sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Política social - Centro Comunitário de São Martinho

A política que interessa aos cidadãos não é aquela que se limita a criar poder, atirando para o fim das prioridades a essência da política que é a missão de estar ao serviço da pessoa humana, privilegiando as suas necessidades sociais mais básicas.
Os partidos discutem estratégias, os parlamentos debatem propostas e os governos implementam políticas, todavia, quem vive dentro da realidade social dos cidadãos, quem actua no dia-a-dia são os técnicos que trabalham nas instituições desta área de intervenção.
Eles pensam e estruturam as formas de actuação, agem perante as situações que encontram todos os dias na rua, nas escolas e nas casas das famílias mais desfavorecidas.
O Centro Comunitário de São Martinho é uma destas instituições públicas de intervenção social com um trabalho de grande qualidade que representa o último recurso para algumas das famílias desajustadas da sua área de jurisdição.
A equipa é constituída por verdadeiras profissionais que dão o seu melhor em busca de soluções. Procuram criar um elo de ligação com estas famílias, algumas em situação de marginalização, através do diálogo, de visitas ao domicílio, com actividades culturais, de formação e através de projectos em parceria com outras instituições.
Fazem um excelente trabalho psicopedagógico com os jovens, acompanhando a sua evolução e comportamento na escola, procurando recuperar os laços de unidade familiar e inter-relacional perdidos entre eles e a própria sociedade, criando novos símbolos de integração social e promovendo atitudes de solidariedade. Encontram ali um local de estudo, oficina de aprendizagem, teatro, dança e desporto. Procuram incutir regras e atitudes de cidadania.

In DIÁRIO


Sem comentários: