quarta-feira, 19 de março de 2008

Biblioteca Municipal

Finalmente uma grande medida, o DN de hoje anuncia que a Câmara Municipal do Funchal já não vai construir a Biblioteca Municipal no Matadouro. Seria um erro estratégico gravíssimo, devido à sua localização.
O melhor local para a construção desta biblioteca, no meu entender, é no antigo porto de contentores do Funchal. A localização é óptima, as vias de comunicação são excelentes e o espaço precisa de ser revalorizado. Que haja responsabilidade política e sentido de serviço público.


Notícia do DN:
-
Data: 19-03-2008
-
"Falta de verbas inviabiliza Biblioteca no Matadouro


Diz-se agora que o projecto para o matadouro não é viável, apesar das promessas feitas.
A nova Biblioteca Municipal - que ficaria instalada no antigo matadouro do Funchal e que durante anos foi anunciada como um dos projectos mais importantes das celebrações dos 500 anos da cidade - afinal não se vai concretizar.

A informação foi confirmada pelos serviços de assessoria de imprensa da Câmara Municipal do Funchal. Não conseguimos chegar à fala com o presidente, Miguel Albuquerque, mas o assessor de imprensa Fernando Mata explicou: "A futura Biblioteca Pública Municipal irá ser concretizada, disso não há dúvidas. Só que não irá ser no local para onde estava prevista, ou seja, no Matadouro".

A justificação apresentada é surpreendente, já que, segundo Fernando Mata, o facto da Biblioteca não ser construída naquele local deve-se "aos elevados custos" que a construção iria implicar. "São questões financeiras, de custos muito elevados, que alteraram a posição da Câmara sobre a localização da futura Biblioteca".

Estranha-se este volte-face porque já desde 2004, pelo menos, que a nova Biblioteca no antigo Matadouro vem sendo insistentemente anunciada pelos responsáveis da CMF.
Em Fevereiro, desse ano Miguel Albuquerque anunciava a infraestrutura e sublinhava que a mesma permitiria a recolha e a boa sistematização do espólio da Biblioteca instalada no Palácio de São Pedro, edifício que iria ser totalmente reformulado, para criar "o Museu de História Natural da cidade e da Região".
No ano seguinte, Albuquerque afirmava sobre a Biblioteca do Matadouro: "O projecto está elaborado e a candidatura devidamente apresentada à Rede Nacional de Bibliotecas, que já a aprovou".
Também em 2005, voltava a assumir "um compromisso, que tem a ver com a reformulação e reestruturação de todo o espaço museológico do Palácio de São Pedro (...) quer pedagogicamente quer em termos estéticos e de iluminação (...) reformulando o próprio edifício (...), numa obra inspirada no Museu de História Natural de Paris".
Numa visita ao Palácio de São Pedro, acompanhado pelos outros elementos da lista do PSD então candidata à autarquia, Albuquerque afirmava: "Um dos compromissos da nossa candidatura é não só a construção da nova biblioteca, como também a construção do novo Museu de História Natural do Funchal". A nova Biblioteca, segundo informação de fonte credível, irá ser provavelmente instalada no edifício 2000, no espaço agora vago e anteriormente ocupado pelo supermercado "Pingo Doce".
Para as nossas fontes, esse espaço - que a Câmara não nos confirmou nem desmentiu como hipótese - seria inadequado, já que se situa mesmo ao pé de uma central de camionagem, que, com todos os fumos e poeiras que os grandes veículos levantam, poderia afectar negativamente uma biblioteca, onde os livros devem ser cuidadosamente preservados. Com esta ou com outra hipótese, o que é dado como certo é que o projecto original da Biblioteca fica sem efeito.
Quanto ao Palácio de São Pedro, ainda aguarda pela prometida reestruturação total. Afinal não há verba...O estudo prévio da Biblioteca foi aprovado em 2005 pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas do Ministério da Cultura, que a comparticiparia o projecto, a integrar também na Rede Regional de Bibliotecas Públicas. Em Janeiro de 2007, Alberto João Jardim, após uma reunião com a CMF, afirmava que nesse ano avançaria a Biblioteca no Matadouro.
No mês seguinte, Bruno Pereira garantia que os cortes orçamentais nas autarquias não afectariam a construção e que o concurso seria lançado até ao final do ano, sendo o passo seguinte a reconversão do matadouro, até 2009.
Luís Rocha

16 comentários:

Pepe Luigi disse...

Embora conheça a lindíssima cidade do Funchal e grande parte dos sítios turísticos da Pérola do Atlântico, desconheço no entanto o projecto e os sítios referidos. Porém estou de acordo com o afincado munícipe Rui Caetano.

Abraço
Pepe

Anónimo disse...

Há exemplos e "exemplos". Segundo o DN de Lisboa, num texto do jornalista Hugo Gonçalves - e eu recordo que este blogue tem trazido por diversas vezes a este espaço a realidade de Canárias, apenas na perspectiva comparativa e porque se trata de uma região insular e ultraperiférica e onde o turismo é a principal actividade económica (onde já vi exactamente um cenário destes?!....) - "o empenho do Governo espanhol, e de associações ecologistas, em acabar com a construção ilegal, e excessiva, em zonas costeiras, que começou nos anos 80, e explodiu na década seguinte, acaba de assustar a indústria hoteleira do arquipélago das Canárias. O tribunal superior dessa região autónoma considerou que 22 hóteis se encontram em condições ilegais, por desrespeitarem o plano de ordenamento do território. Políticos da administração local estão a ser investigados, e uma parte dos edifícios em questão pode mesmo ser demolida.Durante anos, a costa espanhola, em particular a mediterrânica, pareceu um lugar afastado das leis que regulavam a construção, onde a impunidade de empresários e presidentes de câmara era proporcional ao enriquecimento dos mesmos. Nas praias de Benidorm, a sombra de arranha-céus começa a cobrir a areia a meio da tarde. Em Marbella, não se consegue ver o mar da estrada marginal, tapado por empreendimentos e cartazes de imobiliárias".

Catarina Poeta disse...

Obrigada pelo incentivo e boa Páscoa para você também. Um abraço!

Maria Laura disse...

Nem tudo pode ser mau!

Boa Páscoa!

Dakini disse...

Boa Páscoa!!!! Cuidado com os doces ;) jinhos

Dakini disse...

Boa Páscoa!!!! Cuidado com os doces ;) jinhos

Klatuu o embuçado disse...

No matadouro??? Moldura do país!!

Abraço.

Anónimo disse...

Passei mesmo só para desejar uma Santa Páscoa!

Pedro Ojeda Escudero disse...

Suerte y que se cumplan tus deseos por el bien de toda la población.

Anónimo disse...

Bastaria o dinheiro de um dos inúteis túneis que se está a construir na cidade para pagar esse projecto no porto do Funchal, sem dúvida uma excelente localização, e cuja centralidade é fundamental para um equipamento desta natureza.
No Edifício 2000 é melhor que na opção anterior, mais ainda assim pouco central, e não está imune a um perigo: o de redundar num lugar escuro, fechado, barulhento (devido aos autocarros) e cheio daquelas luzes brancas que repelam os leitores.
Será preciso muita imaginação…

rui ornelas

Anónimo disse...

em primeiro lugar, quero agradecer a tua visita ao meu blogue.
e depois, esperar que a biblioteca acabe por ficar bem localizada, pois é uma mais valia para a populaçao. pena, que o acesso a felinos seja vedado...

marradinhas amistosas

Isamar disse...

Pelo que li, verifico que ficas satisfeito com a deslocaliza�o do projecto da biblioteca municipal para loval mais adequado. Aqui em Faro, onde vivo, a Biblioteca Municipal foi feita no Antigo matadouro mas a localiza�o � excelente.

Que assim seja, como pretendes.

Beijinhos

♥MáH♥ disse...

Agora que estou com net em casa novamente, vim deixar-te um bjinhu... e o desejo de que nessa páscoa, que simboliza a ressurreissão de Cristo, ressucite tbn em ti todos os sonhos que foram julgados impossíveis, e não eram, que renasça em ti todas os palnos largados no baú da memória e que todas as esperanças já agonizantes ressurja em ti para que possa motiva-la ao melhor, esperança e ação...
Tudo dará certo!
Bejos e
feliz Páscoa

Anónimo disse...

Boa tarde Rui!!!!

Passando para desejar à vc uma Feliz Páscoa, grande abraço....Marcinha*

Adriana disse...

Não é que eu tenho a impressão de estar lendo uma noticia aqui do BRASIL??? Feliz pascoa.que o sigificado dela caia no coração dos políticos!

Oliver Pickwick disse...

Pelo exposto, ainda bem que "mataram" a [má]idéia no nascedouro.
Abraços!