quinta-feira, 26 de junho de 2008

Os professores na Madeira

Os professores e os educadores na Madeira foram, mais uma vez, enganados pelo Governo Regional. O PSD-M juntou-se aos professores na luta contra a Ministra da Educação, organizou, juntamente com os sindicatos, manifestações contra José Sócrates em visita à Região, enquanto candidato ao PS. Prometeu, em vésperas de eleições, com grande pompa, um novo Estatuto que, segundo diziam, trazia mais garantias aos professores, que oferecia mais respeito ao trabalho da classe docente. Não obstante, ficaram-se pelos discursos.
O PSD-M e o seu Governo Regional, apesar de terem autonomia para adaptar o Estatuto da Carreira Docente à nossa realidade, embora não se cansem de exigir mais autonomia ao poder central, quando chega a hora de usufruírem do poder que essa autonomia lhes concede, encolhem-se e nada fazem, limitando-se aos pequenos remendos. Então, para que querem a Autonomia?
Anunciaram imenso, criaram enormes expectativas, mas passada a euforia das eleições, analisada a proposta do PSD-M, as alterações apresentam-se pouco ousadas e demasiado longe das promessas feitas.Por outro lado, nos Açores, o Governo Regional do PS, em diálogo com os sindicatos, cumpriu as suas promessas e caminhou ao encontro dos interesses dos docentes insulares. Ao contrário do Governo da República, do PS, e do Governo Regional da Madeira, liderado pelo PSD, Carlos César aprovou a recuperação integral do tempo de serviço congelado para efeitos de progressão na carreira docente.

Na Madeira, apesar do PS-Madeira ter apresentado uma proposta idêntica, o PSD-M rejeitou a proposta.

5 comentários:

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

Os professores que não forem burros vao ver que andaram a ser enganadinhos... Nunca é tarde pra aprender! hehe

Ana Paula Sena disse...

Ser professor parece ser cada vez mais difícil. Mas tão importante como sempre foi.
Estas alterações fazem-nos viver tempos complicados...

Gostei de conhecer o blog e agradeço a simpática visita. :)

Voltarei para acompanhar...

mdsol disse...

Contradições com tradição!
(hum esta saíu à poeta rsrsrs)

L e n a disse...

Promessas, so promessas....

mariam [Maria Martins] disse...

bom fim-de-semana, deixo-lhe um pedacinho da lua lá do sítio
e um sorriso :)