sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Dia Mundial do Professor

Em 1994, a UNESCO consagra o 5 de Outubro Dia Mundial do Professor.

Esta iniciativa teve como principal objectivo alertar os governos de todo o mundo para a importância do nosso trabalho na área do ensino, da educação e da formação integral dos alunos.
Hoje, mais do que nunca, urge repensar o nosso sistema de ensino, nós, os professores, somos os principais interessados numa reforma educativa de futuro, estamos cansados de tantas indefinições e ziguezagues dos sucessivos Ministérios da Educação que, em muitos casos, nos têm desgovernado.
Não receamos a avaliação do nosso desempenho, antes pelo contrário, ansiamos por um sistema de avaliação mais justo e definidor dos méritos de quem se dedica de forma profissional e responsável à causa educativa.
O modelo de avaliação que existia avaliava pouco, contudo, um novo modelo só terá sentido se assentar em critérios de rigor, justiça e objectividade, com parâmetros bem definidos, evitando assim as subjectividades promotoras dos amiguismos e das injustiças.
Somos professores porque nos formámos científica e pedagogicamente, frequentando um estágio profissional, com aulas assistidas por orientadores, mas se existem situações que não cumprem este percurso, a responsabilidade é de quem governa.
Representamos a trave mestra da sociedade, pois somos nós que ensinamos, formamos e, na maioria dos casos, educamos as crianças e os jovens que passam mais tempo na escola com os professores do que em casa com os pais. Até já desempenhamos a função do entretenimento.

17 comentários:

Berta Helena disse...

Estou com a Unesco e com o Dia Mundial dos Professores, a coincidir, por sinal, com o dia da Implantação da República.

Um abraço.

Anónimo disse...

Uma opinião curiosa vinda de quem foi "a correr" para a RTP-M criticar os professores que, exercendo um direito consignado na Constituição da República Portuguesa, manifestaram-se em frente a uma unidade hoteleira, onde marcou presença o Sr. Engenheiro (??!!) Sócrates, aquando da sua vinda à Madeira!

Rui Caetano disse...

Ao sr. anónimo.
Em primeiro lugar, é mentira que eu tenha ido para a RTP-M criticar os professores. Em segundo lugar, se uma manifestação de professores é ofender as pessoas, é atirar termos pouco dignos a quem passa, estamos entendidos.
Além disso, o Sócrates veio à Madeira como candidato à liderança do PS e não como governante.
Não nos podemos esquecer de que somos educadores e devemos dar o exemplo.

jotaeme disse...

Amigo Rui Caetano!É por estas e por outras que certas mentalidades se instalam e ousam denegrir a imagem do Professor! Mas não se enerve não, aqueles que o fazem. irão ter o retorno devido quando virem os seus descendentes mostrarem toda a sua sapiência devido a esta "cruzada" dos pretensamente inteligentes...
Um bom 5 de Outubro!
Jorge madureira

Alien David Sousa disse...

Rui, já o escrevi noutro blog. Os professores neste momento estão a ser tão mal tratadados que quase são os "vagabundos" destas nossa sociedade empregadora. Com o devido respeito para os desgraçados dos vagabundos. A minha area é outra. A publicidade. Mas tenho uma amiga que este ano ficou de fora nas listas porque é professora do segundo ciclo e os professores do 3 ciclo ficaram com as turmas do 3 e do 2 ciclo. Ora isto é um perfeito disparate! Só este governo. Expliquem-me isto porque eu não entendo, assim como não entendem os professores que este ano ficaram de fora.Algo está podre
Saudações alienígenas Rui

Cöllybry disse...

Bem merecem esses lindos Seres que ensinam...

Doce beijo

Sol da meia noite disse...

"Representamos a trave mestra da sociedade, pois somos nós que ensinamos, formamos e, na maioria dos casos, educamos as crianças e os jovens que passam mais tempo na escola com os professores do que em casa com os pais."

Grande verdade!

Beijos!!1

MEU DOCE AMOR disse...

Um sistema coerente.

Um beijinho doce

Silvia Madureira disse...

Eu assino por baixo esse texto.
Concordo com tudo! Essas palavras são as que digam imensas vezes!
Só vou dizer mais uma frase (encarem como um desabafo):
Façam o que quiserem, avaliem como quiserem, ponham as leis que quiserem...mas não façam mais sofrer aquele que sofre simplesmente porque escolheu ser professor.

Beijo

mixtu disse...

ainda sou do tempo que pela serra da estrela, a pessoa mais importante era a professora primária, que só podia casar com alguém de sua condição...

um país educado e com educação... precisa-se

abrazo europeo desde o Mali

joaninha disse...

Pois é! Professores os maus da fita! Mas verdade, verdadinha, nunca fomos muito bem tratados embora sejamos os primeiros pilares de quem depois nos venha a governar...
Gostei do texto.
Obrigada pela visita e eu cá voltarei mais vezes

Lapa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camilla. disse...

não estou,sou faminta d'alguém,alguns ...
am(d)ores,am(d)ores.

Lapa disse...

Na minha opinião venceu Cavaco Silva a parada deste 5 de Outubro.

Phantom of the Opera disse...

É uma realidade dura, os meus passam mais tempo na escola.

A sociedade assim obriga.
Abraço

momentos disse...

Precisamos de uma mudança rápida neste sistema governamental, qualificação para o professorado, reestrutura no ensino...nossas crianças merecem e precisam de escolas modelos.

Um grande abraço.

coisa má disse...

E o melhor do dia do professor é que foi feriado! que melhor homenagem?