domingo, 5 de outubro de 2008

Dia Mundial dos Professores

Mais de 100 países comemoram em cada dia 5 de Outubro o «DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES». É uma oportunidade de, no mesmo dia e no mundo inteiro, se chamar a atenção das opiniões públicas para os desafios e as dificuldades com que os educadores e professores de todo o mundo se confrontam.





Nos últimos anos, um pouco por todo o mundo, temos vindo a assistir a duas tomadas de posição contraditórias: ao mesmo tempo que os governos e os líderes de opinião afirmam a necessidade de educação e ensino de elevada qualidade para todos, os mesmos lideres apontam para o embaratecimento da educação e para a proletarização e a perda de prestígio social e de autonomia profissional dos docentes.
Um pouco por todo o mundo, e muitas vezes por imposição das mais altas organizações internacionais, assistimos à privatização da educação. Tal processo não significa necessariamente a privatização da propriedade das escolas, mas implica a privatização da sua gestão e dos seus processos e relações de trabalho.


Neste «DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES» os docentes estão sujeitos a dois grandes desafios: devem, com o seu trabalho, contribuir para elevar o mais possível o nível de formação e de cultura de toda a população e, ao mesmo tempo, devem ser capazes de fortalecer colectivos capazes de contrariar as políticas que tornam cada vez mais difícil e problemático o cumprimento de tal objectivo profissional e social.http://www.apagina.pt/

1 comentário:

Diana Coronado disse...

Great pictures teacher