quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Pequena Criminalidade

Ontem, 17 de Outubro, li na Comunicação Social o seguinte:

"Ladrão furta idoso em cadeira de rodas";
"Levaram dinheiro de uma empregada";
"Assalto a restaurante de comida vegetariana".
"Tentativa de furto em cabeleireiro";
"Apanhado a tentar passar a linha da caixa registadora, sem efectuar o pagamento";
"Carteirista ataca jovem na "Avenida do Mar";
"PJ apreendeu 6,1 quilos de cocaina e deteve avó de 61 anos que levava a mala da coca";
"Assalto a bomba de gasolina de São joão";
"Assalto a bomba de gasolina à mão armada";
"Bar assaltado no Poço Barral".

Estes dados referem-se apenas a um dia da semana.
Ninguém vive fechado numa torre de marfim, sabemos que esta é uma realidade que existe em todo o país e em todo o mundo, não é essa a questão. O que pretendo alertar é para o facto de esta pequena criminalidade crescer, sem parar, a cada dia que passa.
Antes, a Madeira era conhecida como um "cantinho no céu", no entanto, hoje, perdeu esse estatuto, hoje, a insegurança e o medo é o sentimento dos madeirenses.
Quanto a mim, entre outras razões, a principal causa desta realidade deve-se à pobreza extrema que já existe espalhada na nossa terra.
E este problema social não será o resultado do modelo de desenvolvimento que se implementou na Região, ao longo destes anos?

19 comentários:

mixtu disse...

fiquei sem saber se os ladrões foram apanhados, senão foram vou para aí, preciso de dinheiro e por aí a policia é fraca :)

abrazo europeo

Miosótis disse...

Ui...isso infelizmente é o pão-nosso de cada dia!
É mais fácil roubar que trabalhar!
Bom fim de semana que se aproxima.

Isabel Filipe disse...

é uma tristeza se a Madeira se está a tornar no local inseguro ...

apesar de tudo é muito melhor que aqui o Continente ... acredita.

estive aí de férias em Junho passado e andei à vontade por todo o lado ... mas foi só uma semana ... e claro que numa só semana não dá para ver este género de coisas ...

beijinhos

Gabriela Gomes disse...

Olá, Rui.
Fico feliz que tenhas gostado do Blog e da pitada de humor.

Uma visita de Portugal? Que ótimo!
Retorne quando quiser, és bem vindo.

E quanto ao seu post, infelizmente o crime se espalha pelo mundo inteiro.

Um abraço.

susana disse...

Penso que não é só a pobreza o causador principal!Entra todos os dias no nosso país a escória de outros países ( brasil, ucrania. etc) que se misturam connosco e nso trazem valores como:- Vida fácil, prostituição e roubo!
Os jovens já falam á brasucas e agora começam a agir como eles!

Aninhas disse...

Desculpem o tom da intervenção mas agora os culpados são a escória de outros países?
Não sabia que quem emigra para trabalhar porque vive mal é escória. Estamos sempre a aprender!
Penso que os franceses, os belgas, os suiços, os venezuelanos, os norte americanos, os canadianos, ente outros, pensam o mesmo da "escória portuguesa" que invadiu e invade os seus países.

É sempre mais fácil deitar as culpas para os de fora do que abrir os olhos e espreitar para a realidade portuguesa, para o sistema que construímos, para o fosso social, para a corrupção interna, para a falta de trabalho, para a precaridade das condições de trabalho, etc.etc.etc.

sofialisboa disse...

triste...sofialisboa

MMV disse...

Sinceramente acho que é o governo PS que cria esses ladroes... A lei protege os gatunos... Enfim... A PSP sabe quem sabe mas nada pode fazer... leva-os la dentro e passando algumas horas estao cá fora...

Falta-nos política de DIREITA a sério! Prender esses gatunos... Fazer como o Le Pen queria fazer em Franca...

eheheh

PoesiaMGD disse...

Dessa região e do mundo, afinal! Embora não seja só iso...
Um abraço

SILÊNCIO CULPADO disse...

Quero informar que Alda Inácio do blogue Crítica & Denúncia, do Brasil, nos propôs,em resultado da "concentração" de ontem no Notas Soltas, criar um blogue universal com um banner para os nossos blogues. Estou em contacto com ela para ver como nos articulamos. Conto contigo para este passo que penso ser de alguma importância e que poderá ser o início de outros que podemos dar. Todas as colaborações são poucas e indispensáveis por isso, se puderes, colabora com as tuas sugestões e ofertas de disponibilidade. É preferível fazermos pouco a nada e, pior ainda, ficarmos parados.Recebem-se sugestões em Silêncio Culpado.
Um abraço

GarçaReal disse...

Claro.
É sabido que quanto maior o grau de pobreza, maior a criminalidade.

O problema é travá-la.
Medidas????



bjgrande

Diego. disse...

o medo e o "terror" j� est�o se tornando culturais...ultrapassaram o status moment�neo.
o medo tomou o mundo de assalto!

SILÊNCIO CULPADO disse...

Quero informar que Alda Inácio do blogue Crítica & Denúncia, do Brasil, nos propôs,em resultado da "concentração" de ontem no Notas Soltas, criar um blogue universal com um banner para os nossos blogues. Estou em contacto com ela para ver como nos articulamos. Conto contigo para este passo que penso ser de alguma importância e que poderá ser o início de outros que podemos dar. Todas as colaborações são poucas e indispensáveis por isso, se puderes, colabora com as tuas sugestões e ofertas de disponibilidade. É preferível fazermos pouco a nada e, pior ainda, ficarmos parados.Recebem-se sugestões em Silêncio Culpado.
Um abraço

adrianeites disse...

assustador!

Silvia Madureira disse...

Isto verifica-se no continente e nas ilhas...está mau...porquê? Não sei...às vezes não é o não querer trabalhar...há pessoas que querem mas não há...já pensaram no número de fábricas que fecham por dia em todo o país? E o que fazem os desempregados? E o que faz a família que dependia deles? E o que fazem às contas que contavam pagar...

A minha perspectiva é a seguinte: o desespero está-se a propagar.

um beijo

Su disse...

opsss tantas pequenas coisas.....para encher...........

não se vendeu nada ontem ilicito?
não se "fugiu" ao fisco?
não se "sacou" nada dos cofres?
não se negociou sobre as "cabeças de outros"?

esse ontem afinal só foi feito de coisas pequeninas.
..miudinhas..pobrezinhas.....
tudo inho/ito.......
como a vidinha de cada um....
como o país pequenino que temos......afinal isso é probreza

mas os euros....onde estão?

a maioria está à solta....será?

jocas maradas

marisa disse...

Um facto que muito me preocupa é a crescente crise no sector da construcção civil,que tem elevado para números astronómicos,os desempregados (muitos sem direito a subsídio de desemprego, porque nem todos os patrões fazem os respectivos descontos para a segurança social e a fiscalização nesta área ainda é muito fraca). Penso que esta realidade em muito contribui para o alastrar da pobreza, em famílias que até agora até se `desenrrascavam` mensalmente.
Para além disso, a toxicodependência também tem vindo a aumentar por cá...E o dinheiro fácil é muito apelativo...

A Professorinha disse...

Quando saí daí já se falva do aumento da violência... O que é uma pena pois a Madeira é um paraíso... Acho que deviam ser tomadas medidas para acabar com tanta violência...

Fica bem

Lu disse...

Concordo que a pobreza no mundo é de muitos e a riqueza de poucos. Mas nada justifica a criminalidade. Acho que muitas pessoas se acomodam ou simplesmente acham que o roubar, o furtar, enganar é mais fácil. Sim, tem muita gente assim. Claro, não descarto que há pobres e miseráveis sem condições ao menos de comer um pedaço de pão. Mas continuo a dizer que sempre há facilidades na sociedade que permitem tal ações. Seja a criminalidade, a mendicância, enfim... somos todos um pouco culpados por tudo. Não agimos, só reclamamos. Sorryyy!!! Hoje estou mt crítica.
Abraços!