sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Eurostat - Zona Euro em recessão

A Zona Euro está em recessão pela primeira vez na sua história, de acordo com Eurostat, após ter registado uma diminuição do nível de actividade económica de 0,2% o no segundo trimestre e uma redução idêntica no terceiro.
Os técnicos consideram que um país ou grupo de países está em recessão depois de se verificar uma diminuição do PIB durante dois trimestre seguidos.
Os 27 países da União Europeia também registam no último trimestre uma diminuição do produto de 0,2% depois da estagnação (0,0%) verificada no segundo trimestre.
Em Portugal, a actividade económica estagnou no terceiro trimestre do corrente ano. O organismo responsável pelas estatísticas comunitárias estima um crescimento de 0,0% do Produto Interno Bruto (PIB) português no terceiro trimestre do ano em relação ao trimestre anterior.
A Alemanha (menos 0,4% no segundo trimestre e menos 0,5 no terceiro), a Itália (menos 0,4 e menos 0,5) entraram em recessão. Ainda não são conhecidos os dados do último trimestre nalguns Estados-membros, como a Irlanda que teve um crescimento negativo nos dois primeiros trimestres do ano.
De assinalar que o Reino Unido também registou uma diminuição do PIB de 0,5 por cento depois da estagnação verificada no segundo trimestre.

Sem comentários: