domingo, 9 de março de 2008

Os professores

Os professores vieram para a rua em Lisboa. 100 mil. Contestam, e muito bem, talvez como nunca, as políticas da educação deste governo PS. Também discordo de algumas das medidas e da forma como estão a ser impostas às escolas e aos professores.
No entanto, o que a classe docente se esquece, e os sindicatos nem querem pensar, é que, apesar da reacção do PSD, a alternativa ao PS, se ganhasse as próximas eleições legislativas, tenho a convicção de que não alterariam uma vírgula desta política educativa.
Seria interessante vê-los no governo nem que fosse só para vermos o que fariam de tão diferente do PS.

Mas queria acrescentar que o PS de Sócrates está a exagerar em determinadas políticas, seja do campo social, seja do âmbito económico. O PS é um partido que protege os mais desfavorecidos.
O PS tem de reflectir seriamente sobre a reacção de todos os professores, não pode ficar sentado a assistir.

15 comentários:

Anónimo disse...

O PS é Sócrates e este já disse que os "comunistas" que ontem se manifestaram não o impressionaram.
Com 100.000 comunistas na rua, não existe o perigo de o poder desviar-se para o PSD.

Teté disse...

Dois terços dos professores em manifestação na capital é significativo do descontentamento dos professores no país...

Não é a substituição da ministra em si (apesar de alguma inabilidade na explicação das medidas) que resolve a situação. Muito menos uma mudança de governo. As políticas deviam era ser desenvolvidas tomando em consideração professores, alunos, pessoal auxiliar, pais e também as diferenças que existem entre escolas - e foi tudo decidido em gabinetes, sem contacto com o mundo escolar real...

Um erro, corrige-se! A teimosia em insistir no erro, não dá vantagens a ninguém!

vieira calado disse...

A sua última reflexão, quanto a mim, é absolutamente pertinente.
Os professores, em massa, não podem ser todos cretinos.
O 1º ministro tem que tirar as consequências políticas desta enorme marcha.
Um abraço

Saúl Dantas disse...

E que tal reconhecer que o modelo aplicado pelo GR na Educação (e em outras áreas) é bem melhor, porque personalizado e não meramente "estatístificado", do que aquele que vigora no Continente? Ficava-lhe bem...

Anónimo disse...

Eu como aluno e sabendo que mais de 60% dos professores são maus profissionais, tenho de lhe dizer que concordo plenamente com o Sócrates e a ministra. Talvez seja preciso alterar alguma coisa aqui e ali, mas isso já terão de ser os professores a justificar e a comunicar boas razões mas ficar tudo como está agora isso não vai acontecer...

Eu tive péssimos professores no colégio quando estudei em são vicente. Só tive alguns mais ou menos na Ribeira Brava do 10 ao 12 ano. Os programas feitos e dados à pistola tambem não ajudaram nada.Se não fossem as bases que eu trouxe do sistema de ensino da Venezuela(estive lá a estudar até os 11 anos), eu não chegaria a lado algum como cheguei.

Basta olhar para o nosso Portugal para perceber que algo erstá a funcionar mal aqui... Todos os que dão cartas em diferentes áreas como a gestão e a engenharia são pessoas que fizeram grande parte da sua formação no estrangeiro: Filhos de emigrantes e pessoas que foram fazer pos-graduações ao exterior, onde há professores que sabem transmitir conhecimento e incutir ética e bons métodos de trabalho nos seus alunos.

A seguir disto,Sócrates vai pegar duro no ensino superior e ai sim que eu vou ser testemunho do que eu tenho visto ca no continente e as coisas que me tem contado que se andam a passar na UMA... A reviravolta vai ser ainda maior.

Finalmente chegou um governo com coragem para aplicar aquelas reformas que não servem para ganhar eleições mas endireitam o pais.

Pedro Ojeda Escudero disse...

Hasta que los gobiernos no se den cuenta de verdad que los profesores son la pieza fundamental en el engranaje de la educación y que deben atenderles como profesionales de alto nivel, la educación no podrá mejorar.
Saludos solidarios y buena semana.

Pilar disse...

Gracias por visitarme.
Qué bonito suena el portugués.
Somos hermanos.
Buen día y buena semana.

jg riobò disse...

Gracias por tu comentario.
Saludos y recuerdos.

Justine disse...

Não, ao PS não pode ficar sentado a assistir, mas que foi uma coisa linda e forte e impressionante de se ver, esta manifestação, lá isso foi!

Obrigada pela visita ao "Quarteto" :))

Carlos II disse...

Não sei se tecnicamente as medidas adoptadas pela ministra, são boas ou más. Sei, que é necessário medidas - mesmo que elas sejam duras - para se criar um ensino melhor. Também é necessário "educar" os snrs profs, para que sejam mais competentes na sua missão tão importante. Parece-me que não gostam de ser avaliados, eis aqui o fulcro da questão, porque não?

O resto é irrelevante, mudar a ministra não resolve nada, porque o que o governo definiu, está definido.

Que, os partidos da oposição têm tirado dividendos destes protestos, não tenho qualquer dúvida.

Cumprimentos e obrigado pela sua visita ao Luz_itânia.

Nani disse...

"O PS é um partido que protege os mais desfavorecidos." ... lolol

Saúl Dantas disse...

Acho piada esta do Sr. Alexandro Pestana: "Se não fossem as bases que eu trouxe do sistema de ensino da Venezuela(...), eu não chegaria a lado algum como cheguei". Muita piada mesmo! Vejo que se tem em boa conta! Diga-me uma coisa: você é... cirurgião, juiz, empresário de sucesso?

MMV disse...

A educação na Venezuela é que é boa... cof cof... Vi uma vez uma reportagem em que diziam que a Educação era muito má...

Sinceramente... Portugal é mau em termos de educação, mas não comparemos a um país da America Latina!

Portugal gosta-se de comparar é à Europa dos 15, qualquer dia dos 25 (de tão mau que somos)...

Amigo Rui, não acredito que o PSD tivesse a mesma política de educação. E à alteração da Lei a nível regional? Recebeu o sms/e-mal para estar na meia dúzia de manifestação?!

um abraço

MMV disse...

Dj_Alex: Pela primeira vez concordo consigo num único ponto, porque o resto do seu comentário é o de sempre: Nada val...

Concordo com este ponto: "e as coisas que me tem contado que se andam a passar na UMA... A reviravolta vai ser ainda maior."

Não acredito que o Governo faça nada... Devia era dar a dupla tutela ou então fechar aquilo de vez!

Freitas disse...

Caro Rui,

partilho da sua opinião, e muitas medidas deste PS (Partido do Sócrates) não vão levar o país a sítio nenhum. Com a carga fiscal que temos, a situação económica que se vê, além de tentar estabilizar as contas públicas, ainda não é desta que saimos da cauda da Europa.
E transformar professores em burocratas não será uma boa medida.