terça-feira, 2 de outubro de 2007

Os IDOSOS da nossa terra

Ontem, 1 de Outubro, comemorou-se o dia internacional do idoso.
Portugal tem, nos nossos dias, cerca de 2 milhões de pessoas idosas. A par das contingências inerentes ao fenómeno natural do envelhecimento, mormente questões ligadas à saúde e a problemas de mobilidade, esta população recebe, na esmagadora maioria, pensões muito baixas. Por isso, mais do que bonitas palavras, mais do que mensagens de solidariedade, o que esta população idosa precisa são de apoios concretos e reais.

Assim, numa tentativa de minorar os graves problemas desta nossa gente, seria importante que o Governo Regional da Madeira aceitasse as propostas da oposição que defendem a implementação de um complemento nas pensões cujo valor seja inferior ao salário mínimo, tal como já acontece no arquipélago dos Açores, onde o governo é Socialista.

Hoje, a problemática da pessoa idosa deverá constituir uma das matérias prioritárias da sociedade em geral e dos partidos políticos em particular, em suma, os nossos avós exigem uma atenção especial de todos nós.
Falamos de uma cada vez maior parcela da população que necessita de cuidados específicos. Apresentam grandes dificuldades de mobilidade, têm problemas financeiros, necessitam de mais cuidados de saúde, de muito acompanhamento especializado e companhia.
As Câmaras, como estão mais próximas destas realidades e conhecem as situações, deverão também assumir um papel preponderante na ajuda desta população.

18 comentários:

Anónimo disse...

oa governos olham para os idosos com um empecilho, esquecem-se que também vão chegar a essa idade.

Anónimo disse...

epá! os gajos pp estão mesmo chateados consigo!

não tem nada prá dizer é?

sofialisboa disse...

Um assunto muito pertinente: vivo em lisboa num bairro muito antigo e sou daquelas que saio para fazer compras dentro do bairro(ou seja não vou ás grandes superficies) e apercebo-me da quantidade de velhinhos que vivem sozinhos e passeiam sozinhos.Muitas vezes já carreguei sacos de compras e se vos dissesse que o saco ia quase vazio para as compras da semana possivelmente ficariam ainda mais chocados. Só é pena que não sejam mais activos politicamente pois assim as politicas teriam que ser mais atentas á esta população...pelo que percebo fazes parte da oposição e és socialista, certo? se não quiseres publicar este comentario eu percebo, mas podes semrpe responder por email pois estou mesmo curiosa sofialisboa

Elvira Carvalho disse...

Absolutamente de acordo. Meu pai com 90 anos e minha mãe 82, paraplégica, fazem parte deste lote de pessoas que sobrevivem com uma reforma de miséria.
Um abraço

Carmim disse...

Vivemos num país onde a população está cada vez mais envelhecida, mas onde ironicamente, existe cada vez menos lugar e tempo para se ser idoso.
Envelhecer com dignidade no nosso país é uma realidade que poucos conhecem!

Beijo.

Luna disse...

Estou completamente de acordo
Que o governo nada faz para minorar
essas situações que chegam a ser desesperadas.
Mas me pergunto e nós seres mortais
Que fazemos pelos nossos idosos
Não é só o governo que os sente como empecilhos.
Por vezes essas pessoas que tem tanta
Sabedoria acumulada ao longo dos tempos
Nem pedem muito só um pouco de atenção
Para de vez em quando poderem falar e alguém os escutar,
E nós não sabemos escutar, no fundo
Tudo o que acontece é reflexo da humanidade ,
dos seres egoístas que somos
Beijinhos
Luna

Alice Matos disse...

Nada mais desumano que alguém ser considerado apenas um número... Pior... só ser velho, criança ou doente e não passar de um dígito em papeis de gente importante...

Beijos...

Jasmim disse...

passei s� para dizer boa noite

Esteves Rey disse...

O estatuto de idoso deixou de ser sinónimo de sabedoria e constância e passou a representar um destino inevit´svel de sacrificio e falta de qualidade de vida.
Sem cor politica, concordo com o que dizes aqui, parece que nem mesmo os media com as suas reportagens que denunciam os contrastes das reformas acumuladas dos "nossos representantes" com a miséria dos idosos surtem qualquer efeito. É urgente mudar, e não para o mesmo carrocel de sempre...


Abraço dum seu conterraneo,

Dr Mendez

Unknown disse...

O grande problema que se apresenta, de uma forma geral, a todos os governos mundiais, é exactamente o problema dos idosos (ou anciãos, como respeitosamente os chamamos).

O problema é que há cada vez mais! O que obriga a um recálculo e a uma reapreciação daquilo que tem sido o sistema sócio-económico dos países - onde nós não somos a excepção.

A primeira dificuldade imediatamente apresentável é a questão da mentalidade, da forma como encaramos a população envelhecida. Se, alguma vez, ultrapassarmos esta questão, todas as outras resolver-se-ão de forma rápida.

C Valente disse...

comentário para quê, os governantes falam falam e não fazem nada pela 3º idade, nem pela primeira
saudações amigas

hora tardia disse...

tratamos tão mal...os idosos as crianças o verde a cidade a natureza


a inteligência


______________
a alma.



_______________________beijo.

Sol da meia noite disse...

Estou inteiramente de acordo.

É duro ver a crueldade com que em diversas situações os idosos são tratados...

Beijinho!

Unknown disse...

Gostei do teu blog , dos temas que tratas, a população está a envelher e a ser deixada um pouco ao abondano, entregues a si próprios...

um abraço


brisa de palavras

Maria Clarinda disse...

Fotografia expectacular, para um post excelente com um "grito" pela dura realidade em que os n/idosos se vêm confrontados, neste n/País que esqueceu, que um dia foram eles a força.
Jinhos

Tiago R Cardoso disse...

Infelizmente não é só o governo da Madeira que é surdo, temos uns por cá que até mete impressão.

Joana disse...

Subscrevo em absoluto.

Jinhos.

joshua disse...

Rui, espero que se caminhe no sentido de permitir a resolução inteligente de estas questões um pouco de acordo com modelos muito humanos e inteligentes já a vigorar noutros países.