domingo, 7 de outubro de 2007

O futebol e a injustiça dos adeptos

Apesar de não ser maritimista, como apreciador do futebol, hoje, fui ver o jogo do Marítimo com o Vitória de Setúbal. Assisti a um bom desafio de futebol, muito equilibrado, como seria de esperar, pois o Setúbal possui uma excelente equipa.
O que me faz escrever acerca do jogo não tem nada a ver, directamente, com o que se passou dentro do campo, mas comentar o comportamento dos adeptos maritimistas.
Nos jogos anteriores, que também assisti, quando o Marítimo jogava bem e ganhava com relativa facilidade, ouvia os adeptos a aplaudirem os seus jogadores de forma eufórica. O Makukula era cantado à maneira de um herói, o Kanu era acarinhado de uma forma comovente, o Marcos, a cada defesa, recebia uma montanha de aplausos. A cada jogada, passe ou remate do capitão Bruno ouvia gritos de euforia, aplausos por tudo e por nada.
Sentia um forte entusiasmo entre estes adeptos. A alegria era visível, e diziam que o Marítimo jogava como nos velhos tempos, e a continuar desta forma seria invencível.
Quando tudo corre bem é assim, mas à primeira dificuldade, o comportamento dos adeptos é completamente diferente.
Esse problema surgiu hoje contra o Setúbal. O Marítimo não dominava o jogo, os jogadores passavam por grandes dificuldades, o Setúbal teve enormes oportunidades para marcar e, se não fosse a espantosa exibição do Marcos, o Setúbal tinha mesmo vencido.
E os adeptos? Logo na primeira parte já se ouvia ofensas aos jogadores do seu próprio clube. Os heróis de ontem hoje foram tratados como forasteiros, como inimigos, como gente de ninguém. Eu que não sou maritimista, senti um ambiente de injustiça revoltante.
Ao Makukula chamavam "girafa" e "barrote preto" e que "não jogava nada". Uns diziam que era um jogo de "solteiros e casados", outros que "estavam com sono e que não vinham mais aos Barreiros". Outros chamavam "torrão queimado" ao Kanu. Alguns diziam "mexe-te encardido" outros que "os jogadores do marítimo estavam de ressaca", que "não faziam uma jogada que prestasse".
O guarda-redes Marcos, que fizera uma enorme exibição, quando pontapeava a bola, recebia apupos e impropérios que não reproduzo por respeito e porque precisaria de uma bolinha vermelha no canto do ecrã.
É bem possível que estes comportamentos de adeptos sejam normais em todos os estádios de futebol, no entanto, é injusto tratar desta forma uma equipa que até está a jogar bem.
No futebol, as equipas só são reconhecidas quando ganham jogos, não há nada a fazer. É o nosso futebol.

24 comentários:

Anónimo disse...

De facto, no futebol as vezes (para não dizer quase sempre) temos destas coisas. Se calhar os que insultavam jogadores estavam embriagados. Enfim... Estamos em Portugal :)

Soube do seu blog porque vi no DN-M que tinha um blog :), penso que deve saber quem sou eu, sou de São Vicente. Um dos mais odiados pelo pÊ-pÊ-deia, lol. Se tem MSN, adicione ai: wpcd@hotmail.com. Cumprimentos :)

Sol da meia noite disse...

Pois eu acho que as coisas funcionam um pouco ao contrário: Nos momentos em que os jogadores estão a precisar de força, ouvem insultos. E nos momentos em que tudo corre bem, ouvem palavras de incentivo...
Talvez a solução fosse, antes do jogo começar, alguém dizer:"Silêncio! Que se vai jogar futebol!!!" ;)

Beijinhos!

Anónimo disse...

Os adeptos, à entrada, deviam ser SUBMETIDOS ao TESTE de ALCOOLEMIA. Vão para o estádio embriagados e depois não sabem distinguir as cores do seu clube das do adversário. Não basta proibir bebidas alcoólicas no interior do estádio se deixam entrar pessoas em transe alcoólico.

Mortisa disse...

Obrigado pela tua visita ao meu blogue.

Ainda bem que gostaste. A tua visita será sempre bem-vinda. :)

Beijo
*

MMV disse...

Em todo é assim... Quando estou no continente ou na Madeira vou sempre que posso apoiar o Marítimo... Seja no norte, no sul ou no centro... Tento lá estar...

Este ano acredito no Marítimo... E eu irei sempre apoiar o Marítimo... E fui ameaçado de agressão em Setubal... Quando arremassaram objectos em Alvalade... Enfim... Sempre estarei para apoiar o Marítimo...

Quando se ganha diz-se maravilhas quando se perde as coisas mudam... é a natureza humana...

Lapa disse...

Infelizmente o futebol acaba por ser um espelho da vida resl...

É assim em tudo, de uma forma geral...

Abraços.

David disse...

O futebol não é mais do que o reflexo do país...dentro e fora de campo.

Anónimo disse...

Os adeptos não são justos

jawaa disse...

O futebol gera razões que que a própria razão desconhece...

Bem haja pela visita e pelas palavras.
Gostei de andar por aqui. Que beleza, aquele pormenor das mãos do casal de idosos!

Um abraço

adrianeites disse...

isso mete nojo não mete?

de bestial a besta num segundo!

cp's

Anónimo disse...

apesar de n entender mto de futeblo...
gostei do blog!

shalom!!!

impulsos disse...

O futebol é um mundo estranho onde para além dos interesses e da política a que estão sujeitos, ainda há os que o jogam na bancada e que se permitem ofender quem bem entendem sem que nada lhes aconteça, só porque pagaram um bilhete de entrada...

Beijo e obrigada pela visita.

sofialisboa disse...

entrar em blog de homem é assim, de vez enquando temos umas secções de futebol e assim nem conseguindo ler em diagonal, desisti, mas queria que soubesses que aqui estive e se gostas de fotografia aparece. sofialisboa

MEIO MALUCO disse...

E é mesmo assim o nosso futebol, é por causa destes comportamentos (e outros piores) que muitos dizem que o futebol é uma doença.

Mas olha, eu esta jornada só disse bem dos jogadores do meu clube :)

MMV disse...

Incrivel... Estava agora a ver o resumo... E é lindo observar o estádio quase cheio!

Unknown disse...

E o mais estranho é que toda a gente se comporta assim e vê isso com normalidade.
Um beijo

@Memorex disse...

Soube a existência do seu Blog, através da SURDEZ EM PORTUGAL. Gostei do que li, um espaço de textos muito abragentes na dita sociedade "democrática".

Voltarei certamente, com mais calma, os trabalhos universitários chamam-me... deveres lapidados ao sabor da brisa outonal.

Beijos
Memorex

Sei que existes disse...

Não entendo practicamente nada de futebol, mas acho que tens razão.
Beijinhos grandes

Anónimo disse...

Muitos adeptos do futebol são assim. São ingratos por natureza e com memória muito curta. Mas não são só os do Marítimo. São de todos os clubes. Também é vergonhoso os habituais insultos da claque feminina do Nacional fazem a tudo e todos.

Eu sou adepta de futebol, do Marítimo, mas nunca perco a esperança. Sei que há maus momentos, mas nesses momentos eles precisam de apoio e não de uma "política bota-abaixo".

Marcelino Teles disse...

É da bola que o meu povo gosta!!
Os subsídios do GR é que ditam as regras e as quotas dos associados já nada valem e, como tal, vão ao estádio chamar uns nomes ao árbitro, outras vezes aos adversários e finalmente aos jogadores da própria equipa!
Viva o estado d'alma desta gente que só sabe chamar ir ao futebol chamar por alguém!

il _messaggero disse...

Historicamente as grandes massas e ajuntamentos de pessoas são muito irracionais...e sendo o futebol reconhecidamente o desporto-rei deste país, não deixa de ser o espelho do mesmo.

Mas posso indicar que tal acontece por todos estes estádios por esse país fora e não apenas nos Barreiros como o post quer deixar transparecer...

Decorre apenas do exarcebamento de paixões que este desporto provoca...

il _messaggero disse...

Historicamente as grandes massas e ajuntamentos de pessoas são muito irracionais...e sendo o futebol reconhecidamente o desporto-rei deste país, não deixa de ser o espelho do mesmo.

Mas posso indicar que tal acontece por todos estes estádios por esse país fora e não apenas nos Barreiros como o post quer deixar transparecer...

Decorre apenas do exarcebamento de paixões que este desporto provoca...

Unknown disse...

Vamos por partes:

- Eu na época passada, apesar dos maus resultados da equipa, fui daqueles que sempre foi ao estádio para apoiar e sempre esperançado na vitória! No entanto, o que via revoltava-me ao ponto de ter dito e escrito "que o Marítimo não merecia os adeptos que tinha"...

- O que se viu a espaços no último domingo são resquícios daquele adepto que, por mim, era completamente afastado do futebol. Que não sabe o que é uma festa, não sabe reconhecer o mérito e o demérito, e vai para lá largar as frustrações da semana.

- E depois ainda temos que levar com aqueles que julgam que percebem de bola, mas na realidade, sabem tanto daquilo, como de pesca submarina de arpão...

Anónimo disse...

Olá,
antes de mais, quero agradecer o seu comentário no meu blog, fiquei muito contente.

Em relação ao seu artigo sobre o futebol e os adeptos...tem toda a razão...mas há que distinguir os adeptos dos fanáticos. Um bom adepto aprecia um jogo de futebol, tira pelo seu clube mas sabe reconhecer e admitir os erros da sua própria equipa e a da equipa adversária. Mas se quer saber, já estou farta de futebol, porque cá em Portugal a palavra DESPORTO significa FUTEBOL e o resto das outras modalidades simplesmente não existem! Isto sem falar na vergonha que vão fazer à pista do estádio dos Barreiros, o que é uma completa loucura!

Mais uma vez, obrigado!