quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Novamente a criminalidade na Madeira


A criminalidade continua a aumentar na Madeira a um ritmo assustador, mas os responsáveis políticos, e não só, continuam a desvalorizar esta realidade sentida no dia-a-dia pelos madeirenses. O sentimento de insegurança que já existe não é apenas psicológico, como alguém disse, é real e bem real.

Estas entidades preferem enfiar a cabeça na areia e não se apressam a combater as causas desta problemática social.

Não é correcto tentarem comparar a nossa realidade com a de outros países, a dimensão é incomparável, os termos comparativos devem ser feitos com a Madeira de há 10 anos atrás, quando éramos o "cantinho do céu", em termos de segurança.

As causas são evidentes: resultam da pobreza, são pois cerca de 52 mil pobres, na Madeira. É o desemprego, são cerca de 8 mil desempregados, na Madeira. É o consumo de drogas e álcool sem controlo. É o absentismo e abandono escolar. É o aumento do desnível entre ricos e pobres e tantos outros factores.

Em síntese, se quem governou a Região foi apenas o PSD-M, esta onda de criminalidade é o resultado das políticas dos homens sós deste partido. Nunca ouviram a oposição, sempre desprezaram as suas propostas e ideias, por isso, são eles os donos deste flagelo social.

Assim, concluímos que o modelo de desenvolvimento imposto aos madeirenses pelo PSD-M falhou, as políticas sociais presas à subsidio-dependência também falharam profundamente.

Há que combater as causas. A polícia deve assumir o seu papel, mas necessitam de mais meios humanos e técnicos. O Governo Regional e as Câmaras Municipais não podem continuar a sacudir as suas responsabilidades, devem agir e intervir de modo eficaz no combate às causas.

18 comentários:

phillip disse...

tienes razon nunca se combaten las causas, lo que es peor, se profundizan, en todo el orbe la pobreza aumenta, a veces pienso, que lo humano esta en extincion, y solo resta como un objeto mas al uso del delirio capitalista....

un abrazo!!!

amsf disse...

São 55.000 pobres e não 52.000. São 22% da população!

O Profeta disse...

Pois é meu caro amigo, infelizmente aqui nos Açores acontece o mesmo fenómeno, aliado ao facto do retorno de pessoas que foram espulsas do canadá e Estados Unidos...

Abraço

Anónimo disse...

Concordo plenamente consigo, acho que as câmaras, por estarem mais perto do povo, são os principais culpados de todo o ambiente social na Madeira porque não sabem agir de forma a minimizar os problemas que levaram e continuarão a levar muita gente para o desemprego, drogas etc etc, tudo aquilo que causa o clima de insegurança e o aumento da criminalidade na Madeira. Isto é algo muito sério, e, para uma região turística com a etiqueta de pacata, está tudo a mudar demasiado para pior!

Tiago R Cardoso disse...

Muito bem escrito, uma visão de quem está no terreno e vê as coisas como devem ser.

quintarantino disse...

O problema é que não é só na Madeira.

Afonso Faria disse...

A isso chamo "globalização" A resposta está no verdadeiro exercício da cidadania. Infelizmente a "máquina" está a ser conduzida para que haja um abandono cada vez mais da participação dos cidadãos. Confunde-se mudança com evolução, criam-se "diversões" estimulam-se consumismos, esquece-se que o HOMEM ainda é o mais importante! Obrigado por teres pintado esse quadro (da minha terra)que desconhecia!

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá Rui, repito o que disse o nosso amigo Profeta.
Nós nos Açores estamos com o mesmo problema.
Beijo Grande,
Fernandinha

il _messaggero disse...

A política de combate às diferentes formas de exclusão social neste país - não é só na região - ainda é algo deficiente...Na região houve sim muito crescimento, mas pouco desenvolvimento, que é um conceito ligeiramente diferente - aliás os números apresentados no textos são taxativos...

E sim a subsidio-depedência é um dos grandes males que de padece a nossa região, levando por vezes a que se criem efeitos e consequências pervertidas como os aqui discutidos.

MMV disse...

Não poderemos dizer que o problema é da Madeira... Olhemos para um Portugal... São políticas do Estado Central... Porque esses problemas existem no continente há seculos, e na Madeira só estão a chegar agora... O que significa que muito se conseguiu isolar a Madeira desses mal-feitores!

Luís Galego disse...

O texto com já aqui foi escrito expressa bem uma realidade terrivel...Portugal está a transformar-se num condominio fechado, uma enorme favela.

Não obstante isso, tive que sorrir com a bela foto.

Parabêns Rui, pelo teu belo blog!

Alexan disse...

O problema que tamén ocurre en España, non se vai resolver con máis medios humanos e técnicos. Os cidadans teñen dereito a estar protexidos.Pero as causas son estructurais; vostede mesmamente o di: a probeza, o desemprego. As drogas, o alcohol, son froito da desetructuración da sociedade que provoca o absentismo eo fracaso escolar. A globalización do capitalismo salvaxe. Nos USA a xente non ten Mediciña gratuita e ahi moita xente que non se pode permitir o retiro é traballan ate a morte. Todo iste abuso, que xenera violencia, está baseado na riqueza escandalosa de alguns e na probeza escandalosa doutros, patrocinada por unha crase política corrupta.
Um abraço

Ishtar disse...

Que foto tan tierna... me gusta tu blog.. tienes curiosas ilustraciones.. muy colorido.

Saludos desde Venezuela

Bichodeconta disse...

E eu a pensar que a Madeira é um jardim... Infelizmente tem um Jardim(Alberto) ..Quem sabe um dia visitarei a Madeira, Sem Jardim.. Só o sol e o mar por perto..

Bia disse...

a criminalidade está a aumentar em todo o lado... mas deixem o gatito em paz ok?? ou terei que chamar a protectora dos animais :))
e os crimes psicologicos, e o nosso coração, a nossa alma? onde estão...
A criminalidade é fruto da sociedade que todos estamos a ajudar a construir.
beijo meu

Anónimo disse...

Infelizmente um mal que está surgindo pelos mais diversos locais, vamos ver até quando existerá insegurança.

Abraço e bom feriado.

samuel disse...

Deita um olho ao continente... talvez te "animes" um pouco.

Unknown disse...

Francamente, acho isto um falso problema. Ou melhor, se quisermos, um problema geral da humanidade, que vem sempre associado quer a tempos de crise, quer em tempos de "vacas gordas".

Criminalidade sempre existiu e sempre existirá. É um mal social que não se resolve com mais polícia ou com maiores medidas restritivas. É um problema de base, maior que a existência humana e é um produto da vida social.

Quanto ao nível de criminalidade existente na Madeira, posso com segurança dizer que ainda estamos a anos luz desta se tornar crónica. Os "gatunos" são quase sempre os mesmos e, na maior parte dos casos, estão bem identificados ou caso não estejam, são usualmente apanhados.

Há que tomar medidas sim. Mas sem entrar em histerias ou exageros, que em nada são benéficos para uma boa "solução" do problema.