quarta-feira, 15 de abril de 2009

O presidente da ANF acusa os médicos de favorecerem laboratórios

João Cordeiro acusa médicos de receitarem medicamentos dos mesmos laboratórios.
A Associação Nacional de Farmácias (ANF) vai pedir à ministra da Saúde uma avaliação independente sobre a qualidade da prescrição de fármacos, defendendo haver "intervenção da indústria farmacêutica" no acto médico.
A revelação foi feita pelo presidente da ANF, João Cordeiro, num debate na SIC Notícias com o bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes."Vamos pedir à ministra da Saúde [Ana Jorge] para que seja feita uma avaliação do receituário", referiu João Cordeiro, precisando que esse diagnóstico, a cargo da Inspecção-Geral da Saúde e da Procuradoria-Geral da República, se destina a "avaliar a qualidade da prescrição médica".
Ao ser confrontado com esta pretensão, o bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, perguntou qual "o crime" que justifica a actuação da Procuradoria-Geral da República. João Cordeiro respondeu: "A intervenção da indústria farmacêutica na prescrição de medicamentos".
O presidente da ANF acusa os médicos de receitarem medicamentos dos mesmos laboratórios. "Na minha farmácia chegam receitas a 'papel químico' dos mesmos laboratórios", sustentou.

Sem comentários: