quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Criminalidade na Madeira

Hoje, viver na Madeira já não é sinónimo de segurança, como noutros tempos, a criminalidade na Região aumenta de uma forma preocupante.
É verdade que esta realidade não se restringe à Madeira, no entanto, há alguns anos atrás, a nossa Região era apontada como "um cantinho do céu". Nos nossos dias, esse "cantinho" já não existe. E porquê?
Nos últimos tempos, assistimos impávidos ao crescimento da criminalidade e a variedade de crimes praticados contra os cidadãos atinge números que se encaminham para vectores problemáticos.
O tipo de crimes tem sido dos mais diversos: assaltos a igrejas, a idosos e crianças em plena luz do dia e, por vezes, em praças movimentadas. Roubos por esticão a madeirenses, turistas e a cidadãos que se encontram em multibancos, alguns casos, ameaçados e agredidos pelos assaltantes.
Assaltos a residências particulares, a escolas, a escritórios, estabelecimentos comerciais e a automóveis. Furtos de artigos de construção civil em plenas obras.
Inclusive a criminalidade atinge foros de gravidade extrema quando os criminosos já assaltam entidades bancárias, como já aconteceu há algum tempo atrás.
A par desta situação insustentável, o desrespeito e o aumento do número de agressões físicas à policia vêm demonstrar o falhanço das políticas nesta área.
Faltou visão política para precaver os problemas sociais que hoje assolam imensas famílias madeirenses, resultantes do problema do alcoolismo da droga e do desemprego.

14 comentários:

sofialisboa disse...

Olá rui concordo que a criminalidade está a crescer, só pode ser a pobreza mesmo e se aí há... aqui no continente também há claro, mas que podemos então fazer para a diminuir? seria um assunto interessante não concordas? falar em politica está institucionalizado que se deve sempre falar mal, mas as respostas é que são mais raras...podias começar por aí. sofialisboa

Dakini disse...

Da maneira que o pais anda comeca a criminalidade comeca a xegar a todo o lado! infelizmente tb a nossa ilha...

Rui Caetano disse...

Concordo. Mas quem nos governa há quase 30 anos sempre quis fazer tudo sozinho, nunca ouviu as oposições, aliás sempre as desprezou e humilhou. Comportou-se e comporta-se como o senhor absoluto que tudo sabe e tudo faz. Ora, se foram só eles que nos governaram, o que existe de bom é positivo, no entanto,normal, porque se receberam milhões e milhões de euros era para investirem,foi para isso que foram eleitos. Por isso, o que há de positivo é da responsabilidade deles e o que está errado também. Esta realidade é o resaultado do tipo de desenvolvimento imposto aos madeirenses. Um desenvolvimento com uma única visão, a do betão.

amsf disse...

Legalizem o comércio de estupefacientes e simultâneamente encetem um programa de prevenção do consumo de drogas e verão a criminalidade baixar. Parto do pressuposto de muita desta criminalidade tem a ver com a obtenção de dinheiro para o consumo de droga.
E não venham dizer que o que impede o consumo de drogas pela maioria das pessoas é o seu preço proibitivo!
Há pessoas pessoas que pela sua personalidade e pelos problemas que enfretam estão mais sujeitas ao consumo e não será a baixa dos preços que aumentará significativamente o número dessas pessoas. Mesmo que haja um ligeiro aumento o que preocupa a sociedade efectivamente não é a dependência dos drogados e a sua decadência física e social mas a criminalidade que a eles está associada.

Vladimir disse...

issão são problemas que têm de se resolver a montante, essencialmente, com a prevenção social e não apenas com o reforço de policiamento

Anónimo disse...

O problema nasce quando não se pensa em gastar dinheiro junto dos sectores problématicos das sociedades. O dinheiro é só gasto quando vêm lucro imediato, gastar dinheiro com a educação desde o berço e com pessoas que apoiem os mais desfavorecidos já não interessa. Agora lamentam o estado da criminalidade.

Carmim disse...

Eu também já vivi num cantinho do céu, mas agora interrogo-me se ainda existe um cantinho assim em algum lugar...

Beijo.

rui disse...

Olá Rui Caetano

Existe criminalidade na nossa região, mas o quadro que pintas é muito negro.
Não sejamos exagerados.

Abraço

Menina do Rio disse...

Falar em criminalidade é complicado pra mim que moro numa cidade tida como de maior indice de criminalidade do mundo, mas penso que o crime está onde falta governabilidade.

Obrigada por tua visita ao meu Recanto.

Beijinhos de cá das franjas do mar

Menina do Rio

MMV disse...

Concordo com o Sr. Rui... Eu vivi e voltarei a viver num dos lugares com mais criminalidade do país... A margem sul - Almada... freguesia do Pragal...

sabe o que é ser impossível passar em certos lugares? Sabe o que é necessário a polícia ter que entrar lá de armas nos punhos...

Sabe Costa de Caparica esse lugar tão afamado? Cheio de gangs...

Na Madeira isso não existe... A polícia e PJ sabe quem são os bandidos... E se tal o seu Governo Socialista fizer medidas que beneficiem os agentes da autoridade? Era de louvar...

Unknown disse...

É verdade que a criminalidade está a aumentar pelo país, acredito que nas ilhas se esteja a passar o mesmo que no continente, um crescimento significativo de criminalidade que assusta.
Mas não deixamos de viver num país com alguma segurança, em comparação com outros vizinhos estamos realmente num cantinho abençoado. Mas com a nossa política até isso vamos perder. Se não recuperarmos enquanto é possível combater, isto vai descambar...

Um beijo

Pascoalita disse...

Creio que já não há lugares seguros no planeta.

O que mais lamento é que as vítimas raramente são os governantes ou os responsáveis pelo estado a que as coisas chegaram.

António Inglês disse...

Meu caro

Sem querer parafrasear o tal anúncio, sempre lhe digo que ainda sou do tempo em que ir namorar para qualquer dos jardins que existem por Lisboa e arredores não oferecia nenhum perigo.
Agora? Segurança? Onde existe?
Policia até temos, mas os homens levam a tribunal quem têm de levar quando os apanham e um dia depois estão cá fora...
Segurança? Este é o resultado das amplas liberdades...
O problema é que poucos perceberam que a sua liberdade termina onde começa a dos outros...
Um abraço
José Gopnçalves

MMV disse...

Sr. José Gonçalves,

Isso trata-se de políticas socialistas!