quinta-feira, 25 de outubro de 2007

O PSD-M prepara-se para IMPLODIR

O PSD-Madeira entrou em ebulição há já algum tempo.
Basta assistirmos às reacções e comportamentos de alguns "barões" do aparelho partidário e de alguns outros mais da área política.
O facto de o dr. Alberto João Jardim se eternizar no poder vem anular as ambições desmedidas daqueles laranjinhas que o querem substituir, esta estratégia do AJJ enfraquece os possíveis "delfins", abrindo a expectativa a outros mais novos.
Esta demora, este adiar constante lança no interior do PSD-M um ambiente de convulsões difícil de gerir.
A guerra interna é visível já à vista desarmada. Veja-se as mudanças forçadas no interior do aparelho, o caso das "negociatas" na Câmara do Funchal e a ausência do Vice-presidente na reunião do governo com a CMF. A reacção do presidente da autarquia de Câmara de Lobos; a humilhação pública que foi alvo o professor Virgílio Pereira, por parte da principal estrutura do PSD-M, e o posterior regresso à mesma estrutura que o tinha expulsado, confirmando assim que, afinal, o professor tinha a razão consigo. Os apoios estratégicos ao Filipe Menezes e ao Marques Mendes e, nas últimas eleições regionais, a própria lista de candidatos a deputados pelo PSD-M reflectiu também, e muito, estes jogos de poder, na máquina laranja.
Em suma, o PSD-M prepara-se para implodir.
Ao lermos as palavras do destacado dirigente do PSD-M, Filipe Malheiro, no seu blogue, percebemos o estado de sítio em que se encontram.
Embora de uma outra família política, considero-o um homem que assume as suas convicções sem rodeios, criticando quem tem de criticar, discordando quando considera que tem de discordar, mesmo que seja para o interior do seu PSD-M, aliás, no meu entender, o Filipe Malheiro deverá ser o único homem da confiança absoluta do dr. Alberto João.
Contudo, não somos ingénuos, percebemos claramente o que está em causa.
Ora, o que este pequeno grupo afecto ao AJJ está a montar é a criação das bases de uma consciência crítica interna para o pós Alberto João Jardim.
Sem mais comentários, transcrevo um texto publicado pelo dirigente do PSD-M, Filipe Malheiro, no seu blogue que, aliás, já foi também publicado por outros blogues.

Malheiro escreveu:

"Constou-me que andam algumas pessoas incomodadas por eu dizer o que penso. Para já digo-o quando entender. Depois não disse novidade nenhuma, porque limitei-me a dizer o que antes de tudo “acontecer” já tinha referido (caso do referendo e das “garantias” de Meneses). Como não incomodo nem as pequenas ou grandes “famílias” que já discutem o assalto ao poder (na altura a gente fala, podem estar certos disso…) e como não concorro nem com “delfins”, nem com ”pseudo delfins”, não seria mais fácil recomendarem ao Presidente do partido que me ponha na rua? Que tal o desafio? Por mim estão à vontade, até porque facilitam-me as coisas… O que me irrita não são estas bocas – porque elas fazem parte do dia-a-dia da política. O que me chateia é que pessoas que ficaram todas irritadiças quando João Jardim disse que seria candidato às eleições de Maio passado andem a desestabilizar tudo isto com a suprema lata de quererem responsabilizar terceiros pelo que eles andam a fazer. Um dia destes a gente fala..."

15 comentários:

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá Rui, belo texto mas como eu já disse, só sei dizer se gosto ou não. E gostei!!!
Beijinhos,
Fnandinha

Anónimo disse...

Esses gajos arranjam reforços sempre. Nós é que temos de ajudar a fazer a implosão controlada... hehe

susana disse...

Querido amigo gostaria de poder deixar aqui um comentário à altura do teu texto, mas se há coisa que não me interessa muito e nem percebo é política! Claro que sei que o PSD já conheceu melhores dias e que aquilo é tudo uma cambada...mas não são só eles, antes fossem....
beijinhos miss

Tiago R Cardoso disse...

Acho que disse tudo, vindo de quem lá está dentro e perto da situação.

Carol disse...

Enfim, relativamente à política madeirense, de facto, não sei muito. Sei apenas que a Madeira já há muito que merece um presidente melhor.
Venho até aqui só para agradecer por me dares a oportunidade de saber um pouco mais sobre o que se passa por aí.
Bjs.

Anónimo disse...

Disseram-me que na política há poucas mulheres porque, as que são realmente inteligentes, têm algo mais útil em que ocupar o seu tempo a bem da «res» pública, estou a ver que têm razão. elas têm sempre razão.
Só não entendo por que razão, neste texto, só Alberto João Jardim tem direito ao Dr, será que é porque é mais do que os outros em sabedoria e civismo (principalmente)?

sofialisboa disse...

eu sei que a politica não é assunto importante para mim, e na madeira ainda menos, mas recolheço o teu papel, é impressionante a acutileza com que deitas tudo cá para fora e tens coragem de escrever estas palavras todas num blog, numa ilha quase ditadura és um heroi! parabéns sofialisboa

Bárbara Cecília disse...

Obrigado pelas palavras. Diga-me o que é o PSD-M? Não estou a conhecer os partidos políticos de Portugal. Abraço.

quintarantino disse...

Aguardo. Com curiosidade. Será bonito de se ver.

Alexan disse...

Obrigado pelas palavras e pela visita o meu blog.Temos a sorte de ter un idioma que un día tivo un tronco común. Estiven lendo os seus post, que teñen un contido socio-político ea prol da xusticia.
Gostei. Parabéns.
Um abraço

Mad disse...

Olá, Rui, obrigada pela visita. A política não é, de todo, uma das minhas paixões, principalmente agora que vivo no Brasil e tenho que lidar com esta amostra de pulítica que há por cá. E logo da Madeira, que é para me deitar ao chão de vez em termos de ignorância. Bom, pelo menos vou ficar a perceber porque é que tantos madeirenses não gostam do Alberto João... ele fica tão bem mascarado!
1 abraço e volte sempre!

Maria disse...

Lendo-te fico com a noção exacta de que nada sei (ou sei muito pouco) sobre o que se passa num bocado do meu país, a tua ilha...
Não falo deste post específico, falo de todos os outros que li hoje....

Um abraço

Lusófona disse...

Por mim poderiam juntar todos os actuais políticos num prédio e buuummmm... deitá-los abaixo. Oh corja... Precisamos de "Gente" na política..

Desculpe o desabafo =S

Beijinhos e boa noite =0)

MMV disse...

Vejo no seu contador o desejo da saída do Dr. Alberto João Jardim!

Quando ele sair... Vamos necessitar de uma revolução para dominar esses animais, os delfins...

Anónimo disse...

o ps-m comete sempre o mesmo erro - menosprezar o psd-m.