sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Os queixinhas do PSD-M II

Os senhores deputados do PSD-M, com mentalidade de colonos, que foram fazer queixinhas ao seu idolatrado senhorio, só deles, Presidente da Assembleia da República, deveriam entregar-lhe o recente comunicado assinado pelo dr. Alberto João.
"Na Assembleia Legislativa da Madeira, o bloco comuno-socialista uma vez mais comprovou a sua hostilidade aos direitos, liberdades e garantias do povo madeirense, exibindo o habitual servilismo canino a Lisboa." (...)

As queixinhas dos colonos do PSD-Madeira

PSD-Madeira faz queixa a Jaime Gama.
Três deputados do PSD-M encontram-se hoje com Gama, para falar sobre discriminação.
Uma comitiva de três deputados do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) reúne-se hoje com o presidente da Assembleia da República (AR), Jaime Gama. Tranquada Gomes, Luís Filipe Ramos e Nivalda Gonçalves juntam-se aos três deputados laranja eleitos pela Madeira em São Bento, Hugo Velosa, Guilherme Silva e Correia de Jesus, que também participam no encontro agendado para as 12 horas.
http://www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn04010105311008
-
Os senhores deputados do PSD-M foram agachar-se perante os senhores da metrópole? Foram fazer queixinhas ao senhorio amiguinho deles? São tão fortes, tão arrojados e foram humilhar-se a Lisboa ajoelhando-se perante o Presidente da Assembleia da República?
Será que lhe disseram o que o dr. Alberto diz do Estado? Será que lhe disseram que estão de novo a proferir discursos separatistas? Será que lhe disseram que não aceitam a pluralidade na mesa da Assembleia Legislativa Regional? Será que disseram que consideram que o investimento nos serviços do Estado na Madeira representam o apoio nas forças de repressão, como dizem nos seus discursos?
Os deputados do PSD-M não têm vergonha na cara? E o povo superior como fica?

Táxis

Hoje, no Fórum de Cultura madeirense, uma das conferencistas convidada contara-nos que, ontem à tarde, entrara num táxi e pedira que a levasse ao Hotel Carlton, mas o motorista, surpreendentemente, respondera que não sabia bem onde ficava. É na verdade um episódio banal, numa primeira análise não tem qualquer pertinência, no entanto, se pensarmos um pouco mais, este comportamento pode revelar falta de formação, grave, do senhor motorista ou então estamos na presença de uma tentativa de ludibriar a cliente.
O certo é que o táxi chegou ao seu destino, resta saber quanto tempo levou e quanto é que cobrou.
Estas situações acontecem em todo o mundo, e não são todos iguais, mas há que evitar porque, em primeiro lugar, fica a má imagem dos motoristas de táxi, ainda por cima numa terra de turismo, e depois fica a má imagem da Madeira.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

PJ faz buscas aos Bombeiros de Santana

"Irregularidades de contrato para fornecimento de equipamentos sob investigação.
Três inspectores da Polícia Judiciária (PJ) estiveram, na manhã de ontem, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Santana para recolherem dados junto da secretaria da corporação.

Sobre se a visita às instalações do quartel diz respeito à notícia do negócio da venda de uma ambulância que a Câmara tinha oferecido à corporação, Carlos Farinha negou essa situação.
"Esse artigo não deu origem a essa investigação, mas não posso falar desse assunto". Porém, segundo o DIÁRIO apurou, é provável que a investigação esteja relacionada com uma denúncia anónima dando conta de irregularidades ao nível de um contrato para fornecimento de equipamentos que foi ganho por uma empresa madeirense".
http://www.dnoticias.pt/Default.aspx?file_id=dn04010207301008

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O Turismo cultural e o património


O património edificado "é cada vez mais visto como um recurso para o futuro" devido ao aumento da procura do turismo cultural em Portugal, salientou hoje o director do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).
"O turismo cultural está a ter cada vez mais procura e esta aliança com o património é bem-vinda", observou Elísio Summavielle em declarações à Agência Lusa, a propósito da realização do seminário internacional "Touring and Heritage/Turismo e Património", que irá decorrer sexta-feira e sábado em Tomar.
Promovido pelo Turismo de Portugal, o encontro irá reunir responsáveis portugueses e estrangeiros com ligações ao sector, entre vários governantes da área da cultura e do turismo, autarcas, historiadores, arquitectos e associações de agências de viagens.
"Este seminário é um sinal positivo de uma relação que se está a construir entre o turismo e o património, depois de estarem de costas voltadas durante muitos anos", apontou Elísio Summavielle.
O responsável do IGESPAR destacou que os monumentos constituem "a parte física de um património português mais global muito rico, que inclui as culturas locais, o artesanato, a gastronomia, e os saberes".
Lisboa, 29 Out (Lusa)
Os governantes da Madeira deveriam participar neste encontro e aprenderem como se deve investir na Região sem destruir os bens públicos que são excelentes atractivos para o turismo: o ar puro, as belezas naturais, a cultura, o património, os saberes, etc.

Debate sobre o Orçamento

Ontem, no debate sobre o Orçamento, na RTP-M, o deputado do PS, Carlos Pereira, desmistificou, e muito bem, as queixas do deputado do PSD, Jaime Filipe Ramos, e de todo o PSD-M. Com segurança técnica e perspicácia política conseguiu provar, com argumentos claros, que a estratégia do PSD-M, ao longo dos últimos anos, foi completamente errada.
É deste tipo de programas que a Madeira precisa. É deste tipo de debates que os madeirenses pedem para perceberem quem é que está a enganar quem. É este tipo de orientação editorial que a RTP-M e a RDP devem assumir, isto é, uma programação com debates políticos que esclareçam as populações e que discutam os verdadeiros problemas dos madeirenses.

Alberto João proíbe Hino Nacional em inaugurações

Jardim não gostou de ouvir 'A Portuguesa' em inauguração na Ponta do Sol.
"Equivoco" foi como classificou o presidente do Governo Regional o facto de ter sido entoado o Hino Nacional por ocasião da cerimónia de inauguração do Centro de Apoio Psicopedagógico das Terças.
Alberto João Jardim 'acusou o toque' com que foi recebido ontem na Ponta do Sol e, no discurso da praxe, prontificou-se a esclarecer o sucedido, alegando que "a Lei diz que o Hino Nacional só deve ser tocado ao Chefe de Estado".
Já "ao presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e ao presidente do Governo Regional, toca-se o Hino da Madeira", sentenciou.
-
E quem preferir tocar o Hino Nacional? É mandado prender? É expulso da Madeira? É instaurado um processo disciplinar?
Vamos lá senhores presidentes de Câmara e senhores responsáveis pelas inaugurações ou outros eventos sociais, culturais e políticos a ordem é mandar tocar apenas o hino da Madeira. O dinheirinho vem da República e da UE, mas a música e as bandeirinhas são nossas.
E não há problemas com esta atitude separatista. O Cavaco cala-se, porque tem medo, e o Gama aplaude, porque é amicíssimo!

Banca em crise ganha 3,3 milhões por dia

A crise financeira internacional não impediu a Banca portuguesa de conseguir 914 milhões de euros em lucros, o que dá uma média de 3,3 milhões de euros por dia até Setembro.
Os principais grupos financeiros já apresentaram os resultados do terceiro trimestre de 2008 e o negócio da concessão de crédito, da captação de depósitos e da cobrança de comissões continua a crescer.
-
Qual crise? Nos bancos parece que não há crise! Os cidadãos vivem uma crise sem precedentes. Os orçamentos familiares reduziram ao mínimo, mas os bancos, os principais responsáveis por muitos dos problemas, continuam a sorrir com os volumosos lucros.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR: COMBATE ÀS DIFERENÇAS NO ACESSO À EDUCAÇÃO

Li no blogue do deputado André Escórcio a proposta do PS-M: http://comqueentao.blogspot.com/

"Esta tarde, o Grupo Parlamentar do PS-M entregou, na Assembleia Legislativa da Madeira, um Projecto de Decreto Legislativo Regional sobre a Acção Social Escolar, o qual vem assegurar um conjunto de novos princípios orientadores que tornarão possível a igualdade de oportunidades no acesso à Educação.
A Portaria Regional nº 39/2008, de 11 de Abril, em vigor, que aprova o regulamento da Acção Social Educativa (ASE) e estabelece as regras de comparticipação, não salvaguarda, de uma forma abrangente, essa garantia de igualdade de oportunidades no acesso à Educação, enquanto mecanismo fundamental para gerar justiça social e desenvolvimento.
Neste âmbito, as diferenças de rendimento das famílias têm vindo a traduzir-se em diferenças de oportunidades, que é obrigação do poder público minorar.
Face ao agravamento dos encargos familiares e crescentes bolsas de pobreza, derivada dos altos custos de vida em função da média mensal das receitas, entende o Grupo Parlamentar que compete ao poder público atenuar o quadro social consubstanciado nas carências que estão a entrar na Escola, reflectindo-se nos alunos e no respectivo processo de aprendizagem.
É tomando consciência da realidade social que este projecto se enquadra. É afastada a lógica da caridade e assumida a lógica de um direito onde subsiste o princípio humanista, de sensibilidade e respeito para com todos os que frequentam a escola pública. É, portanto, em função do quadro económico, social e cultural da generalidade das famílias madeirenses, de acordo com os deveres da escola pública, que deve resultar uma acção social escolar que coloque todos num patamar de igualdade.
Esta proposta filia-se nos escalões do abono de família. Isto é, passa a existir uma equivalência entre o abono de família e o escalão de acção social. Quem está no 1º escalão do abono de família também estará no 1º escalão da acção social. A parte burocrática fica reduzida ao mínimo.
A proposta faz uma majoração de 20% e 10%, respectivamente, para o 1º e 2º escalão do abono de família. Todos os integrados no 1º e 2º escalão passam a ter 100% de comparticipação na escolaridade obrigatória. São consideradas as famílias com pessoas portadoras de deficiência e as monoparentais.
Há um novo enquadramento em relação aos transportes escolares e abre-se a possibilidade de bolsas de estudo para alunos do secundário, especializado e profissional.

PSD-M e a revisão constitucional

As prioridades deste Governo regional da Madeira são uma anedota. Uma anedota que, em vez de fazer rir, faz qualquer um chorar! A estratégia é sempre a mesma. A guerrilha permanente é a forma de garantir o poder.
Os madeirenses passam uma grave crise, as famílias vivem em grandes dificuldades até para se alimentarem e a grande medida deste governo do PSD-M é avançar com uma revisão constitucional.
O que interessa a estes PPDs é manter o poder absoluto, o que é importante é assegurar os interesses partidários.
Querem mais poder, querem mais autonomia. Mas para quê se não utilizam a que já têm?
O que eles querem é mais dinheiro para esbanjar, desperdiçar e alimentar os acólitos do poder instalado.

Pyongyang ameaça Coreia do Sul

A Coreia do Norte continua a sua saga de amedrontar o mundo. Hoje mesmo ameaçou reduzir a Coreia do Sul a "escombros", caso Seul não acabe com o que Pyongyang classifica como "política de confrontação".
"As autoridades fantoches devem ter noção de que os nossos ataques preventivos vão reduzir tudo a escombros e não apenas a ferro e fogo". Continuou ameaçando o Exército norte-americano em comunicado, alegando tratar-se de uma “guerra justa” com o objectivo de “construir um Estado independente reunificado".

Pyongyang avisou que o seu exército vai agir de forma "determinada" se a Coreia do Sul prosseguir a sua atitude de confrontação, difundindo panfletos a criticar o regime da Coreia do Norte, alegadamente enviados desde a fronteira, presos a balões, por activistas sul-coreanos.
Era o que nos faltava. Mais uma guerra à escala quase mundial, mas com reflexos mundiais. Mas este é aquele país que um dos partidos portugueses tanto defende, não é?

Skinheads planeavam matar Obama

As autoridades norte-americanas anunciaram que conseguiram desmantelar um plano para assassinar o candidato democrata à presidência dos EUA, Barack Obama.
Segundo a agência Associated Press, o plano estava a ser organizado por um grupo de skinheads, mas a campanha de Obama não comentou a notícia, como aliás seria de esperar.
Lusa.

Novos reforços do Marítimo

O Marítimo já começa a preparar a reabertura do mercado de jogadores em Janeiro. Já chegaram 3 grandes reforços. Um tinha sido dispensado, (ou tinha fugido?), volta à base, os outros dois vêm à experiência. São eles: Ytalo, Danilo e Magno.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Clérigo muçulmano casa com uma menina de 12 anos

Um clérigo muçulmano provocou grande indignação na Indonésia ao casar-se com uma menina de 12 anos de idade.
Pujianto Cahyo Widianto casou-se com a criança na cidade de Semarang, no centro de Java, durante uma cerimónia religiosa não oficial. As informações são de que ele escolheu a noiva de entre um grupo de 20 jovens, antes de seguir para Singapura com a menina e a sua primeira mulher.

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=114787

Tribunal dá 'lição' a advogados

Ora, os senhores advogados da Ordem não conhecem a lei? E os valores da ética, Conhecem?
Li, hoje, no Diário de Notícias que o "Despedimento de funcionária da Ordem dos advogados foi ilícito. "O Conselho Distrital da Madeira da Ordem dos Advogados acaba de perder em todas as instâncias de recurso um processo de despedimento de uma das suas funcionárias. Desta vez, é o Tribunal da Relação a dar uma 'lição' aos próprios advogados, lembrando que o processo é irrecorrível para o Supremo.

Santa Casa da Misericórdia do Fundão

A Santa Casa da Misericórdia do Fundão está a ser investigada por indícios de crimes decorrentes da gestão da instituição, que acumula um passivo de sete milhões de euros, anunciaram hoje os dirigentes.
A comissão administrativa que dirige a Misericórdia há dez meses revelou ter apresentado uma queixa no Ministério Público face à débil situação financeira em que encontrou a instituição e devido a alegadas irregularidades detectadas na anterior gestão, dirigida por Manuel Correia, provedor da Misericórdia entre 1981 e 2007.
Lusa

Rios Negro e Solimões na Amazónia


O encontro de dois grandes rios, Negro e Solimões, na Amazónia, responsáveis por levar humidade a todo o Brasil e por gerar grande parte das chuvas em quase todas as regiões do país, podem secar face às mudanças climáticas globais e à desflorestação. (Nicolas Reynard, Lusa)

domingo, 26 de outubro de 2008

Erros de medicação causam 7000 mortos anualmente

A administração errada de medicamentos aos doentes hospitalizados é responsável pela morte anual de 7000 pessoas, mas apesar de serem evitáveis, "estes erros existirão sempre e sem culpados", graças a um "sistema que falha", disse à Lusa a presidente da Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Hospitalares
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1347542&idCanal=62
-
Como é que esta situação é possível? Quer dizer que um doente internado num Hospital corre o risco de morrer não da doença, mas da cura e por negligência?

Na compra de 1 Diário leve 1 JM de oferta

Hoje, pela manhã, ao comprar o Diário de Notícias, a funcionária do quiosque entregou-me o Diário juntamente com o Jornal da Madeira dizendo que era grátis.
Naturalmente que aceitei. Agora, parece que na compra de um Diário de Notícias recebemos um Jornal de oferta.
Compro um e levo dois. Assim sim. Desta forma garantiremos a viabilidade económica do Jornal da Madeira? Será que foi feito um acordo com o DN? Não me admiraria nada.

sábado, 25 de outubro de 2008

Hidrogénio, uma alternativa para o futuro?


O paradigma energético está a mudar. O pico da produção de petróleo já foi atingido. A partir de agora é urgente encontrar uma alternativa energética fiável e segura, que permita encarar o futuro do planeta com tranquilidade.
O hidrogénio é o melhor posicionado.

Considero que estas investigações estão demasiado atrasadas. Os interesses dos países produtores de petróleo controlaram o mundo e todos os que tentavam encontrar alternativas energéticas.
Os compradores também se deixaram enredar na teia, possivelmente, pagos para não avançarem com muitos estudos. Ninguém é ingénuo e sabemos muito bem as razões deste atraso.

Cristiano Ronaldo - menino mimado?

Ronaldo falha golos e Rooney é vaiado no empate dos Devils.
O Manchester United empatou 1 a 1 com o Everton, neste sábado, fora de casa.
O problema não está no resultado, mas na fraquíssima exibição de Cristiano Ronaldo. O menino mimado não está a produzir o que devia. Exige milhões e milhões de euros de ordenados e outros prémios, mas depois, dentro de campo, é o que se vê.
Já no jogo da Selecção portuguesa foi quase a mesma coisa, pouco jogou e não aceitou bem os assobios.
Eu sou um grande apreciador da beleza do seu futebol, todavia, o Cristiano Ronaldo deve continuar a ser assobiado quando jogar mal e aplaudido quando jogar bem. Nestas coisas de aplaudir ou vaiar, o menino mimado só é diferente dos outros nos ordenados, porque ganha demasiados milhões, no resto, vai ter de ouvir o que os outros ouvem.
Por isso, se não quiser ser criticado pelo público vai ter de jogar mais e melhor.

Prémio Grünenthal DOR

A investigadora portuguesa Leonor Gonçalves, recebeu hoje o Prémio Grünenthal DOR, a primeira vez que o galardão é atribuído em Portugal, pela realização de um estudo que estabelece a relação entre dor crónica e depressão.
A cientista disse à agência Lusa depois de receber o prémio que as conclusões do estudo que realizou mostram que "há uma relação entre a depressão e a dor crónica, há uma alteração no cérebro.
A dor crónica induz alterações no cérebro que conduzem à depressão, na medida em que se regista um aumento de neurónios em zonas do cérebro onde, até ao momento, não se sabia que tinham essa capacidade".
A Fundação Grünenthal tem como finalidade a promoção e apoio de actividades no mundo das Ciências e da Saúde, especialmente as relacionadas com a Dor e a Medicina Paliativa.
Lusa.
O Prémio Grünenthal DOR é um prémio de candidatura anual, criado pela Fundação Grünenthal, destinado a galardoar trabalhos em Língua Portuguesa, da autoria de médicos ou outros profissionais de saúde, sobre temas de investigação básica ou clínica relacionados com a dor.

As infra-estruturas do Marítimo

Em relação às infra-estruturas do Marítimo, o presidente do Nacional disse :
-
«O Governo já gastou dezassete milhões de euros em Santo António, uma diferença na ordem dos sete milhões de euros para a totalidade do investimento no Nacional. O dinheiro foi gasto, mas as camadas jovens do Marítimo não podem disputar jogos naquele espaço e têm que realizar os seus jogos no Campo do Andorinha.
O ginásio foi entregue a uma empresa privada, e existe uma empresa de "catering" que se instalou dentro desse recinto».
«Apresentar um museu de carros antigos, uma sala de troféus, quando a Câmara entregou um edifício para esse efeito, e fazer um piso para entregar ao clube de ténis são situações que nada têm a ver com o clube a que preside».

O Estádio do Marítimo

"O Governo Regional e a Câmara Municipal do Funchal chumbaram o projecto apresentado pelo Marítimo para o Estádio dos Barreiros, mas ainda é possível desbloquear o impasse. Como? Através das empresas que vão formalizar a candidatura à reconstrução da infra-estrutura.
Segundo o programa do concurso, às doze empresas que levantaram o caderno de encargos referente ao concurso público internacional para a empreitada de construção do novo Estádio do Marítimo é facultada a possibilidade de apresentarem projectos... para o projecto, isto é, diferentes propostas daquilo que está previsto no caderno de encargos, desde que não se alterem determinadas obrigações, como o número de lugares sentados (8.800) e as dimensões do terreno de jogo".
http://www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn04011032251008
-
Eu nem sou maritimista, mas esta história do estádio do Marítimo está numa salgalhada? Este é mais um exemplo de falta de planeamento, o desconhecimento do que é uma estratégia e a inexistência de diálogo entre o Governo Regional, o Marítimo e a Câmara. Não sabem o que querem!
Agora serão as empresas concorrentes a apresentar o Projecto? Só mesmo na Madeira. Estas empresas é que sabem o que o Marítimo quer?
Isto para mim já cheira a queimado. Estou curioso para conhecer o nome da empresa que vai ganhar o concurso. Já ouvi umas coisas por aí.

Democrata?

Alberto João, aquele exemplo supremo da democracia, tão apreciado e idolatrado pelo Presidente da Assembleia da República, disse:


"Esta é a política certa. Os meus colegas que são deputados no parlamento regional, sabem muito bem - que nos combinamos todos -, que a oposição pode esbracejar, pode barafustar que nada é aprovado".

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

As selecções de futebol

Ainda hoje, ouvi uma conversa entre dois homens do futebol a dizerem que um dia destes o Cristiano Ronaldo, o Nani e o Ricardo Carvalho vão pedir a nacionalidade britânica e jogar pela Selecção inglesa de futebol.

"Liedson quer ir à Selecção".

Já são vários os protagonistas do futebol que vêm defendendo a convocação de Liedson para a nossa Selecção de futebol. Agora é a vez de Fernando Meira vir com a mesma teoria.
Eu também concordo, mas não só o Lidson, todos os jogadores brasileiros que não têm lugar na Selecção do Brasil. Já agora, convoquem o Polga, o Helton, o Hulk, o Leo, o Marcinho, o Nené, o Douglas, o Sidnei, o Douglas, o Geromel, o Alonso e tantos outros.
Maravilha das maravilhas.

Barack Obama na lotaria

Eleições dos EUA.
Fotografia de Obama é usada para vender lotaria na Colômbia.
Milhares de fotografias de um Barack Obama sorridente num bilhete da lotaria invadiram as ruas de várias cidades na Colômbia, esta semana.
Mesmo estando a milhares de quilómetros de Washington, fotografias do candidato do Partido Democrata à Casa Branca foram usadas para vender bilhetes de uma lotaria na Colômbia.
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Default.aspx
-
Se a moda pega por estes lados, vai ser lindo vai...

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Governo transfere para as autarquias novas competências e verba de 7,8 milhões de euros

O ministro da Agricultura, Jaime Silva, anunciou hoje no final do Conselho de Ministros a transferência para as autarquias de 7,8 milhões de euros no próximo ano. Esta verba destina-se a reforçar as competências em matérias técnicas e de prevenção e defesa da floresta.
Um segundo diploma aprovado hoje visa “agilizar o processo de elaboração dos planos de ordenamento, de gestão e de intervenção de âmbito florestal”.

Franceses lançam 'Le Vin de Merde'

No sul de França, os vitivinicultores produziram um vinho que baptizaram com um palavrão para aumentar as vendas. E por incrível que pareça, a estratégia está a dar certo, esgotaram o stock. Em Languedoc, no sul do país, os vitivinicultores baptizaram a garrafa de ‘Le Vin de Merde’. Apesar do nome, que poderia afastar os clientes, o vinho rosé está a agradar o paladar dos degustadores.
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=114224

Combustíveis mais caros na Madeira

O Governo Regional do PSD continua a não tomar medidas que venham ajudar verdadeiramente os madeirenses. Esta jogada dos combustíveis é apenas mais uma. E o povo é que paga.

"Despacho do GR prevê combustíveis mais caros que no Continente.
A gasolina e gasóleo baixam entre 3 e 2,2 cêntimos, mas ficam mais caros que no continente.
A nova tabela de preços dos combustíveis, aprovada pelo Governo Regional, que entra amanhã em vigor, prevê preços mais elevados aos que se encontram actualmente em vigor ao nível nacional".

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

23 mil famílias já não pagam crédito da casa

Pelo menos 23 mil famílias portuguesas com empréstimos à compra de casa deixaram de ter as contas em dia com a banca. Nos primeiros oito meses do ano o total dos empréstimos hipotecários em falta atingiu os 1,51 mil milhões euros, um aumento (em termos absolutos) de 23,7% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com os dados ontem divulgados pelo Banco de Portugal.
É no crédito ao consumo que se verificam maiores níveis de incumprimento. Até Agosto último, o colapso das famílias com os empréstimos - que significam 4,6% do total dos créditos concedidos, contra os 3,3% em 2007 - aumentou, em termos absolutos, 69,8%, em comparação com o total do mesmo mês do ano passado.

Petróleo no nível mais baixo dos últimos 15 meses

A redução do consumo de combustível está a ofuscar a perspectiva de um corte da produção por parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), na reunião de sexta-feira.

Recessão no Reino Unido

A crise parece que chegou em força também ao Reino Unido. Gordon Brown, o primeiro-ministro britânico, reconhece que o seu país "não deve provavelmente escapar à recessão, devido à crise financeira internacional".

Estádio do Marítimo chumbado?

Já percebi as razões que levaram a Câmara Municipal do Funchal e o Marítimo a esconderem, da opinião pública, o projecto de remodelação dos Barreiros. Enquanto que o projecto da Praia Formosa foi apresentado com pompa e muita circunstância, gastando dinheiro sem necessidade, o do Estádio dos Barreiros tem vindo a ser escondido. Não publicam o projecto!
Segundo o Diário de Notícias, o projecto vai ser chumbado pela Câmara do Funchal. Naturalmente que, se esse for o caminho, o concurso internacional já a decorrer terá de ser anulado e quem o tiver ganho terá direito a uma indemnização. Ou não?
Isto é, mais um exemplo de falta de planeamento. A irresponsabilidade leva a que não exista uma estratégia concertada entre a Câmara, o clube e o Governo. Isto é, mais uns interesses e uns caprichos a satisfazer. Sejam responsáveis.
Há outras prioridades, as famílias madeirenses precisam de medidas políticas concretas que venham ajudar a ultrapassar a crise. Não vivam obcecados em gastar sem controlo nem contenção os dinheiros públicos.

"Câmara vai chumbar Estádio do Marítimo.
PARECER TRADUZ ENTENDIMENTO DO GOVERNO SOBRE A VOLUMETRIA.
O parecer do arquitecto responsável pela apreciação técnica, que deverá sustentar a posição política da Câmara do Funchal é inequívoco: tal como está, o projecto do Estádio do Marítimo não deve ser aprovado.
A Câmara do Funchal ainda não tomou posição. Ou seja, oficialmente o projecto ainda não foi à reunião e como tal não tem um despacho. E fonte da autarquia disse, mesmo, que o mais provável é que a vereação nem venha a apreciá-lo, pois o entendimento é que a partir das declarações públicas do presidente do Governo Regional, a impor alterações, a posição da Câmara do Funchal é de esperar que o Marítimo apresente um novo projecto".

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Medidas sociais do Governo da República do PS

O Governo da República do PS apresenta medidas sociais concretas para ajudar as famílias portuguesas: vai aumentar as deduções de juros da casa no IRS até 50% nos dois primeiros escalões, 20% no terceiro e 10% no quarto escalão.

Revisão Constitucional?

O PSD-Madeira está muito preocupado com a revisão da Constituição, segundo consta, vai mesmo avançar com uma proposta na Assembleia Legislativa da Madeira. Isto é, o PSD-M o que quer é distrair os madeirenses. O PSD-M não apresenta medidas, propostas nem iniciativas com o objectivo de ajudar as famílias madeirenses a superar a crise.
O PSD-M não apresenta medidas que visem a diversificação da economia, que dinamizem o tecido empresarial local.
O PSD-M só conhece as estratégias para ganhar eleições, os interesses que sabe salvaguardar são apenas os do interesse partidário e mais nada. Agora, resolver os problemas dos madeirenses e da Madeira nem uma proposta concreta aceitável.
O PSD-M quer é gastar dinheiro em estradas, túneis, campos de futebol e golfe sem critérios definidos, nem sentido estratégico.
Esquece-se sempre dos problemas das pessoas.

Mais desperdícios do Governo Regional do PSD-Madeira

As grandes prioridades do Governo Regional do PSD é desperdiçar 4,7 milhões de euros para a construção de uma muralha de protecção do novo Campo de Futebol de Câmara de Lobos.
Segundo o DN, o concurso público da obra já tinha custado mais de 7 milhões. Um estádio de futebol, adjudicado, em 2005, por 7,8 milhões. Agora, o muro, que não é do campo, mas por causa do campo, leva mais 4,7 milhões.
A informação foi publicada ontem no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (JORAM) e revela que os encargos orçamentais previstos encontram-se escalonados apenas para 2009, ano em que esse valor deverá ser pago.
Estamos na presença de mais um escândalo. Uma vergonha. As prioridades do Governo Regional do PSD-M são autênticos crimes públicos.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Em 2009, haverá 210 milhões de desempregados no mundo?

"Segundo a Organização Internacional do Trabalho, a crise financeira pode criar mais 20 milhões desempregados em 2009.
A crise financeira global poderá contribuir para criar 20 milhões de novos desempregados no próximo ano por todo o mundo, afirmou hoje Juan Somavia, director-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Segundo as estimativas da OIT, o número de desempregados pode passar de 190 milhões, apurados no ano passado, para 210 milhões no final do ano do próximo ano, afirmou Juan Somavia, em conferência de imprensa.
A população de trabalhadores pobres vivendo com menos de um dólar (0,75 euros) por dia pode aumentar em 40 milhões e a dos que vivem com dois dólares (1,5 euros) por dia em mais de 100 milhões, acrescenta a OIT".
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1346758&idCanal=57

A ser verdade, esta crise mundial irá fazer nascer, a breve tempo, um sentimento de revolta entre as populações, criando as condições para que as democracias de hoje sejam colocadas em causa.

Por isso, torna-se urgente tomar medidas concretas de modo a reduzir o número de desempregados. Os decisores políticos têm de olhar mais para as pessoas, precisam de traçar o futuro com uma visão do mundo assente nos princípios humanistas. É a única solução.

O Governo Regional do PSD não governa. Estão de férias!

Quem prejudica os madeirenses?
Mais uma vez as empresas da Madeira ficam penalizadas pela inoperância do governo do PSD da Madeira. Desta vez são as empresas de restauração: em Lisboa já existe uma linha de crédito específica para este Sector (anunciada pelo governo de Sócrates!?)...Na Madeira ZERO!Afinal, quem prejudica os madeirenses?!
in: http://apontamentossemnome.blogspot.com/

As prioridades do PSD-Madeira e do Governo Regional

As prioridades do PSD-Madeira e do Governo Regional não são os problemas dos madeirenses. As prioridades do PSD-Madeira e do Governo Regional não são os 8600 desempregados, nem a situação difícil em que muitos idosos se encontram, nem os cerca de 55 mil cidadãos que vivem no limiar da pobreza.
A grande prioridade do PSD-Madeira e do Governo Regional foi construir uma praia amarela em Machico que custou ao erário público 3 milhões de euros, para já.

Mais alguns desperdícios dos dinheiros públicos

Mais desperdícios feitos pelo PSD-Madeira e pelo Governo Regional ao serviço dos interesses político-partidários e mais alguns...
4 milhões de euros pagos, por ano, pelo Governo Regional ao Jornal da Madeira.

domingo, 19 de outubro de 2008

Os desperdícios do PSD-Madeira continuam

O PSD-Madeira e o Governo Regional dizem que não existe dinheiro para apostar nas políticas sociais, mas há dinheiro para satisfazer os caprichos dos grandes senhores do poder.
As grandes prioridades deste poder instalado do PSD limitam-se a investir em mais desperdícios e esbanjamento dos dinheiros públicos.
A prioridade é: 5 milhões de euros para gastar no teleférico do Rabaçal.

Os erros do PSD-Madeira

O PSD-Madeira e o Governo Regional são os únicos responsáveis pelo descalabro das contas da Região.
A Via Madeira, a Via Litoral e a Via Expresso representam mais de 3 000 milhões de euros e hipotecaram mais de 30% do Orçamento da RAM por cerca de 25 anos.
As Sociedades de Desenvolvimento estoiraram 600 milhões de euros e vão significar mais de 1 000 milhões de euros de dívidas.

Cristiano Ronaldo e o prémio da mãe

A mãe de Cristiano Ronaldo vai ser distinguida pela Associação de Mulheres Empresárias da Madeira.
Dolores Aveiro recebe o prémio "na área dos resultados humanos comprovados" , segundo a referida Associação, "com a sua maternidade e orientação no percurso do jogador".
E a minha mãe que tanto trabalhou e se sacrificou para que eu conseguisse o meu curso superior. E as mães daqueles milhares de madeirenses que, apesar das suas dificuldades económicas e problemas sociais graves, motivaram os seus filhos a trabalhar, a estudar e a conseguirem tirar os seus cursos superiores, alcançando sucesso na vida pessoal e profissional, apesar de não serem craques do futebol.
Como as pessoas se comportam na vida. A incoerência e a hipocrisia do ser humano é tão frequente que já se torna banal.
A mãe do Ronaldo recebe esse prémio porque é milionária, só por isso e mais nada.
Quantas mães nesta Terra mereciam este prémio, não pela riqueza financeira, não pelos milhões de euros da conta bancária, mas pela dedicação, empenho e sacrifício em prol dos seus filhos.

PSD-Madeira- os traidores da Madeira

O PSD-Madeira e o Governo Regional da Madeira, liderados pelo dr. Alberto João, fizeram a Madeira e os madeirenses perderem 500 milhões de euros da União Europeia.
Para justificarem os milhões e milhões de euros que desperdiçaram e esbanjaram, foram à União Europeia dizer que a Madeira já era uma Região rica.
Estes senhores do PSD-Madeira, que só olham para o seu umbigo, traíram a Madeira e os madeirenses.

Rendimento Social de Inserção (RSI) - Pobreza

"Nas Regiões Autónomas, os Açores continuam a ser das regiões mais afectadas pelo flagelo da pobreza, com um total de 18.482 beneficiários (mais 554) e 5.007 famílias (148).
Na Madeira existiam 7.685 pessoas e 2.652 famílias a beneficiar do RSI no final do primeiro semestre de 2008, o que representa um crescimento de, respectivamente, 535 e 32, em relação há um ano atrás, respectivamente."

Lusa/SOL