quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O Turismo cultural e o património


O património edificado "é cada vez mais visto como um recurso para o futuro" devido ao aumento da procura do turismo cultural em Portugal, salientou hoje o director do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).
"O turismo cultural está a ter cada vez mais procura e esta aliança com o património é bem-vinda", observou Elísio Summavielle em declarações à Agência Lusa, a propósito da realização do seminário internacional "Touring and Heritage/Turismo e Património", que irá decorrer sexta-feira e sábado em Tomar.
Promovido pelo Turismo de Portugal, o encontro irá reunir responsáveis portugueses e estrangeiros com ligações ao sector, entre vários governantes da área da cultura e do turismo, autarcas, historiadores, arquitectos e associações de agências de viagens.
"Este seminário é um sinal positivo de uma relação que se está a construir entre o turismo e o património, depois de estarem de costas voltadas durante muitos anos", apontou Elísio Summavielle.
O responsável do IGESPAR destacou que os monumentos constituem "a parte física de um património português mais global muito rico, que inclui as culturas locais, o artesanato, a gastronomia, e os saberes".
Lisboa, 29 Out (Lusa)
Os governantes da Madeira deveriam participar neste encontro e aprenderem como se deve investir na Região sem destruir os bens públicos que são excelentes atractivos para o turismo: o ar puro, as belezas naturais, a cultura, o património, os saberes, etc.

2 comentários:

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

Que restrições se verificam ao exercício da actividade de radiodifusão?
A actividade de radiodifusão não pode ser exercida ou financiada por partidos ou associações políticas, autarquias locais, organizações sindicais, patronais ou profissionais, directa ou indirectamente através de entidades em que detenham capital ou por si subsidiadas.

Há várias rádios na Madeira que, para além de prestarem um péssimo serviço aos ouvintes, só servem para sugar dinheiro do erário público descaradamente ou de forma camuflada. Pior ainda é que quase nunca dão cobertura a algo feito pela oposição, nem querem saber de debates políticos locais, etc etc... PORQUÊ É QUE O PS-M AINDA NÃO OLHOU PARA ISTO NA MADEIRA??

Ailime disse...

Tudo o que seja feito para preservar as belezas naturais e o património nacional é de louvar!
Quem viaje pelo país pode aperceber-se do muito que há a fazer!
É uma dor de alma ver mosteiros, castelos e outros monumentos grandiosos de tal forma deteriorados, que se não verificarem intervenções a curto prazo, pode ser desastroso.
Pobre país e pobres de nós que vamos assistindo a isto tudo sem nada poder fazer.
Bem-haja por denunciar estes factos.