segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Ainda os Professores e os Alunos

Quem é que formou e enformou os cidadãos de hoje, desde os mais simples aos mais capazes, passando pelos excelentes e grandes cérebros da economia, das finanças, da cultura e dos políticos que ocupam os diversos sectores e espaços organizativos da nossa sociedade? Foram os professores! Quem é que ensinou estes ilustres a ler e a escrever, a analisar e a reflectir? Foram os professores!
O ensino tem andado ao sabor de vaidades políticas. Num ano, exigem exames nacionais e provas globais, no outro, retiram-nos. Alteram as estruturas dos currículos sem ouvirem os professores, aumentam os conteúdos das disciplinas sem ajustar a carga horária; facilitam as transições de ano lectivo e inventam interrupções lectivas.
E os professores?! Adaptam-se a esta instabilidade, ano após ano, política após política, obrigados a cumprir os extensos programas!
Hoje, as funções docentes não se limitam a trabalhar os conteúdos das disciplinas, também prescrevem aos professores as tarefas de educarem para: a sexualidade, questões ambientais, primeiros socorros, alimentação saudável, segurança rodoviária, respeito e valorização dos idosos.
Gerem conflitos, ajudam a solucionar os imensos casos de alcoolismo, drogas, roubos e agressões entre os alunos. Transformam-nos ainda em pais, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais... e, por vezes, são alvos das raivas, insolências e violência dos alunos.

20 comentários:

Anónimo disse...

Hoje, os professores vêem a sua profissão socialmente desvalorizada, começando pelo Estado e pela restante sociedade. Infelizmente "paga o justo pelo pecador". Sabemos que há maus profissionais em todos os lugares, e a educação não é excepção. Mas sei que há muitos bons exemplos, por isso não se deveria catalogar a escola X como boa ou má, porque um ou dois professores não são o todo colectivo ou seja, a comunidade escolar.

Para além da desvalorização, os professores adquiriram novos papéis. Deixaram apenas de ter o papel de "único detentor do saber", ou seja de ser o transmissor do conhecimento, passando o mesmo de forma passiva aos alunos. Hoje há imensas formas de ir à procura do conhecimento. Basta querer. Por isso o professor deverá ser sempre um orientador e canalizar a informação relevante para o enriquecimento curricular.

O professor também deixou de ser apenas formador. Passou a ter o papel de educador. Não é que eu discorde completamente desta função. Mas confesso que acho mal muitos pais delegarem esta função para os professores. Acho que muito do mal está ai. Muitos pais andam a baldar-se para a educação dos filhos. Devia ser exigido aos pais, o papel de educação, para deixar mais tempo para o professor, não dar apenas a matéria do programa, mas para aprofundar outras temáticas que são de interesse para a sociedade.

"Transformaram-vos em psicólogos" porque vergonhosamente o Estado não tem dinheiro para contratar psicólogos para resolver determinados problemas. Se assim fosse, cada um fazia correctamente aquilo que lhe compete. Acredito que deveria haver uma estreita colaboração entre professores e psicólogos na área da educação de forma a promover um ensino de qualidade na escola, como também promover a inclusão, coisa por vezes esquecida nas escolas desta região. Mas para o Estado, a Psicologia continua a ser um serviço menor ou secundário, sendo até um mal necessário. Há falta de psicólogos nas escola. Um só psicólogo, numa delegação escolar de determinada região não resolve os problemas de uma comunidade escolar que é imensa e complexa! São precisos mais profissionais!

Mas digo uma coisa e que fique aqui registado. Independentemente das limitações pedagógicas, socais e económicas que encontrou na altura em que foi meu professor, acredite... que foi dos melhores professores que tive na minha vida escolar da 1º classe ao 12º ano. Foi um óptimo professor de português, acessível e compreensivo em relação às dificuldades dos alunos. Incentivou-nos a leitura, ao teatro (a 1º peça de teatro que realizei foi consigo, naquela sala com palco do Bloco C nos Barreiros).

A si tenho uma coisa a dizer. Muitíssimo obrigado pela sua contribuição para o meu desenvolvimento escolar.

Anónimo disse...

Rui. Por qualquer razão insistes no tema do ensino. Pois ficas avisado que se o neurónio do amsf se queimar a responsabilidade é inteiramente tua

Rui Caetano disse...

Obrigado pelas tuas palavras. São reacções como as tuas que me fazem sentir realizado. Até hoje, aquele ano lectivo foi o mais marcante da minha carreira de professor . Vocês foram fantásticos. Quando os alunos se dedicam e se envolvem na escola, os professores também sentem um forte incentivo para se empenharem ao máximo.

Tiago R Cardoso disse...

Quem chega ao governo gosta de mudar, tem que obrigatoriamente alterar alguma coisa, principalmente se o governo anterior fosse de outra cor, tipo "Chegámos, estamos a inovar, a melhorar", muitas vezes o que fazem é complicar, estar constantemente a alterar leis e situações, não permite ao sistema estabilizar. Normal em Portugal.

Berta Helena disse...

Valorizo muito o trabalho dos Professores. Falo com conhecimento de causa, não fosse a minha uma família de professores. E se me permite deixo aqui a minha homenagem a esses Profissionais.
Agradeço as palavras simpáticas que deixou n'As Pequenas Coisas.

amsf disse...

Ainda não percebi o porquê desta auto-vitimização dos professores.
Aliás tenho umas ideias sobre o assunto que até podem ser injustas.
Resumindo:
os professores perceberam que perderam o monopólio do saber devido ao desenvolvimento providenciado pela sociedade da informação e com ele perderam estatuto social.
Faz-me lembrar aqueles emigrantes que sairam há 40/30 anos à procura de uma vida melhor e que quando visitam a Madeira dão-se conta que afinal não são ricos pois as suas expetactivas de encontrar a Madeira pobre de há 30 anos não se realizam. Tal como os emigrantes perderam estatuto numa Madeira "desenvolvida" também os professores o perderam num mundo em que o saber está às distância de um click. O papel do professor de hoje é mais de ensinar a aprender e motivar os seus alunos para a aprendizagem. Com estes estímulos qualquer aluno com acesso às novas tecnologias consegue aprender mais do que um professor consegue transmitir. O fim do monopólio do saber mais o excesso de professores no mercado degradaram o estatuto social do professor.

Caro anónimo, veja se encontra algo políticamente incorrecto para destacar.

hora tardia disse...

RUI, só posso dizer:

gostava de te ter tido como Professor!


ou que o meu filho tivesse um "gémeo" teu....


_______________forte abraço.

Edna Federico disse...

Concordo, os professores são desvalorizados dia após dia.
Hoje vemos crianças e adolescentes xingando, quando não batendo nos seus mestres, mostrando uma falta de respeito e educação absurda.
Até hoje lembro com carinho e respeito da minha primeira professora.
Beijos

inominável disse...

deste-lhe bem e com coragem... o problema é a cegueira...

C. disse...

ser professor é tortura.... :)

Anónimo disse...

P/ amsf 25 Set 11.10

Já desisti de encontrar temas "políticamente incorrectos". Sempre que descubro um, prontes, tu adiantas-te e fico o ver navios. Bom exemplo é este da educação pela internet. Isto não é inveja sublinho, e até te alerto para a sólida oposição que vais encontrar dos professores instalados e de algumas camadas mais retrógradas do povo. Mas não desistas porque é um verdadeiro achado. Só gostava de saber (O diabo seja cego, surdo e mudo. Isto é só uma metáfora para me explicar melhor) como reagirias tu sabendo que o cirurgião que te ia operar ao apêndice tinha tirado o curso pela internet. E também gostava de ver a tua cara se o desgraçado, em vez de te cortar o apêndice se enganasse e te cortasse a pila e a deitasse no lixo. Tchauzão

Anónimo disse...

Caro Rui Caetano

Bem te avisei para não insistire na educação

sofialisboa disse...

tens toda a razão, a profissão de professor está caida no descredito e na rua da amargura. não vou acusar o governo nem a classe profissional, mas ambas tem uma certa culpa pela situação que vivem hoje... mas não quero entrar por aí senão começo logo a ser insultada pelos professores que por aqui andam, vim também retribuir a tua visita e voltarei com mais tempo.sofialisboa

GarçaReal disse...

Há realmente uma desvalorização em relacção à classe dos professores. Isso é mau,pois a cultura de um país é essencial para a sua evolução.

bjgrande

amsf disse...

Caro ensistentemente anónimo!

Um professor não é propriamente um cirurgião.
É conveniente até que haja um professor ou outro incapaz de "formatar" convenientemente os cérebros das nossas criancinhas pois todas as sociedades necessitam de uma percentagem de indivíduos "analfabetos" para executar as tarefas mais desdenhosas e mal pagas!
Já imaginaram a nossa sociedade com um sistema de ensino em que todos tivessem um bom aproveitamento escolar; quem é que procederia à recolha do lixo, quem é que "daria dias fora" na agricultura, quem é que passaria a ferro a troco de 25/30 euro diários, etc, etc? Um sistema de ensino com amplo sucesso escolar conduziria a nossa sociedade ao descalabro total! Teriamos que abrir ainda mais as nossas fronteiras à imigração económica para preencher esse vaziu de mão de obra não especializada e criar um sistema de Apartheid formal para impedir que esses imigrantes ou os descendentes acedessem a esse ensino "perfeito".
O actual sistema de ensino com a sua mais ou menos elevada percentagem de insucesso escolar evita que tenhamos que organizar tal sistema tornando a discriminação social mais natural, logo mais aceitável e não recriminável! Já firam se todos os desempregados tivessem a capacidade de mobilizar-se contra os governos de forma formal (comunicação social) e informal (internet, fazedores de opinião)!

MMV disse...

Os professores são fundamentais numa sociedade... São os "orientadores" dos alunos... Porque há alunos que aprendem e outros que não... Por exemplo tenho colegas que aprenderam a ler e escrever a ver a Rua Sessámo!

E neste caso... Por incrivel que pareça o sr. amsf tem em certa medida razão! Tal como os médicos ainda tem aquele "caracter" de intocaveis, os professores já o perderem, o que para um lado é mau e por outro é bom...

MMV disse...

Sr. amsf está a fugir à ideologia do seu partido! Socialismo! Socialismo!

Anónimo disse...

P/amsf 25 Set 16.13

Outra ideia luminosa: Uma sociedade de castas fabricadas pelo ensino. Desisto, mano. A minha humilde 4ª classe inclina-se perante tanta sabença e a partir de agora, ficas com o caminho todo.

PS - Se encontrares o Bonaparte dá-lhe um abraço da minha parte

amsf disse...

Caro Anónimo disse...
P/amsf 25 Set 16.13

A ideia não é minha pois é a consequência lógica de como a sociedade humana está organizada.

Lu disse...

Pra ser professor hoje em dia tem que ter além do dom, coragem. E muita!