime de direito democratico necessita dos politicos...

abrazo europeo

CL disse...

Digamos que essa situação corrupção está por todos os lugares, nos minimos gestos, daí vemos ond evai o egoísmo dos seres humanos!!!

Lusófona disse...

Olá Rui!! A corrupção é uma doença já muito antiga, e não há estudo e tecnologia que consiga acabar com ela... Infelizmente, eu não acredito que a consigamos eliminar.. e olha que sou uma pessoa bem otimista.

Beijinhos e um Feliz FDS
p.s. gostei muito do teu comentário e fico feliz por haver mais pessoas felizes com os seus amores =)

AEnima disse...

Ola

Apareceste no meu blog e eu ainda nao tinha tido a oportunidade de retornar a visita.

Admito que nao conheco muito sobre a realidade do nosso Portugal insular. Estou a ler-te com interesse e a aprender contigo.

Quanto ao post de hoje, deixa-me dizer-te que nao faco ideia de quem compoe o PS_Madeira, nem o que tem feito. Assim, de fora, parece-me que a atitude do PS-Madeira uma accao planeada estrategicamente e muito bem pensada - o que nao significa que os seus membros sejam isentos de corrupcao. Parece estar a surtir os efeitos desejados, nao?

Anónimo disse...

Não percebo é porque o PS-M tem nas suas fileiras o ex-amigo do Cunha e Silva e dos Advogados do regime, SMS.
Será ele o autor do blog anónimo e ofensivo, aqui publicitado, o que é de lamentar, dr. Rui?
Coerência?

Lapa disse...

Neste caso, há que dizer sem qualquer pejo: Parabéns PS Madeira.

Carreguem nessa canalhada.

Anónimo disse...

Recurso sobre o 'Funchal Centrum' leva sopa em Lisboa
providência cautelar de acção popular não passou no Funchal ...nem em Lisboa
Data: 21-05-2008

O Tribunal Central Administrativo Sul (TCAS) negou provimento ao recurso interposto por Eduardo Welsh e confirmou a sentença cautelar proferida a 11 de Dezembro de 2007 sobre o 'Funchal Centrum'.