domingo, 21 de novembro de 2010

PS propõe aposta no "cluster do mar"

Ideia vai integrar o programa de Governo com que o PS se vai apresentar em 2011.
É uma das primeiras grandes propostas que os socialistas formulam, com base no projecto 'Autonomia Aberta' a que deram início neste fim-de-semana: a Madeira deve apostar no cluster do mar.
A aposta no mar, "como fonte de riqueza económica e do conhecimento" deve ser inserida num novo modelo de desenvolvimento que os socialistas pretendem, como alternativa ao actual, "que se encontra esgotado e pressupõe a dependência continuada de recursos financeiros vindos do exterior".A aposta socialista no cluster do mar, passa pela fundação de um 'Instituto para o Desenvolvimento do conhecimento e da Economia do Mar', adianta Jacinto Serrão ao DIÁRIO.
O instituto inclui "a criação de um parque de ciências e tecnologias do mar, com o objectivo de promover e apoiar a investigação e o desenvolvimento tecnológico em áreas científicas relacionadas com o Oceano, fundamental para promover a inovação nas actividades económicas sustentadas nos recursos marinhos e em serviços tecnológicos afins, que aproxime o saber universitário e as empresas regionais com vocação para o sector, quer as que já existem, quer os novos investimentos".O cluster terá como pilares as seguintes áreas: a pesca e a indústria pesqueira; o turismo marítimo e a construção naval de embarcações turísticas; a investigação oceânica e o desenvolvimento científico e tecnológico; os portos e o ordenamento costeiro e marítimo.
O PS tem ideias para apoio aos estaleiros navais, à frota pesqueira, à reinstalação da indústria conserveira (depois de devidamente estudada). Tem também um projecto de Turismo Marítimo de Natureza.
A ideia geral é a afirmação geoestratégica da Região no Atlântico.

Sem comentários: