sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Primeiro retrato de um exoplaneta

Descoberta. Um astrofísico norte-americano identificou mais um planeta fora do sistema solar. Só que este é o primeiro visível de sempre. O retrato aí está: um pontinho histórico.
Pela primeira vez, o pontinho de luz na foto é planeta.
Paul Kalas, astrofísico da Universidade da Califórnia, andou oito anos atrás do que ele supunha ser um planeta extra-solar (ou exoplaneta). Utilizando a câmara do telescópio espacial Hubble, Kalas fotografou e voltou a fotografar a zona do céu que lhe interessava. Este ano, em Maio, quase ia tendo um ataque cardíaco - são suas as palavras - quando viu na imagem o pequeno ponto de luz.
Tinha conseguido a primeira imagem na luz visível - o primeiro retrato, portanto - de um destes planetas distantes. O trabalho é publicado hoje online na Science Express, antes da sua publicação em papel, na Science, amanhã.
O primeiro exoplaneta visível da História está a 25 anos-luz da Terra e orbita uma estrela chamada Fomalhaut, situada na constelação de Piscus Austrinus. O planeta, um gigante gasoso como Júpiter, dista da sua estrela o equivalente a quatro vezes a distância que separa Neptuno o Sol.
http://dn.sapo.pt/2008/11/14/ciencia/primeiro_retrato_um_exoplaneta.html

Sem comentários: