terça-feira, 24 de junho de 2008

Exames de Matemática

O exame da disciplina de matemática foi demasiado fácil? Ouvi vários alunos e professores de matemática contestarem o exame, porque não avaliou alguns dos conteúdos mais difíceis. Falavam da hipótese de alguns alunos serem prejudicados, porque, com este tipo de exame, não foi possível distinguir nem premiar os melhores alunos.
Apesar de concordar com o argumento de que os principais conteúdos de uma disciplina devem constar nos exames nacionais e um exame deve ser equilibrado, considero, no entanto, que os alunos, em princípio, não serão prejudicados.
Primeiro, porque esses tais conteúdos já foram avaliados pelo professor, ao longo do ano lectivo. Em segundo, porque o exame vale apenas uma determinada percentagem. Terceiro, os alunos já têm uma nota, obtida ao longo dos períodos.
Assim, feitas as contas, os melhores terão, naturalmente, sempre as melhores médias.

8 comentários:

mdsol disse...

É da natureza de um exame avaliar o essencial e discriminar! Assim sendo, deve permitir cumprir as componentes: criterial e normativa. Então, a serem demasiado fáceis, os exames pecarão não por só causa da componente normativa, mas também da criterial!
(falei em abstracto...não me reporto especificamente a estes exames que não conheço nem tenho capacidade para "avaliar").
:)

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá meu querido Rui, o teu texto está belíssimo...Parabéns!...
Beijinhos de carinho,
Fernandinha

Gata Verde disse...

Fico tão feliz de já não ter de estudar!!!

bjs

Martinha disse...

Este ano, pelo que ouvi e vi, parece que os exames nacionais da primeira fase foram fáceis. Será que agora, dependendo dos resultados aumentam o grau de dificuldade?
Boa semana.

Menina do Rio disse...

Rui, quando não somos da área e já não temos mais filhos no colégio (a minha já está na universidade) fica dificil falar algo. Portanto deixo-te um beijo de boa semana

JPD disse...

Olá Rui

A Educação continua na "corda bamba"!

Ou é poque o exame e difíceil e os alunos têm deficiências de preparação e acumulam desinteresses;
Ou porque, afinal, a prova é fácil e haverá interesses escamoteados no ME para "safar" estatísticamente...

Não se encontra uma posição que conjugue interesses.

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

Os exames foram mais faceis porque querem encher as universidades de canalha nova para calar o bico dos reitores que estao a berrar a dizer que tem falta de dinheiro... Assim vão ter bastante canalha pra chular.,... Na minha altura eu pari pra fazer o exame de matematica.. lol

L e n a disse...

Um exame torna se sempre dificil, por cauza do stress, do anseio, o aluno esta numa posição inconfortavel...
Depois se os exames são faceis, pode acontecer como aqui em França, espero que não, metade dos alunos param os estudos no primeiro ano de universidade...

Optimo fim de semana Rui

Beijinhos