quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Rankings das escolas públicas e privadas

Não pretendo, agora, manifestar a minha opinião sobre se é legítimo ou não publicarem as tabelas e os rankings das escolas, a partir dos resultados dos exames nacionais, embora considero importante as escolas analisarem os seus resultados, discutir determinados pormenores, explicarem entre si certas disparidades e tirarem as conclusões devidas.
A minha reflexão incide no facto de as escolas privadas liderarem sempre este tipo de rankings.
O ranking tem colocado as escolas privadas nos primeiros lugares, transmitindo a ideia de que ali a qualidade do ensino é superior à do sector público.
Ora, numa primeira análise, ninguém pode contestar que os resultados dos alunos do privado são bons, mas torna-se imprescindível lembrar ou informar que, nestes colégios privados, não entram todo o tipo de alunos, independentemente do seu nível social ou ambiente familiar. Nestes colégios, só entram alunos bem comportados, só fazem parte alunos sem indícios de maus comportamentos e dão prioridade aos alunos interessados, motivados e aqueles que pretendem estudar de uma forma séria.
Nestes colégios, os pais e encarregados de educação estão presentes na vida escolar e sempre que são chamados vêm mesmo saber da situação do filho.
Mesmo que algum aluno esteja num destes colégios com algum nível menos satisfatório, não haverá problemas e continua o seu percurso, todavia, se o que estiver em causa for o comportamento ou a desestabilização das aulas com qualquer fenómeno de indisciplina, esse aluno não volta a se matricular no mesmo colégio, porque não será aceite.
No ensino privado, não há alunos indisciplinados, pois se os houver, na primeira opotunidade, são convidados, sem hipótese de recusarem, a mudarem de escola.


Quantos alunos chegam ao ensino público porque foram expulsos ou impedidos de renovar as matriculas em estabelecimentos do ensino particular? Conheço vários casos.
Contudo, as escolas públicas, além de receberem todo o tipo de alunos, não podem recusar estes alunos expulsos do ensino privado, e mesmo que os pais não demonstrem qualquer interesse pelo rendimento ou comportamento do educando e mesmo que esteja desmotivado continuará dentro da turma e, no ano seguinte, renovará a matricula.
No ensino público, os professores lidam com situações difíceis, desde os problemas sociais gravíssimos, onde existem alunos que passam fome, até à indisciplina, com agressões verbais e, em alguns casos, física.
Os resultados dos exames dos alunos do ensino público passam também por estes testes sociais.
No ensino privado, a selecção é mais aprimorada, viciando, logo à partida, os critérios estipulados para definir os rankings das escolas.

28 comentários:

MMV disse...

Sem dúvida! Concordo plenamente...

E se falarmos da Madeira... O porque da Madeira estar na cauda...

Pode dar a sua opiniao para saber o porque de estarmos na cauda do ranking?

No ranking da Madeira, a Apel nao está em Primeiro lugar, mas sim o Liceu... (o que nao invalida essa teoria)

Anónimo disse...

Para quando um comentário sobre a Res Pública e se vai ser também um dos seus sócios?

amsf disse...

Há trés motivos pelos quais as escolas privadas conseguem melhores resultados:

-O cliente tem sempre razão;

-A maior parte dos alunos são provenientes da élites e os país podem pagar explicadores se for caso disso;

-A situação laboral dos docentes não é garantida.

Elvira Carvalho disse...

Tem toda a razão. Queria ver os resultados das escolas privadas se tivessem que lidar com todas as crianças problema como na pública.
Um abraço

Andreia disse...

Pois é, mas sempre conseguem ficar à frente!

jawaa disse...

Claro que não há honestidade quando se faz uma listagem de escolas públicas juntamente com as privadas, pois as condições de partida são muuuuuito diferentes. Trabalhei 20 anos num e noutro lado, sei a diferença.
Principalmente OS ENC. DE EDUCAÇÃO.
Sem mais comentários.
Fui professora do E.S. 40 anos e nem acredito ainda ter conseguido a aposentação no dia em que completei 65 anos!
Desculpa o que pergunto agora: Conheces o RuiPestana da Madeira?
Tinha umas fotos liiindas da vossa terra que me encantavam. Fechou-me/nos a janela. Que pena.
Ou será apenas uma partida do Blogger?
Um abraço

avelaneiraflorida disse...

Eu já não consigo suportar mais rankings!!!!

Entrem todos os dias numa escola, qualquer delas, e façam um trabalho rigoroso de Avaliação do desempenho...depois comparem-nos com os ditos Rankings!!!!!

RESTO DE BOA NOITE!

Sol da meia noite disse...

Pois sendo assim, tudo é relativo. Nada é propriamente conclusivo.

*

Maria R disse...

É por estas e por outras que me pus na alheta e Portugal agora, só nas férias...

Passa na Corte. Tens lá um desafio. Pode ser que nos teus livros se aprenda qq coisa...lolll

Beijinhos

Tiago R Cardoso disse...

Resumindo, quem tem dinheiro vai para o privado, ele escolhe os melhores e "despeja" para o publico que não interessa.

Unknown disse...

Esta questão dos rankings para aferir a qualidade de um estabelecimento, serviço ou prestador, é uma manifestação da tendência ocidentalizada (leia-se "americanizada") do incentivo à competição para determinar a qualidade.

É a ideia do "segundo é o primeiro dos últimos" transporta para as vertentes sociais da vida humana. Competitividade sim, mas qb baste. e não como critério de distinção.

Maria Faia disse...

Estou à vontade para falar no assunto porque, para além de ter estudado durante todo o liceu num colégio privado e de alta qualidade, tenho um filho que sempre frequentou o ensino público e eu, fui dirigente de associações de pais das escolas por onde ele passou até ter terminado o ensino secundário.
E, digo apenas que a segregação que é feita nas escolas privadas é a base do sucesso escolar referido pelos rankings.
No entanto, a nossa realidade social é demasiado complexa para que, simplistamente, se comparem realidades diametralmente opostas. Assim, parece-me que seria um bom exercício, embora utópico, colocar nas escolas privadas todos os alunos com necessidades educativas especiais, problemas de integração social e oriundos de famílias desestruturadas e marginais.
Será que os rankings se manteriam inalterados???????

Demagogia já basta.

Beijo
Maria Faia

Anónimo disse...

É verdade, meter privadas e públicas no mesmo saco não e justo. Eu se fosse secretário regional de educação, faria de imediato um ranking regional com todas as escolas e um outro onde isolasse apenas as escolas públicas. Não fazem nada disso para o povo não ver a vergonha que temos na região, pois há muuuitos problemas sociais e económicos nas familias madeirenses e isso tem directamente impacto no rendimento escolar dos alunos, se bem que às vezes os professores deixam muito a desejar e a própria forma como o sistema funciona. Eu sinceramente não colocarei filho meu no ensino público deste país enquanto isto continuar assim como está agora.

Letícia Losekann Coelho disse...

Não gosto de rankings, principalmente em se tratando de ensino! Rankings, são facilmente manipulados hoje em dia, como pesquisas e tudo mais! Belo post, obrigada pela visita no meu blog!
beijos :)

Ad astra disse...

meu amigo madeirense passa lá no meu blogue que tens um desafio

BlueVelvet disse...

Deixou um comentário no meu Blog e eu vim parar à Madeira.
Agradeço a visita, e queria dizer-lhe que se quiser visitar-me, aquele Blog está arquivado. Foi só uma experiência a nível gráfico.
Assim, o novo endereço é : http://babyvelvet.blogspot.com
Até lá

GarçaReal disse...

Viciado pois são critérios não aplicáveis a todos e devido às discrepâncias não podem ser conclusivos.
Bom texto

bjgrande

Clube dos Pensadores disse...

Obrigado pela participa�o no meu blogue

M. disse...

Grata pela visita ao meu cantinho.
pergunto como a Jawaa: o que aconteceu ao blog do Rui Pestana? Fechou-nos a porta...

O Profeta disse...

Uma cartola de papel
Guarda o sortilégio, a emoção
Um passo de mágica ao acaso
Às vezes solta luz ao coração


Bom fim de semana


Abraço

Anónimo disse...

"Ca gandas malucos !!"

2º post do charroco ...

Bom fim de semana .

Silvia Madureira disse...

Bem...colega.
Obrigado por me esclareceres um pouco mais porque esta questão de privadas e públicas cria-me alguma confusão na medida em que apenas conheço um lado e não com larga experiência. Assim fiquei mais esclarecida.

1º ouvi dizer que nas privadas existem testes semanais (não sei se é verdade nem mentira e nem sei quem coloca estas ideias no ar).
2º Os Directores são mais exigentes com os professores podendo colocá-los na rua sempre que entenderem;
3º Há um cuidado maior no acompanhamento dos miúdos ou seja se não andar lá a fazer nada o pai é avisado.

Agora pergunto:

Isto é verdade?
Porque é que não pode ser assim no público?

Começo a sentir-me confusa e como todo e qualquer professor desmotivada porque é de tal ordem a confusão instalada no ensino que até os professores ficam confusos (são os mais atingidos infelizmente).

beijo

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá Rui, belo texto.
Faço minhas as palavras do Tiago se ele mo permitir!
(Quem tem dinheiro vai para o privado.)
Beijinhos querido amigo,
Fernandinha

Su disse...

a razão 1º pela qual os privados tem sempre melhor resultados é pq existem regras.......i.é....não são as ditas criancinhas a decidir se querem ou não estudar......tem de faze.lo simplesmente ..........

nas estatais sabemos do medo que os pof tem das ditas.........

jocas maradas ....com normas......radicais

Lapa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Margarida B. disse...

Concordo com o ponto de vista do professor Rui... De facto, os rankings são viciados dado que há diferenças sociais nos alunos das públicas e privadas. Agora a qualidade do ensino público, apesar de nunca ter estudado numa privada, não quer dizer que seja melhor no privado, porque acredito( e também pq tive a sorte de ser acompanhada por excelentes profissionais da educação no ensino público) que esses profissionais são qualificados. Penso que a "qualidade" é a mesma, tendo em conta que há bons e maus professores em todo o lado, o que influencia nos resultados são as prestações dos alunos nos exames independentemente de serem acompanhados por docentes de renome e de estudarem na privada ou na pública. Os rankings podem ser interessantes, na minha opinião como índice social dos alunos e não como índice de aproveitamento escolar...

Obrigada pelo seu comentário muito simpático no meu blogue!E continue com o bom trabalho no Urbanidades!!!

maria-joão disse...

Acho que nunca tinha lido nada sobre o assunto em que não discordasse de pelo menos uma coisa. Foi esta a primeira vez.

' Claudjinha disse...

Plenamente verdade, eu ando num colégio privado e sei do que falas... nunca andei no público porque os meus pais nunca deixaram, mas... há aí umas coisas que não batem certo com o meu colégio... há lá muita gente mal comportada, que já fez mta porcaria em anos passados, e infelizmente continuam lá. outra coisa que os colégios privados teem de 'mal' é que por normalmente serem pagos, e bem pagos, só para lá vão pessoas que tenham posses para isso. por conseguinte, são todos uns meninos das mamãs e dos papás que têm a mania que são melhores que aos outros. há excepções, eu por exemplo, não sou rica como a maioria deles é, estou lá apenas mesmo por causa da qualidade do ensino (que não sei no que difere do publico pq nunca passei por lá, mas deve ser melhor pelo que dizem). a minha escola ficou nos primeiros lugares do ranking de escolas, mas penso que só a nivel escolar. porque a nivel social (as pessoas), aquela escola (colégio) é penosa...


obrigada pela tua visita e comentário ;)