domingo, 16 de novembro de 2008

Sismo na Indonésia

O centro de alerta de tsunamis para o Pacífico emitiu um alerta de tsunami após o sismo de 7,5 graus de magnitude ocorrido segunda-feira na Indonésia (domingo em Lisboa) perto da ilha de Sulawesi, no arquipélago das Célebes.
Segundo o centro de alerta, localizado no Hawai, nos Estados Unidos, o sismo - ocorrido às 17:02 de Lisboa de hoje - pode potenciar a ocorrência de um tsunami destruidor das zonas costeiras situadas num raio de 1.000 quilómetros em torno do seu epicentro, pelo que aconselha as autoridades a tomarem "medidas imediatas para evacuar as zonas costeiras".
"Este sismo localizou-se fora do Pacífico pelo que não há qualquer ameaça de tsunami para as costas deste oceano", acrescentou o centro.
O epicentro do sismo, que se produziu a 21 quilómetros de profundidade, situou-se a 136 quilómetros a noroeste de Gorontalo, sobre a ilha de Sulawesi, e 306 quilómetros a Oeste de Manada, segundo o Instituto de Geofísica Americano (USGS).
Lusa

1 comentário:

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

Eles lá tem sensores para tudo e mais alguma coisa... Nós aqui na Madeira precisamos urgentemente daquele radar no pico do arieiro e há quem se preocupe mais com os passarinhos da serra do que com a protecção da ilha e o tráfego aéreo e marítimo com droga que pode passar no nosso espaço aéreo e marítimo sem sabermos e de outros fenómenos que podem ser detectados com aquele radar...