terça-feira, 28 de abril de 2009

Eleições no Marítimo

Li, no blogue do Emanuel Silva, um comentário, pertinente, sobre as eleições no Marítimo que deve servir para reflexão dos grandes maritimistas, tanto dos poucos que participam, como da grande maioria que discute apenas nas mesas do café e no cómodo sofá.
Para quem se afirma como o maior das ilhas, os recentes resultados eleitorais vêm demonstrar que o Marítimo não mobiliza nem interessa aos sócios. Continua com a fama de o maior, tem de facto melhor historial, pelo menos por enquanto, sem dúvida, mas pelo que se vê ninguém está interessado em mudar nada e vamos lá saber porquê?
Parabéns maritimistas, enquanto o Carlos Pereira mandar, o Nacional continuará a crescer!
-
Ganhou a abstenção

16 mil associados apenas 150 votantes...
Onde andam os maritimistas?!
Que conforto tem uma direcção eleita por apenas 0,94% dos sócios?!
Sim porque nunca percebei essa coisa de haver sócios com direito a mais votos do que outros (150 votantes, 2492 votos).
Mas isso aplica-se a todos os clubes e não apenas ao Marítimo.
Porque é que só apareceu uma lista aos órgãos sociais do Marítimo?
Questões para os maritimistas responderem.


in: http://madeira4evernews.blogspot.com/


5 comentários:

Boris Vi. An? disse...

E para quem tem 97% da população madeirense como adeptos do muarítme 16 mil associados é ridículo.

il _messaggero disse...

É apenas o reflexo da sociedade madeirense. Uma sociedade amorfa e reactiva. Uma sociedade que prefere ser conduzida que ter que decidir os seu próprio rumo.

Uma sociedade que abomina o debate e onde o sentido crítico não é estimulado e reduz-se à mera inveja ou desabafo ocasional.

Olhemos à questão das listas.

Haveria reais condições para outro nome avançar?
Não há neste momento uma excessiva politização do clube [aliás extensível a todas as agremiações da região]?
Será que sem o apoio da casa rosa [leia-se Quinta Vigia] haveria candidato que perdurasse?
Não é nocivo este autêntico soporífero que é a subsidiodependência, qual droga.

O que me chateia no meio disto tudo é o facto de não haver cultura de debate no clube e na sociedade. Opiniões diferentes são logo catalogadas como negativas e nocivas. Vistas como ameaças. E isso é mau. Por outro lado, o "unamismo" é muito apoiado e cultivado. Olha-se ao partido no poder ou ao principal partido da oposição.

Isto obviamente reflecte-se no clube.

No Marítimo, não o Marítimo engravatado da SAD, mas o velhinho Marítimo popular isto não acontecia. E os sócios, sentiam que o clube era deles. O Marítimo era de todos e não coutada de alguns, como agora por vezes acontece. E as cúpulas do clube não eram tão autistas como por vezes, nos últimos anos estas aparentam estar. O sentido de auto-crítica é essencial. E por vezes parece que o mesmo não existe.

Mas há também o outro lado. O clube está muito afastado dos sócios e simpatizantes. E estes também não se sentem compelidos a intervir e participar nos canais criados [que em abono da verdade e em defesa da direcção existem]. Na verdade preferem se abstrair e olhar apenas aos resultados da equipa. Poroutro lado, as ditas elites elegíveis, não tendo o apoio beneplácito do GR, não avançam. As razões já todos conhecemos: não se querem chatear; nem estão para ser prejudicados profissionalmente; não estão para ser achincalhados na praça pública, o que até acaba por ser compreensível.

Enquanto o Marítimo não tiver em mente que os tempos são outros [urge adaptar o clube a um novo contexto] e que a massa adepta é o maior activo que um clube pode dispor, a situação não se alterará.
E não é o betão [aplaudo a criação de condições, mas condeno a erosão da dimensão humana do clube] ou discursos irreais falando em Champions que irão inverter esta situação.

A memória do velhinho e centenário Marítimo popular, assim o determina e exige. O clube não estará morto, mas apenas adormecido. Saiba alguém despertar a sua verdadeira matriz.

Vamos Marítimo!

post scriptum: quanto a esta direcção, mesmo não concordando com muitas decisões e opções tomadas [a erosão do clube é bem visível], resta-me desejar a maior das felicidades! Que consigam inverter a situação, colocando o Marítimo na senda do futuro.

post post scriptum: a ponderação de votos é normal em todos os clube e decorre da antiguidade do número de sócio.

post post post scriptum: Caro Rui, olhe que a situação do seu Nacional não é bem melhor (as dívidas à segurança social são uma realidade). E na última assembleia geral do seu clube participaram 8 pessoas...Se isto é sinal de vitalidade, vou ali e já volto!

Yoga Girl disse...

É como o Benfica que mais de metade dos sócios são: defuntos, crianças ou bebés que ainda não sabem de que club gostam e os restantes não têm as quotas em dia etc e tal :) é como dizes não é só no marítimo os sr.s grandes ainda conseguem ser pior... ****

Unknown disse...

A questão do não interessar é bastante relativa. Mas a pergunta que eu deixo é esta...

Porque é que um clube que nos últimos 10 anos teve o seu maior crescimento de sempre, incluindo em infra-estruturas, mostra-se incapaz de crescer em matéria humana, leia-se sócios e adeptos?

Respondam lá...

Freitas disse...

Mas alguém se preocupa? Nem Carlos Pereira deixa de dormir descansado por causa disso