Na escola Gonçalves zarco ninguém será suspenso por indisciplina.
A Escola Gonçalves Zarco encontrou formas alternativas de intervir na área disciplinar.
Embora o estatuto do aluno dite a suspensão como castigo, aquela escola quer intervir de modo construtivo, não aplicando a nenhum aluno a medida de suspensão. Esta, entende Rui Caetano, não resolve o problema da indisciplina, uma vez que apenas deixa os alunos abandonados na rua ou em casa sem nenhum acompanhamento.
É por isso que a medida de suspensão vai ser substituída pela de acompanhamento, que ficará a cargo dos professores e de técnicos especializados.
Rui Caetano, presidente do Conselho Executivo, refere que o projecto 'Experiência Positiva' tem por objectivo específico combater a indisciplina na escola, dentro e fora da sala de aulas, e assume-se como alternativa à medida de mandar os alunos para casa 5 ou 10 dias, como o prevê o Estatuto do Aluno.
"Na nossa escola não vai ninguém para casa como castigo, porque quando isso acontece o aluno fica só e, quando regressa, chega igual ou pior".
Para criar uma alternativa, a Escola Gonçalves Zarco conta com os professores e estabeleceu ainda parcerias com diversas entidades públicas, como o Centro Comunitário da Nazaré, o Centro de Saúde do Bom Jesus, e a Associação Aura, que vão disponibilizar apoio especializado e técnico, através de médicos, enfermeiros, psiquiatras e psicólogos.
Rui Caetano explica que os alunos indisciplinados provêm, na maior parte dos casos, de famílias com problemas sociais de vária ordem. Por isso, é que alguns pais chegam mesmo a pedir ajuda à escola porque não sabem o que fazer para melhorar o comportamento dos filhos.
O presidente do Conselho Executivo salienta que os casos de indisciplina atingem os alunos do 7º e 8º ano, mas aqueles que são mais preocupantes têm origem nos alunos do 2º ciclo, com 10, 11 e 12 anos.
A Escola Gonçalves Zarco encontrou formas alternativas de intervir na área disciplinar.
Embora o estatuto do aluno dite a suspensão como castigo, aquela escola quer intervir de modo construtivo, não aplicando a nenhum aluno a medida de suspensão. Esta, entende Rui Caetano, não resolve o problema da indisciplina, uma vez que apenas deixa os alunos abandonados na rua ou em casa sem nenhum acompanhamento.
É por isso que a medida de suspensão vai ser substituída pela de acompanhamento, que ficará a cargo dos professores e de técnicos especializados.
Rui Caetano, presidente do Conselho Executivo, refere que o projecto 'Experiência Positiva' tem por objectivo específico combater a indisciplina na escola, dentro e fora da sala de aulas, e assume-se como alternativa à medida de mandar os alunos para casa 5 ou 10 dias, como o prevê o Estatuto do Aluno.
"Na nossa escola não vai ninguém para casa como castigo, porque quando isso acontece o aluno fica só e, quando regressa, chega igual ou pior".
Para criar uma alternativa, a Escola Gonçalves Zarco conta com os professores e estabeleceu ainda parcerias com diversas entidades públicas, como o Centro Comunitário da Nazaré, o Centro de Saúde do Bom Jesus, e a Associação Aura, que vão disponibilizar apoio especializado e técnico, através de médicos, enfermeiros, psiquiatras e psicólogos.
Rui Caetano explica que os alunos indisciplinados provêm, na maior parte dos casos, de famílias com problemas sociais de vária ordem. Por isso, é que alguns pais chegam mesmo a pedir ajuda à escola porque não sabem o que fazer para melhorar o comportamento dos filhos.
O presidente do Conselho Executivo salienta que os casos de indisciplina atingem os alunos do 7º e 8º ano, mas aqueles que são mais preocupantes têm origem nos alunos do 2º ciclo, com 10, 11 e 12 anos.
ALTAMENTE: um projecto para combater o abandono escolar
Ontem também foi apresentando o projecto 'Altamente', que tem por objectivo essencial combater o insucesso e o abandono escolar.
É um projecto já com dois anos e com resultados comprovados, que faz o acompanhamento dos alunos através de tutores, que tentam incutir a ideia da importância do estudo.
Paralelamente, é um projecto que visa disponibilizar orientação sobre os melhores métodos para obter bons resultados escolares. Os tutores assumem, assim, um papel de pai e de mãe, que muitas vezes não é desenvolvido em casa pelas mais variadas razões.
Rui Caetano referiu, ainda, que paralelamente aos dois projectos ontem apresentados, na área do insucesso e do abandono escolar, e na área da indisciplina, está em estudo um outro que visa abordar o 'bullying' de forma preventiva.
Explica, a propósito, que até agora não existem casos de 'bullying' na Escola Gonçalves Zarco. Mesmo assim, está a ser preparado um projecto, em parceria com outras entidades e com apoios da União Europeia, que permitirá trabalhar o 'bullying' de uma forma preventiva.
In DIÁRIO
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