segunda-feira, 22 de outubro de 2007

SER OPOSIÇÃO NA MADEIRA II


Quadro de Salvador Dali, nascimento de um novo Homem
Desfraldar a bandeira do maior partido da oposição na Madeira é encarado, por determinadas mentes, como uma injustiça e traição ao instituído, e talvez por isso tentem depreciar todo o tipo de iniciativas do PS, seja pelo que faz ou que não faz.
Isto é, por um lado, censuram o PS-M de não se abrir à sociedade, mas por outro, quando um independente, quadro dessa sociedade civil, reconhecido pela sua competência, adere ao projecto socialista, juntam-se todos a enumerar os seus defeitos e a menosprezar a sua atitude cívica.
Se o PS-M segue uma estratégia de combate cerrado ao PSD, fiscalizando os actos administrativos, defendendo o estado de direito e combatendo a corrupção, caem montanhas de críticas, alegando a inexistência de provas e que o PS procura apenas o mediatismo dos holofotes, não empreendendo uma oposição construtiva.
Se o PS-M adopta uma estratégia sustentada em propostas credíveis, com um programa alternativo, argumentam que não estão no governo e então desvalorizam-nas, catalogando-as de irrealistas e despesistas, contudo, se as mesmas surgirem, pouco tempo depois, como acontece tantas vezes, nas promessas dos do poder, aí as propostas já são boas, são credíveis e o dinheiro já não é problema.
E há mais. Se os eleitos do PS-M só aparecerem em época de eleições, são acusados de só se lembrarem do voto neste período. No entanto, como se manifestam diariamente e pressionam quem governa, censuram-nos na mesma, protestando que só aparecem para dar nas vistas.
Não obstante, em relação ao PSD, que aparece todos os dias, em todos os meios de comunicação social, várias vezes ao dia, é só elogios. Então, em que ficamos?
Os partidos da oposição, com um estatuto próprio legislado, mas não respeitado, têm dificuldade em interferir, de um modo directo, na acção concreta do governo e quando o conseguem a visibilidade recai sempre no poder, não sendo assim possível fazer passar a mensagem de uma alternativa, porque, como se vê, os canais estão todos bloqueados.
Devido à forma como se exerce o poder na Região, a sociedade civil da Madeira vive condicionada, em alguns casos, dependente, não reage, acomodou-se. Fala alto, lamenta-se muito e, sem se envolver numa única causa que contrarie a maioria, habituou-se a pedir ajuda aos partidos da oposição, sem qualquer reconhecimento posterior.

24 comentários:

Sol da meia noite disse...

Fazer que alguém se sinta dependente, é um truque... a partir daí, é só abusar...
*

Menina do Rio disse...

Querido,
Obrigada pela visita no Menina do Rio e por tua doce presença em minha festa!
Desejo-te um ótimo começo de semana!

beijos

Luadosul disse...

Fico agradecida pela tua visita e comentario! Mais eu nao posso opinar do que escreves! Pena nao ter os conhecimentos suficientes!
Muitos saludos com carinho

Anónimo disse...

Sou so uma mulher apaixonada
que vive em um mundo encantado
Uma lagrima, um beijo
~~An Angel's Tears~~

Su disse...

não reage........pq tem medo......

jocas maradas

Anónimo disse...

«quando um independente, quadro dessa sociedade civil, reconhecido pela sua competência»

O que?

O CP reconhecido pela sua competência?

Vá perguntar na ACIF e depois falamos.

Tiago R Cardoso disse...

Acredite que não é exclusivo da Madeira.

Barbosa du Bocage disse...

Já lá diz o velho ditado, não há mal que sempre dure....o tempo tudo resolve, embora por vezes seja necessário dar um empurrão..

quintarantino disse...

Infelizemente, têm um problema tipo "pescadinha de rabo na boca".

amsf disse...

Sociedade cívil...na Madeira! Onde?!...Onde!?...Todas as áreas que pudessem ser de afirmação da sociedade civil são "capturadas" pelo poder por forma a que ninguêm as use para por em questão o poder (político, económico, cultural, desportivo, etc)!

É da natureza do poder expandir-se enquanto que o estado natural das pessoas tende para a acomodação pelo que é fácil perceber qual o resultado.

As oposições políticas não podem desmoralizar-se com base nas críticas "construtivas" de certos fazedores de opinião. A oposição tem que se habituar a falar e hagir para ouvintes silenciosos que não deixam transparecer qualquer reacção. Aqueles que muito gostam de opinar publicamente sobre a oposição não tem outro objectivo que não seja desmoraliza-la perante o eleitorado bem como desmoralizar os próprios membros da oposição. Se o poder tem ou constroe a sua credibilidade política a oposição também tem que saber construir a sua. Por expriência própria sei que é fácil dizê-lo mas dificil fazê-lo. A oposição na Madeira não pode, como vem pensando nos últimos 30 anos, pensar que a "mudança" se dará nas próximas eleições. Quem assim pensa e haje está a adiar a "mudança" e está condenado a desistir ao fim de dois actos eleitorais. Nem sempre é assim porque há muito boa gente que vive à custa dos lugares remunerados que os partidos da oposição ainda dispõem (deputados e vereadores camarários). Se estas remunerações não existissem a oposição, enquanto fixadora de quadros válidos, teria uma "imagem" mais degradada.
Sinceramente não sei se os partidos políticos (poder e oposição) atraem quadros válidos ou se os quadros ganham a "imagem" de válidos pela visibilidade que adquirem por pertencerem a um partido ou por terem um cargo político!

Jay Dee disse...

só a imagem do Dali, diz tudo

vieira calado disse...

O quadro do Dali, com certeza que não se refere ao homem-novo nascido do poder instituído na Madeira.
Boa semana para você

Anónimo disse...

O ze povinho nao reage porque não tem capacidade intelectual para isso o que os leva a ter medo do que lhes possa vir a acontecer depois.. É próprio duma pseudo-democracia.

Vista de dentro disse...

Rui Caetano,

Entendo que são tantas coisas acontecendo que as pessoas já não sabem o que é realidade, -entre realidade e o que se pensam que é realidade.
Por outro lado às pessoas já não se sentem responsáveis pelo que fazem porque já têm a quem lhes diga o que fazer, tornando-as assim completamente dependentes!

(A)braços e obrigada pela visita :)

M.C

Joana disse...

Bonito quadro! ;)


(Estou a ser irónica, mas a tela do Dalí é sublime!)


Jinhos.

São disse...

Obrigada pela visita, que espero ver repetida muitas vezes.
Quanto à situação na Madeira, que se arrasta há anos, a sério que não a consigo compreender, mas deve ser por burrice minha...
Bem haja!

Anónimo disse...

Pois, caro dr. Rui: a política é dificil!
Já sabíamos.
Mas o PS-M tem de ter um discurso e um projecto políticos próprios e construtivos. Isso é o MÍNIMO que se exige de um partido.

Quanto aos "independentes" mais importantes (1 no Funchal e 1 no Porto Moniz) (que parecem de DIREITA ou de extrema direita), valha-nos Deus: está a ser ingénuo... Só que o Povo está a vê-los bem e daí a má votação.

António Inglês disse...

Ser oposição na Madeira deve ser tarefa séria...
Quanto ao acesso aos orgãos de informação, não é um problema da Madeira, é um problema do Portugal real.É que são na maioria das vezes as autarquias que sustentam com os anúncios e publicações que fazem, os orgãos de comunicação social locais.
Por isso a oposição não tem voz.
Uma abraço
José Gonçalves

S. disse...

Retribuindo a visita que fez lá pela minha caixinha... Espero que volte amiúde!!! Eu vou voltar cá às suas urbanidades que me parecem muito bem... e belo quadro... Dalí é um dos meus favoritos!!
Boa semana!

Anónimo disse...

É no mínimo curioso e intrigante a posição actual dos deputados socialistas madeirenses relativamente à LFR! Então há um ano atrás esta lei era "boa" para a Madeira (como atesta o facto dos deputados socialistas eleitos pela Madeira terem então votado favoravelmente à mesma) e, agora, já não presta? Como é possível que aqueles que há um ano foram cúmplices desta lei venham agora dizer que estão a "negociar" com o Governo da República o seu voto relativamente a esta matéria?!! Eu cá penso que estes Srs. pensam que devemos andar todos a dormir! Ainda não tem seis meses o Dr. Jacinto Serrão aunciava que, se o PS-Madeira ganhasse as regionais, a LFR seria alterada. Pior a emenda do que o soneto, dois ou três dias depois vem a terreiro o Dr. Vitalino Canas dizer que a LFR é para manter.
Quando é que os Srs. do PS - Madeira, supostamente o maior partido da oposição na Madeira, conseguem perceber que os socialistas "de Cuba" estão-se literalmente marimbando para os de cá?!!
Mais, pior será se as pomposas acusações apresentadas, quer pelo Dr. João Carlos Gouveia, quer pelo Secretário Geral do PS - M, Dr. Jaime Leandro, não forem provadas! Garanto-vos, isso será o "fim do fim" do PS - Madeira.
Atenção: não dúvido que exista corrupção na Madeira, como existe em todo o lado. Duvido é que esses Srs. consigam fazer prova disso e, se assim acontecer, será o descalabro total do PS - Madeira!

Juℓi Ribeiro disse...

Amigo:

Fiquei muito feliz com tua visita!
Adoro receber teus comentários.

Perdoe a simplicidade do meu comentário, não tenho muito conhecimento do assunto.
Aqui no Brasil os políticos vivem mudando de acordo com os seus interesses.
Em um momento estão na oposição
e em seguida já não estão mais.
O povo não sabe em quem confiar...
É uma tristeza.
Penso que isto acontece em muitos lugares.
Escutei o vídeo que você postou.
Linda música, bonita letra,
bela voz.
Adorei.
Um abraço.

hora tardia disse...

ser oposição é sempre um desafio. inteligente e árduo as mais das vezes.



beijo.




/piano.

Diego. disse...

infindo jogo de interesses...tudo acontece para o sistema resolver seus próprios problemas...

adorei a imagem!

Anónimo disse...

O PS-M não deve queixar-se dos madeirenses porque votam no AJJ. Isso é um erro do PS-M.
O Ps tem é de conquistar mais votos sem chamar aos madeirenses de burros.